Esse Foi o melhor Post sobre Engenharia Social que eu Li , recomendo muito!
Quando as pessoas se sentem culpadas por algum motivo, são mais
propensas a ajudar. Isso não deixa de ser verdade no meio da Engenharia
Social. Inflita culpa em alguém e faça essa pessoa lhe ajudar no que você
quiser. Dentro de uma empresa, os funcionários mais vulneráveis a essa
emoção são os novatos, que estão querendo mostrar serviço. A história a
seguir demonstra um exemplo.
Fonte : Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
"Os Pequenos Detalhes , São os mais Importantes"
METODOS!
Por e-mail ou carta:
O engenheiro envia um e-mail ou carta para
seu alvo contendo informações que ele quer. Pode ser pedindo um
documento importante ou fingindo ser do Centro de Processamento de
Dados e requerendo uma mudança de senha. De qualquer maneira,
seja a correspondência eletrônica ou real, quase sempre ela fica
perfeita. Com o logotipo da empresa, marca d’água e e-mail de
origem parecendo que vem mesmo da empresa. Tudo para gerar
confiança.
Pessoalmente:
É o método mais arriscado, mas também o mais
eficiente. O engenheiro arruma um bom terno, um relógio com
aparência de caro e uma maleta com um notebook. Pode se passar
por um cliente, por um funcionário ou mesmo parceiro de negócios.
As possibilidades são infinitas, já que as pessoas tendem a confiar
mais em alguém muito bem vestido. Outra coisa que eles tendem a
fazer pessoalmente: revirar o lixo de uma empresa em busca de
informações importantes, como listas de empregados ou qualquer
outra coisa que beneficie a Engenharia Social.
Pelo telefone:
: O engenheiro se passa por alguém importante, finge
precisar de ajuda ou mesmo se oferece para ajudar. O interesse dele
é mexer com o sentimento das pessoas, fazendo com que elas
acabem entregando o que ele deseja sem, muitas vezes, nem
saberem disso.
O engenheiro envia um e-mail ou carta para
seu alvo contendo informações que ele quer. Pode ser pedindo um
documento importante ou fingindo ser do Centro de Processamento de
Dados e requerendo uma mudança de senha. De qualquer maneira,
seja a correspondência eletrônica ou real, quase sempre ela fica
perfeita. Com o logotipo da empresa, marca d’água e e-mail de
origem parecendo que vem mesmo da empresa. Tudo para gerar
confiança.
Pessoalmente:
É o método mais arriscado, mas também o mais
eficiente. O engenheiro arruma um bom terno, um relógio com
aparência de caro e uma maleta com um notebook. Pode se passar
por um cliente, por um funcionário ou mesmo parceiro de negócios.
As possibilidades são infinitas, já que as pessoas tendem a confiar
mais em alguém muito bem vestido. Outra coisa que eles tendem a
fazer pessoalmente: revirar o lixo de uma empresa em busca de
informações importantes, como listas de empregados ou qualquer
outra coisa que beneficie a Engenharia Social.
Pelo telefone:
: O engenheiro se passa por alguém importante, finge
precisar de ajuda ou mesmo se oferece para ajudar. O interesse dele
é mexer com o sentimento das pessoas, fazendo com que elas
acabem entregando o que ele deseja sem, muitas vezes, nem
saberem disso.
Manipulando os Sentimentos:
Como já deve ter dado para perceber, o forte do Engenheiro Social é
manipular os sentimentos das pessoas, levando-as a fazerem o que ele
quer. Vamos dar uma olhada nos casos mais comuns de manipulação, que
são: Curiosidade, Confiança, Simpatia, Culpa e Medo.
Muitos dizem que a curiosidade é a mãe do conhecimento. Sabendo
disso, o engenheiro social vai tentar atiçar de todas as maneiras a
curiosidade dos empregados da empresa-alvo. Existem várias técnicas para
se fazer isso, desde o envio de um falso cartão por e-mail (o que é
geralmente barrado antes de chegar nos funcionários) até técnicas que
parecem absurdas à primeira vista, mas que funcionam. Veja o exemplo a
seguir:
manipular os sentimentos das pessoas, levando-as a fazerem o que ele
quer. Vamos dar uma olhada nos casos mais comuns de manipulação, que
são: Curiosidade, Confiança, Simpatia, Culpa e Medo.
