Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mini FAQ

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Mini FAQ

    Nenhuma mudança após a modificação do script
    Meu script não funciona numa tabela
    Adaptar o script segundo o browser do leitor
    Arredondar os números atrás da vírgula
    Vê-se o código do meu Javascript!
    Transmitir variáveis de uma página para outra
    Os botões radio reenviem-me a ordem inverso


    Nenhuma mudança após a modificação do script


    Irá certamente acontecer após uma modificação (correcção) do vosso script, e que nenhuma mudança seja visível no écran mesmo após de fazer fazer "Reload" ou "Actualizar".

    * Verificar se gravaste bem as tuas modificações (isto aconteca mesmo aos melhores).
    * É necessário porvez recarregar mais profundamento a tua página, Shift + Reload em Netscape ou clicar na zona de localisação do browser e fazer Enter.

    Meu script não funciona numa tabela


    Javascript nas tabelas, não nenhuma história de amor (bug?). Recomenda-se na literatura de não colocar tags <SCRIPT> nos tags <TD> mas sim de començar o tag <SCRIPT> antes do tag <TD> e de escrever o tag <TD> até o tag </TD> usando o objecto document.write. Assim fica:

    <SCRIPT LANGUAGE="Javascript">
    <!--
    document.write("<TABLE BORDER=1>");
    document.write("<TR>");
    document.write("<TD>");
    document.write("vosso texto");
    document.write("</TD>");
    document.write("<TD>");
    document.write("vosso texto");
    document.write("</TD>");
    document.write("</TR>");
    document.write("</TABLE>");
    //-->
    </SCRIPT>


    Adaptar o script segundo o browser do leitor


    Com os métodos e propriedades do objecto navegador (ver este capítulo). Há maneira de detectar o tipo e a versão do browser. O que é muito útil para adptar os scripts ao browser e a versão deste.

    A compatibilidade das páginas Javascript com os diferentes tipos e versões em circulação coloca alguns problemas.

    <SCRIPT LANGUAGE = "JavaScript">
    <!--
    var name = navigator.appName ;
    if (name == 'Microsoft Internet Explorer') {
    document.write('Atenção! estás a utilizar o Microsoft Explorer 3.0.') <BR>');
    document.write('Com este browser, alguns scripts podem não corer correctamente');
    }
    else { null }
    //-->
    </SCRIPT>


    Arredondar os números atrás da vírgula


    Pode acontecer que o Javascript afixa uma divisão do tipo 1.599999999999999. O que não é agradável. Falaremos sobre este assunto mais aprofundamente no capítulo Math. Entre os diferentes sistemas possíveis, propõe este:

    variable= Math.round (variable*100)/100
    Assim, 1.599999 é multiplicado por 100 o que faz 159.9999. O método Math.round (159.9999) dá 160, que divida por 100 que faz por sua vez 1.60. Com ...*100)/100, obtemos 2 números depois da vígula.

    Vê-se o código do meu Javascript!


    Pois é, pelo "View Document Source", o leitor pode ver , estudar e copiar o código Javascript incluído nas vossas páginas html. Existe na net vários pequenos programas de codificação de scripts, que invoca ficheiros dissimulados, etc. Chegou-se a conclusão que nenhum sistema poderá garantir a 100% a confidencialidade do dos scripts.


    Transmitir variáveis de uma página para outra


    As variáveis são definidas no script da entidade que constitua a página Web. Caso deseja-se continuar a utilizar estas variáveis numa outra página ou em todo o site. Como fazer? A solução é utilizar frames. O Javascrips permita de passar variáveis de uma para objectos que pertencem a uma autra frame. E como todos os browsers Javascript admitem frames, porquê não as utilizares (ver un dos capítulos seguinte).


    Os botões radio reenviem-me a ordem inverso


    Este bug é próprio do Netscape 2, pode causar supresas desagradáveis, por exemplo num formulário que utiliza botões radio. Caso que o botão radio 1 de uma série de 3 é checked, é o valor 3 que é reenviado. Imagina, o cliente encomendou uma camisa larga apesar de ele desejar uma pequena!
    Para corrigir este bug, basta acrescentar um getor de eventos vazio em cada controlo da série do botão radio.

    <FORM NAME="radioTest">
    <INPUT TYPE="radio" NAME="test" VALUE="A" onClick="">A
    <INPUT TYPE="radio" NAME="test" VALUE="B" onClick="">B
    <INPUT TYPE="radio" NAME="test" VALUE="C" onClick="">C
    </FORM>
    Responder com Citação
X
Working...
X