Uma pesquisa realizada pela agência de comunicação F/Nazca em parceria com a Datafolha aponta que, enquanto 51% dos internautas brasileiros têm o hábito de publicar na internet conteúdo que eles próprios produzem, 69% preferem compartilhar o material acessado pela web, percentual que equivale a 45 milhões de brasileiros.
A pesquisa mostra também que as ferramentas mais usadas para distribuir conteúdo são o Orkut (54% dos internautas), o MSN (45%) e o e-mail (41%). Fotos trocadas por usuários (49%), textos e vídeos (30%) estão entre os conteúdos mais compartilhados.
As informações coletadas pelo estudo permitem também traçar o perfil de navegação do internauta brasileiro: 86% dos 66 milhões de usuários entram na rede pelo menos uma vez por semana e 37% navegam diariamente.
A pesquisa aponta que um contraste entre as regiões Nordeste e Sul do Brasil. Enquanto no Sul, apenas 36% dos internautas publicam conteúdos pessoais na rede, e 55% compartilham, no Nordeste os números sobem para 57% e 77%, respectivamente.