Curiosidade:
Muitos dizem que a curiosidade é a mãe do conhecimento. Sabendo
disso, o engenheiro social vai tentar atiçar de todas as maneiras a
curiosidade dos empregados da empresa-alvo. Existem várias técnicas para
se fazer isso, desde o envio de um falso cartão por e-mail (o que é
geralmente barrado antes de chegar nos funcionários) até técnicas que
parecem absurdas à primeira vista, mas que funcionam. Veja o exemplo a
seguir:
Daniel Lopes é um mentiroso nato. Mestre na arte de enganar, ganha a
vida como espião industrial e comercial. A pessoa que o contratou lhe
forneceu mais um serviço importante: ele teria que conseguir roubar o
banco de dados com informações de clientes de uma grande empresa
alimentícia. Infelizmente nessa empresa ele não conhecia ninguém que
facilitasse o acesso e tentou fazer uma ligação para a atendente, mas não
conseguiu fornecer bons argumentos para que ela digitasse alguns
comandos no seu computador. Com medo de que ela desconfiasse, Daniel
agradeceu e desligou.
Como ele faria então? Teve uma idéia. Vestiu-se com um belo terno e se
apresentou à segurança como um investidor internacional da empresa,
citando nomes de várias pessoas que trabalhavam lá dentro. Claro, ele
pesquisou as pessoas que estariam de férias na ocasião e as citou. Após ter
a entrada liberada, ele dirigiu-se para o elevador mais movimentado da
empresa. Subiu com ele para o último andar. Depois de todos deixarem o
elevador, Daniel tirou cuidadosamente um CD de seu bolso e colocou no
piso do elevador. Na capa do CD estava escrito “Fotos Comprometedoras –
Não abrir”. Despistadamente, então, ele deixou o prédio e foi checar o seu
notebook com conexão à rádio. Meia hora depois, ele conseguiu um acesso
para dentro da empresa. Isso porque alguém não agüentou de curiosidade
e abriu o conteúdo do CD no seu computador da empresa.
Em outro trabalho parecido, a segurança não deixou Daniel passar. Ele
pensou, então, em outro método. Ouviu pessoas da empresa comentando
que todas as sextas-feiras o seu computador reiniciava sozinho. Daniel
deduziu que isso se dava devido à instalação de patchs de segurança
naquelas máquinas e bolou um plano. Como a atualização era feita só uma
vez por semana, ele aguardou uma falha grave no navegador Internet
Explorer ser divulgada em um sábado ou domingo. Não deu outra, leu
sobre uma falha que havia acabado de sair, permitindo que se executasse
softwares locais na máquina através do navegador sem que o usuário
percebesse.
Daniel, então, fez algo inédito. Pagou 800 reais para colocar um
outdoor
,
bem em frente à empresa, com as palavras: “Compre seu celular de última
geração de modo fácil: entregue seu aparelho antigo e, com mais um real,
escolha aquele que você quiser ter – Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar.... Esse site,
claro, estava preparado com a falha descoberta. O outdoor foi colocado na
terça-feira à tarde. Até sexta-feira, Daniel já havia tido acesso a vinte
computadores.
vida como espião industrial e comercial. A pessoa que o contratou lhe
forneceu mais um serviço importante: ele teria que conseguir roubar o
banco de dados com informações de clientes de uma grande empresa
alimentícia. Infelizmente nessa empresa ele não conhecia ninguém que
facilitasse o acesso e tentou fazer uma ligação para a atendente, mas não
conseguiu fornecer bons argumentos para que ela digitasse alguns
comandos no seu computador. Com medo de que ela desconfiasse, Daniel
agradeceu e desligou.
Como ele faria então? Teve uma idéia. Vestiu-se com um belo terno e se
apresentou à segurança como um investidor internacional da empresa,
citando nomes de várias pessoas que trabalhavam lá dentro. Claro, ele
pesquisou as pessoas que estariam de férias na ocasião e as citou. Após ter
a entrada liberada, ele dirigiu-se para o elevador mais movimentado da
empresa. Subiu com ele para o último andar. Depois de todos deixarem o
elevador, Daniel tirou cuidadosamente um CD de seu bolso e colocou no
piso do elevador. Na capa do CD estava escrito “Fotos Comprometedoras –
Não abrir”. Despistadamente, então, ele deixou o prédio e foi checar o seu
notebook com conexão à rádio. Meia hora depois, ele conseguiu um acesso
para dentro da empresa. Isso porque alguém não agüentou de curiosidade
e abriu o conteúdo do CD no seu computador da empresa.
