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Criando Materiais de Vidro

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    Tutorial Criando Materiais de Vidro

    Modelagem --------------------------------------------------------

    Vamos começar. Vou usar como exemplo uma taça (porque taças são de vidros). Se você quer usar uma taça também mas não sabe como fazer pode der uma olhada [ame="http://www.youtube.com/watch?v=xrHnBhluwJc"]neste vídeo tutorial[/ame] de Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar.... A minha cena está assim:



    Repare que eu usei uma imagem de fundo. Ela ajudará a pecebar o efeito do vidro. Se você quiser pode baixá-la Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar....



    Materiais --------------------------------------------------------

    Existem várias formas de se fazer vidro, várias configurações diferentes. Nós faremos a configuração semelhante a Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar.... Selecione o objeto que você deseja aplicar uma material de vidro. Vá até o painel Shading (F5) e no menu Material Buttons adicione um novo material clicando em Add New.



    Na aba Mirror Transp clique no botão Ray Transp para adicionar transparência ao material.



    Por enquanto o material continua igual pois é preciso regular alguns valores. O IOR definirá a refração do material. Quanto maior o valor maior será a distorção causada pelo vidro. O Fresnel e o Fac regulam a transparenciazinha do material.

    O Depth a profundidade da transparência. Por exemplo: se eu tenho 4 objeto de vidro um uma linha reta, para poder visualizar os 3 será preciso que o Depth seja 3 ou maior que 3. E cuidado com este valor: ele não funciona por objeto, mas sim por superfícies. Uma esfera por exemplo, se ela for transparente será possível ver 2 lados.

    Pode parecer um pouco complicado, então para não ter problemas vamos deixar o Depth num valor alto, 7 por exemplo. Regule o IOR, Fresnel e o Fac como na imagem abaixo.



    Vamos regular agora o specular do material. Vá até a aba Shaders e regule os valores assim: Spec: 1.330; Hard: 475 e ative a opção TraShadow.



    A transparência e o specular já estão prontos. Para deixar o material mais realista podemos adicionar um pouco de reflexão. Para configurar o reflexo volte para a aba Mirror Transp e ative o botão Ray Mirror (você pode ver mais sobre isso neste tutorial). Regule então os valores de RayMir e Fresnel como na imagem abaixo.



    Se você renderizar a imagem perceberá que as sombras, apesar da transparência, ainda são solidas. Para deixar as sombras com o efeito da transparência é preciso fazer uma mudança no material do objeto que receberá a sombras (no nosso caso é o plano). Selecione-o e, na aba Shaders, ative a opção TraShadow.



    Repare nas sombras, agora elas estão mais “corretas”, mas continuam estranhas e com erros.



    Iluminação --------------------------------------------------------

    Vamos agora para a iluminação. Selecione sua lâmpada (se não tiver adicione uma) e mude de Lamp para Spot. Vá até o painel Shadin (F5) e no menu Lamp Buttons configure a lâmpada assim:



    Isso fará com que as sombras, além de respeitarem a transparência, fiquem suaves.

    Para melhorar o aspecto geral da cena podemos usar AO (Ambient Occlusion). Ainda no painel Shading (F5), vá até o menu World Buttons e encontre a aba Amb Occ. Nela, ative o botão Ambient Occlusion para acionar o AO e mude o método de Raytrace para Approximate. Não há necessidade de configurar mais nada.



    O Ambient Occlusion deixará as sombras mais claras, assim como o resto da cena.



    Para fazer está cena final eu apenas mudei o fundo e fiz um chão com reflexão desfocada. Você pode ver um tutorial sobre reflexões nesta página.



    Todo o tutorial foi feito pelo pessoal do blendertotal que merece os parabéns. Repassado por Kauz.
    Last edited by bolinhaxp; 27-02-2010, 11:01.
    sigpic

    Os melhores...
    Lord Beni-Aretz,Mtz,Jumper,#Expl0it,Maghost,Hunter,Bebo.Net, red_star,Capiroto,Ŀεŋαмστε

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    #2
    Vlw muito bom parabens de vdd

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      #3
      Ajudou pra caramba cara valeu meesmo ! ^^
      Dj Alfafa

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        #4
        É bom saber que andas a evoluir Kauz =)
        Abraço
        -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
        ------------------------ My knowledge ___ Your Weakness ---------------------


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          #5
          Muito realista.

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            #6
            Muito bom ! Parabens.

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            Working...
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