Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AJUDA] Pentests em Redes Industriais

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Duvida [AJUDA] Pentests em Redes Industriais

    Olá!

    Sou estudante de Engenharia de Controle e Automação e estou iniciando uma pesquisa na área de segurança de Redes Industriais(RI). Nessa rede, sensores, atuadores, transdutores, dentre outros instrumentos, estão ligados, transmitindo informações sobre seus processos para uma unidade de processamento. Meu trabalho consistirá em ver como certos tipos de ataques influenciam nesse tipo de rede, tudo utilizando Ethernet.

    Agora o problema: sou novo nessa área e não tenho certeza se estou no caminho certo para minha pesquisa então gostaria de que os senhores pudessem me dar algumas orientações básicas sobre o assunto.

    CENÁRIO
    Eu terei a minha disposição um switch industrial com uma norma IEEE61850. Este switch estará ligado a alguns equipamentos que irão passar informações para uma unidade de processamento, também ligada a esse switch. Além disso, terei um computador com o Kali-Linux, instalado e também ligado à essa rede.

    OBJETIVOS/DÚVIDAS
    1) Inicialmente, impedir ou atrapalhar a comunicação de um desses equipamentos com essa unidade de processamento. Qual tipo de teste seria ideal para tal feito?
    2) Após isso, eu gostaria de realizar um ARP Poisoning seguido de um MIM. Vocês acham que isso seria possível?

    OBSERVAÇÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS
    Tenham em mente que uma rede industriais tem certas prioridades, diferentes das de uma rede corporativa. Na TA(tecnologia da automação), a disponibilidade da informação é tão importante quanto a taxa de transmissão. Pensem, por exemplo, em um processo químico que, 1oC já muda as propriedades do elemento? Portanto, qualquer queda nesses dois quesitos, já seria válido à minha pesquisa.