Em outro trabalho parecido, a segurança não deixou Daniel passar. Ele
pensou, então, em outro método. Ouviu pessoas da empresa comentando
que todas as sextas-feiras o seu computador reiniciava sozinho. Daniel
deduziu que isso se dava devido à instalação de patchs de segurança
naquelas máquinas e bolou um plano. Como a atualização era feita só uma
vez por semana, ele aguardou uma falha grave no navegador Internet
Explorer ser divulgada em um sábado ou domingo. Não deu outra, leu
sobre uma falha que havia acabado de sair, permitindo que se executasse
softwares locais na máquina através do navegador sem que o usuário
percebesse.
Daniel, então, fez algo inédito. Pagou 800 reais para colocar um
outdoor
,
bem em frente à empresa, com as palavras: “Compre seu celular de última
geração de modo fácil: entregue seu aparelho antigo e, com mais um real,
escolha aquele que você quiser ter – Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar.... Esse site,
claro, estava preparado com a falha descoberta. O outdoor foi colocado na
terça-feira à tarde. Até sexta-feira, Daniel já havia tido acesso a vinte
computadores.
Confiança:
A confiança também é um fator muito manipulado pelos engenheiros
sociais. Ela pode ser gerada de várias maneiras: você pode se passar por
um funcionário de outra filial, citar procedimentos técnicos do manual da
empresa ou, simplesmente, oferecer-se para ajudar com algum problema.
Outra coisa comum é você receber um e-mail com o endereço de origem de
um amigo ou colega de trabalho e esse e-mail vir com um anexo. Sempre
passe o antivírus antes. Isso porque e-mails podem facilmente ser forjados,
tome muito cuidado, pois é uma das maiores formas de Engenharia Social.
No geral, todos esses fatores fazem com que a sua “resistência” a entregar
informações fique mais fraca. Um exemplo a seguir:
sociais. Ela pode ser gerada de várias maneiras: você pode se passar por
um funcionário de outra filial, citar procedimentos técnicos do manual da
empresa ou, simplesmente, oferecer-se para ajudar com algum problema.
Outra coisa comum é você receber um e-mail com o endereço de origem de
um amigo ou colega de trabalho e esse e-mail vir com um anexo. Sempre
passe o antivírus antes. Isso porque e-mails podem facilmente ser forjados,
tome muito cuidado, pois é uma das maiores formas de Engenharia Social.
No geral, todos esses fatores fazem com que a sua “resistência” a entregar
informações fique mais fraca. Um exemplo a seguir:
Riiiing Riiing (Telefone tocando)
Paulo
– Alô?
Melissa
– Senhor Paulo? Aqui quem fala é a Melissa, operadora da
VisaNet. Gostaria de avisar que a sua mudança de endereço já foi
efetuada. Mais alguma coisa que o senhor deseja conosco?
Paulo
– Mudança de endereço? Eu não requisitei nenhuma mudança...
Melissa
– Senhor, nos nossos registros, consta um pedido feito anteontem
à tarde, logo depois de efetuar a compra das passagens de avião da
empresa Varig.
Paulo
– Hei, garota, eu não comprei passagem nenhuma... tem alguém
usando meu número indevidamente!
(gritando ao telefone)
Melissa
– Vou olhar isso agora para o Senhor. Posso cancelar esses
pedidos daqui, só preciso confirmar alguns dados. O número do cartão
mais o dígito identificador.
Paulo disse o número do cartão. Melissa pediu mais informações.
Melissa
– Qual é a data de vencimento? E o seu nome completo, como
está escrito no cartão?
Por um momento, Paulo desconfiou. Melissa percebeu e imediatamente
disse:
Melissa
– Senhor, esse é um procedimento padrão. Eu possuo todos os
seus dados aqui, a checagem é apenas para lhe fornecer uma segurança.
Afinal, qualquer pessoa poderia tentar se passar por você. Para lhe
comprovar, seu nome completo é Paulo Azevedo Braga.
Paulo
– Tudo bem (
respirando aliviado
). A minha data de vencimento é
08/2007.
Melissa
– Ok. Tudo verificado. Estarei entrando em contato com o senhor
logo que cancelar o pedido das passagens e a mudança de endereço.
