Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Programar o jogo pacman em c

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    C / C++ Programar o jogo pacman em c

    Boa tarde, estou com algumas dúvidas de como eu fazia um jogo do PacMan usando a biblioteca gráfica SDL2.
    Por onde eu começaria?*
    Eu sei que o mapa seria uma Matriz, mas eu colocaria*uma imagem pronta do*mapa ou ir*montando parte por*parte pela matriz? Como eu fazia os fantasma indo*atrás do PacMan?*

    Poderiam me dar umas dicas por onde começar programando em C?

    *Citar*Editar

  • Font Size
    #2
    Você pode começar criando um player, que anda para a direção que apontar. Teste isso usando linha reta a principio.

    Pra fazer um mapa você pode fazer um Array de tamanho XY depende o quanto você quer.
    Esse Array eu imagino tendo estrutura formada por números 1 e 0, onde 1 seja possível andar e 0 não.

    [0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0]
    [0, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 0]
    [0, 1, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 1, 0]
    [0, 1, 1, 0, 0, 1, 0, 0, 1, 1, 0]
    [0, 0, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 0, 0]
    [0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0]

    Note que existe uma borda extrema de zeros, que finaliza a cadeia do mapa, sendo inacessível.

    Agora, a cada passo você deve fazer uma verificação no Array do mapa para saber se é possível andar. If array[3, 4] == 1 then { <andar> }.

    Depois você pode cuidar um pouco da parte gráfica, onde o Pacman deve conter 4 imagens, cada uma virada para um lado, e, caso esteja andando para baixo, substitua a imagem do Pacman para a com a face virada para baixo.

    Os fantasmas funcionam da forma que quando sua posição no array for a mesma do Pacman, o jogo acaba.

    E assim continue seu jogo, faça as bolinhas de comida e os itens especiais.
    Eu faria dessa forma, boa sorte.

    Comment


    • Font Size
      #3
      Por onde comecar? mete a cara doido .Fiz um pacman chamado "Mario Man" em python com pygame. Para o fantasma "rastrear" o pac eu usei o algoritmo A* ( existe muitos materiais sobre). A questao do mapa, vc tem q saber o suporte da sua lib gráfica, no pygame coloquei um fundo e os muros eu coloquei na mao, pixel por pixel, até pq era pra ele detectar colisao.

      QUalquer duvida manda MP

      Comment

      X
      Working...
      X