A profissão
É a criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors, adequando-o às necessidades do cliente. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.
O mercado de trabalho
O mercado para esse profissional está em crescimento. Novas oportunidades começam a surgir na área de internet e mídias digitais em cidades de médio porte e nas pequenas cidades industrializadas do interior de São Paulo. Especialistas em design de embalagens e na produção de infográficos também encontram boa oportunidade de colocação. Em agências de publicidade e propaganda, o bacharel é requisitado para desenvolver a identidade visual de produtos e empresas, criar peças publicitárias e promocionais e gerenciar marcas. A procura por profissionais que façam produção visual de placas de sinalização para vias públicas, shopping centers, parques e empresas é constante. As regiões Sudeste e Sul são os maiores mercados. Atualmente, mais de 50% dos designers gráficos atuam em pequenos escritórios de design ou como autônomos.
O curso
O currículo valoriza a formação prática em artes e comunicação visual e é composto de disciplinas como história da arte e do design, cinema, fundamentos da linguagem visual e fotografia. Há, ainda, aulas de tipografia, ergonomia, embalagem, marca e softwares de editoração. Vários cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Desenho Industrial também preparam o profissional para atuar nessa área. Em algumas escolas, Design Gráfico é habilitação de Artes Visuais. Há instituições que oferecem a graduação em uma área específica, como marketing, webdesign ou publicidade, como a Esamc-Campinas, que tem o curso de Design Publicitário. A obrigatoriedade do estágio e da apresentação de um trabalho de conclusão de curso depende de cada instituição.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Artes Vis. (design gráf.); Design; Design (comun. vis. e ênf. em mkt.); Design (comun. vis.); Design (design gráf.); Design (interface dig.); Design (prog. vis.); Design (web/gráf.); Design (webdesign e multim.); Design de Interface Dig.; Design de Interfaces; Design Dig.; Design Publicitário.