Paulo ficou muito satisfeito pelo atendimento rápido e dedicado daquela
pessoa. Só percebeu que havia caído em um golpe quando viu o seu
extrato do cartão de crédito. Havia contas absurdas.
Paulo
– Alô?
Melissa
– Senhor Paulo? Aqui quem fala é a Melissa, operadora da
VisaNet. Gostaria de avisar que a sua mudança de endereço já foi
efetuada. Mais alguma coisa que o senhor deseja conosco?
Paulo
– Mudança de endereço? Eu não requisitei nenhuma mudança...
Melissa
– Senhor, nos nossos registros, consta um pedido feito anteontem
à tarde, logo depois de efetuar a compra das passagens de avião da
empresa Varig.
Paulo
– Hei, garota, eu não comprei passagem nenhuma... tem alguém
usando meu número indevidamente!
(gritando ao telefone)
Melissa
– Vou olhar isso agora para o Senhor. Posso cancelar esses
pedidos daqui, só preciso confirmar alguns dados. O número do cartão
mais o dígito identificador.
Paulo disse o número do cartão. Melissa pediu mais informações.
Melissa
– Qual é a data de vencimento? E o seu nome completo, como
está escrito no cartão?
Por um momento, Paulo desconfiou. Melissa percebeu e imediatamente
disse:
Melissa
– Senhor, esse é um procedimento padrão. Eu possuo todos os
seus dados aqui, a checagem é apenas para lhe fornecer uma segurança.
Afinal, qualquer pessoa poderia tentar se passar por você. Para lhe
comprovar, seu nome completo é Paulo Azevedo Braga.
Paulo
– Tudo bem (
respirando aliviado
). A minha data de vencimento é
08/2007.
Melissa
– Ok. Tudo verificado. Estarei entrando em contato com o senhor
logo que cancelar o pedido das passagens e a mudança de endereço.
Paulo ficou muito satisfeito pelo atendimento rápido e dedicado daquela
pessoa. Só percebeu que havia caído em um golpe quando viu o seu
extrato do cartão de crédito. Havia contas absurdas.
Simpatia:
Outro grande modo de manipulação. O melhor exemplo de simpatia é no
caso das mulheres. É muito mais fácil um “mulherão” conseguir ser bem
sucedida na Engenharia Social com os seguranças de uma empresa do que
um homem. Isso vale para telefone também, afinal, se a pessoa que fala
com você tem uma voz doce e meiga, inconscientemente você acaba
descartando a possibilidade daquela pessoa tentar “lhe passar a perna”. Na
seqüência, você vê um exemplo:
Outro grande modo de manipulação. O melhor exemplo de simpatia é no
caso das mulheres. É muito mais fácil um “mulherão” conseguir ser bem
sucedida na Engenharia Social com os seguranças de uma empresa do que
um homem. Isso vale para telefone também, afinal, se a pessoa que fala
com você tem uma voz doce e meiga, inconscientemente você acaba
descartando a possibilidade daquela pessoa tentar “lhe passar a perna”. Na
seqüência, você vê um exemplo:
Jane Soares é uma detetive particular, especializada em descobrir “puladas
extraconjugais”. Uma de suas clientes tinha certeza de que o marido a
estava traindo e pediu à Jane que investigasse. A única dica que ela tinha
era um telefone estranho que sua cliente havia visto no celular do esposo
enquanto este tomava banho. Jane acreditava que esse telefone, que era
um número fixo, poderia ser da residência da “outra”. Ela teria então que
conseguir um método de descobrir o endereço por trás do número.
Após pensar um pouco, ela ligou para a companhia telefônica:
-
TeleRio, em que posso ajudar?
– perguntou um atendente que, pela voz,
parecia ser um homem com seus vinte e poucos anos.
-
Oi, aqui é do suporte técnico AX44, estamos com um problema grave. A
chuva derrubou um poste e comprometeu grande parte da fiação da região
na qual estou. Já tentei ligar para o Centro de Ajuda aos Técnicos, mas
parece que está superlotado. Parece que não foi só aqui que andou caindo
a energia. Você poderia me ajudar, por favor?
– Jane reforçou a última
frase com um tom bem sensual na voz.
-
O que gostaria que eu fizesse?
-
Bom, estou com uma lista de telefones aqui para serem religados após eu
arrumar a fiação. Mas, nessa chuva toda, eu acabei perdendo o endereço
de um dos números. A droga do papel molhou e eu não consigo ler nada.
Mas que droga! Bem que eu queria estar em casa debaixo das cobertas
agora.
O operador riu. Respondeu que também já teve dias difíceis no trabalho, e
disse ainda:
-
Acho que não tem problema em ajudar uma colega em apuros. Qual o
número?
-
38271998.
-
Só um minuto. Sim, aqui está: Rua Hugo Santos, 90, apartamento 205,
Santa Mônica.
-
Oh! Que ótimo! Estou aqui perto já. Muito obrigada, amorzinho, você foi
muito prestativo. Precisando de algo, é só falar comigo...
– completou
Jane.
-
Sem problemas...
– respondeu o operador sem perceber a trapaça e
achando muito bom ter ajudado uma colega com problemas, especialmente
uma com a voz tão bonita.
extraconjugais”. Uma de suas clientes tinha certeza de que o marido a
estava traindo e pediu à Jane que investigasse. A única dica que ela tinha
era um telefone estranho que sua cliente havia visto no celular do esposo
enquanto este tomava banho. Jane acreditava que esse telefone, que era
um número fixo, poderia ser da residência da “outra”. Ela teria então que
conseguir um método de descobrir o endereço por trás do número.
Após pensar um pouco, ela ligou para a companhia telefônica:
-
TeleRio, em que posso ajudar?
– perguntou um atendente que, pela voz,
parecia ser um homem com seus vinte e poucos anos.
-
Oi, aqui é do suporte técnico AX44, estamos com um problema grave. A
chuva derrubou um poste e comprometeu grande parte da fiação da região
na qual estou. Já tentei ligar para o Centro de Ajuda aos Técnicos, mas
parece que está superlotado. Parece que não foi só aqui que andou caindo
a energia. Você poderia me ajudar, por favor?
– Jane reforçou a última
frase com um tom bem sensual na voz.
-
O que gostaria que eu fizesse?
-
Bom, estou com uma lista de telefones aqui para serem religados após eu
arrumar a fiação. Mas, nessa chuva toda, eu acabei perdendo o endereço
de um dos números. A droga do papel molhou e eu não consigo ler nada.
Mas que droga! Bem que eu queria estar em casa debaixo das cobertas
agora.
O operador riu. Respondeu que também já teve dias difíceis no trabalho, e
disse ainda:
-
Acho que não tem problema em ajudar uma colega em apuros. Qual o
número?
-
38271998.
-
Só um minuto. Sim, aqui está: Rua Hugo Santos, 90, apartamento 205,
Santa Mônica.
-
Oh! Que ótimo! Estou aqui perto já. Muito obrigada, amorzinho, você foi
muito prestativo. Precisando de algo, é só falar comigo...
– completou
Jane.
-
Sem problemas...
– respondeu o operador sem perceber a trapaça e
achando muito bom ter ajudado uma colega com problemas, especialmente
uma com a voz tão bonita.
Culpa:
Quando as pessoas se sentem culpadas por algum motivo, são mais
propensas a ajudar. Isso não deixa de ser verdade no meio da Engenharia
Social. Inflita culpa em alguém e faça essa pessoa lhe ajudar no que você
quiser. Dentro de uma empresa, os funcionários mais vulneráveis a essa
emoção são os novatos, que estão querendo mostrar serviço. A história a
seguir demonstra um exemplo.
Rodolfo já estava atuando há quase duas semanas como estagiário naquela
grande empresa. Apesar de sua especialidade ser administração pura,
colocaram-no a maior parte do tempo para fazer digitação, planilhas e
consultas no banco de dados da rede. Ele teve certa dificuldade, afinal, é
péssimo em lidar com computadores. Mas as pessoas foram legais e
acabaram ajudando-o.
Um dia ele recebeu um telefonema estranho. A pessoa identificou-se como
sendo do CPD da empresa, que ficava em um prédio diferente do de
Rodolfo.
-
Alô, quem fala?
-
É Rodolfo Rosa, quem fala?
-
Aqui é o Hugo do CPD da YSxL
(nome da empresa).
Rapaz, o que você
andou aprontando por aí?
O estagiário novato começou a suar frio com aquele tom de voz.
-
Como assim?
-
Ora, um vírus que está partindo do seu computador infectou grande parte
dos nossos sistemas aqui. Isso pode ser um grande problema para você...
*Glup* Rodolfo engoliu seco. Mesmo não sabendo como aquele vírus foi
sair do sistema dele, sentiu-se culpado por criar problemas.
-
O que eu posso fazer para arrumar?
– perguntou.
-
Daí não pode fazer nada, seu acesso é restrito. Vou quebrar o seu galho.
Faz o seguinte: como não posso ir aí, pois nossos prédios são bem
distantes, posso arrumar o seu computador através da rede. Para isso,
preciso do seu usuário e senha de acesso.
*Ooops... * – pensou Rodolfo. Por que justamente o administrador
precisaria da minha senha?
Mas, antes que ele dissesse alguma coisa, a pessoa no telefone continuou:
-
Claro que eu poderia procurar a sua senha aqui no sistema, mas isso vai
demorar um pouco e o vírus pode causar ainda mais estragos nesse
tempo. O que você prefere?
-
Tudo bem, então
– respondeu Rodolfo.
Meu nome de usuário é rodorosa
e minha senha é bsb2281.
-
Ok, está anotado. Escuta, preciso que você faça o logoff da sua máquina
por uns dez minutos. Logo que eu acabar de remover o vírus, eu te ligo
para você entrar de novo.
-
Estarei aguardando.
Até hoje ele aguarda pela ligação. Foi mandado embora pouco tempo depois.
grande empresa. Apesar de sua especialidade ser administração pura,
colocaram-no a maior parte do tempo para fazer digitação, planilhas e
consultas no banco de dados da rede. Ele teve certa dificuldade, afinal, é
péssimo em lidar com computadores. Mas as pessoas foram legais e
acabaram ajudando-o.
Um dia ele recebeu um telefonema estranho. A pessoa identificou-se como
sendo do CPD da empresa, que ficava em um prédio diferente do de
Rodolfo.
-
Alô, quem fala?
-
É Rodolfo Rosa, quem fala?
-
Aqui é o Hugo do CPD da YSxL
(nome da empresa).
Rapaz, o que você
andou aprontando por aí?
O estagiário novato começou a suar frio com aquele tom de voz.
-
Como assim?
-
Ora, um vírus que está partindo do seu computador infectou grande parte
dos nossos sistemas aqui. Isso pode ser um grande problema para você...
*Glup* Rodolfo engoliu seco. Mesmo não sabendo como aquele vírus foi
sair do sistema dele, sentiu-se culpado por criar problemas.
-
O que eu posso fazer para arrumar?
– perguntou.
-
Daí não pode fazer nada, seu acesso é restrito. Vou quebrar o seu galho.
Faz o seguinte: como não posso ir aí, pois nossos prédios são bem
distantes, posso arrumar o seu computador através da rede. Para isso,
preciso do seu usuário e senha de acesso.
*Ooops... * – pensou Rodolfo. Por que justamente o administrador
precisaria da minha senha?
Mas, antes que ele dissesse alguma coisa, a pessoa no telefone continuou:
-
Claro que eu poderia procurar a sua senha aqui no sistema, mas isso vai
demorar um pouco e o vírus pode causar ainda mais estragos nesse
tempo. O que você prefere?
-
Tudo bem, então
– respondeu Rodolfo.
Meu nome de usuário é rodorosa
e minha senha é bsb2281.
-
Ok, está anotado. Escuta, preciso que você faça o logoff da sua máquina
por uns dez minutos. Logo que eu acabar de remover o vírus, eu te ligo
para você entrar de novo.
-
Estarei aguardando.
Até hoje ele aguarda pela ligação. Foi mandado embora pouco tempo depois.
Medo:
A manipulação do medo é uma das mais poderosas, pois tende a obter
resultados muito rápidos. Isso porque ninguém consegue agüentar a
pressão por muito tempo e acaba entregando as informações rapidamente.
Geralmente, as “ameaças” parecem vir de pessoas com uma hierarquia bem
maior que a do alvo dentro da empresa. Afinal, se um colega lhe ordenasse
alguma coisa, você riria dele. Mas, e o vice-presidente da empresa?
Exemplo a seguir:
resultados muito rápidos. Isso porque ninguém consegue agüentar a
pressão por muito tempo e acaba entregando as informações rapidamente.
Geralmente, as “ameaças” parecem vir de pessoas com uma hierarquia bem
maior que a do alvo dentro da empresa. Afinal, se um colega lhe ordenasse
alguma coisa, você riria dele. Mas, e o vice-presidente da empresa?
Exemplo a seguir:
A ReRodrigues é uma empresa especializada em gerar relatórios para os
executivos de empresas maiores, fundada por Rodrigo da Costa. Muitas
empresas grandes terceirizam esse serviço com eles, o que acaba fazendo
com que muitas informações preciosas dessas empresas passem pela
ReRodrigues. Claro, eles possuem um contrato de confidencialidade entre
si.
Em um sábado pela manhã, Rodrigo recebeu uma ligação do seu maior
cliente, um grande laboratório farmacêutico. Era uma mulher, com uma
voz um pouco rouca.
-
ReRodrigues, no que posso ajudar?
-
Olá, aqui é do gabinete do vice-presidente da Duveh, sou Talita, sua
secretária.
Era a primeira vez que Rodrigo recebia uma ligação do alto-escalão da
empresa. Continuou:
-
Sim, do que você precisa?
A mulher mudou o tom de voz para um mais cínico.
-
Bom, sabe o que é? O relatório de hoje de vocês simplesmente não
chegou.
-
Relatório? Mas não foi requerido nenhum para hoje.
-
Como não? Eu mesma havia feito o pedido do relatório via e-mail. Era
para ser entregue hoje.
-
Não recebi nenhum e-mail.
-
Olha
– suspirou a secretária –
se vocês estão com problemas aí e não
receberam meu e-mail não é da minha conta. Só sei que preciso desse
relatório aqui o mais rápido possível ou cabeças irão rolar, inclusive as
nossas.
-
Não dá pra fazer isso rápido assim, temos um protocolo e...
-
Faz o seguinte, vou te passar para o vice-presidente. Ele não é tão
tolerante quanto eu.
Rodrigo sentiu um frio na espinha.
-
Olha, moça, me manda o tipo de relatório que te passo.
-
Para adiantar, me manda por e-mail o relatório. Eu imprimo aqui.
Coloque todas as transações comerciais realizadas no último mês, com os
nomes e contatos dos clientes. Meu e-mail é
vicepresidente@duveh.cjb.net. Mande o mais rápido possível.
-
Pode deixar, estarei enviando daqui a uma hora no máximo
– respondeu
Rodrigo.
executivos de empresas maiores, fundada por Rodrigo da Costa. Muitas
empresas grandes terceirizam esse serviço com eles, o que acaba fazendo
com que muitas informações preciosas dessas empresas passem pela
ReRodrigues. Claro, eles possuem um contrato de confidencialidade entre
si.
Em um sábado pela manhã, Rodrigo recebeu uma ligação do seu maior
cliente, um grande laboratório farmacêutico. Era uma mulher, com uma
voz um pouco rouca.
-
ReRodrigues, no que posso ajudar?
-
Olá, aqui é do gabinete do vice-presidente da Duveh, sou Talita, sua
secretária.
Era a primeira vez que Rodrigo recebia uma ligação do alto-escalão da
empresa. Continuou:
-
Sim, do que você precisa?
A mulher mudou o tom de voz para um mais cínico.
-
Bom, sabe o que é? O relatório de hoje de vocês simplesmente não
chegou.
-
Relatório? Mas não foi requerido nenhum para hoje.
-
Como não? Eu mesma havia feito o pedido do relatório via e-mail. Era
para ser entregue hoje.
-
Não recebi nenhum e-mail.
-
Olha
– suspirou a secretária –
se vocês estão com problemas aí e não
receberam meu e-mail não é da minha conta. Só sei que preciso desse
relatório aqui o mais rápido possível ou cabeças irão rolar, inclusive as
nossas.
-
Não dá pra fazer isso rápido assim, temos um protocolo e...
-
Faz o seguinte, vou te passar para o vice-presidente. Ele não é tão
tolerante quanto eu.
Rodrigo sentiu um frio na espinha.
-
Olha, moça, me manda o tipo de relatório que te passo.
-
Para adiantar, me manda por e-mail o relatório. Eu imprimo aqui.
Coloque todas as transações comerciais realizadas no último mês, com os
nomes e contatos dos clientes. Meu e-mail é
vicepresidente@duveh.cjb.net. Mande o mais rápido possível.
-
Pode deixar, estarei enviando daqui a uma hora no máximo
– respondeu
Rodrigo.
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"Nunca deixe te dizer que você não é capaz"
"Evolua 1% ao dia, todos os dias.. que você chegará ao seu objetivo! "
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