Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Campanha quer dar Nobel da Paz à internet em 2010

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Campanha quer dar Nobel da Paz à internet em 2010

    Foi lançada na rede a campanha Internet for Peace (I4P), que afirma que o prêmio Nobel da Paz deve ser concedido à internet, homenageando cada usuário que integra a rede mundial. O grupo que está por trás da iniciativa afirma ter finalmente percebido que a internet é muito mais que uma rede de computadores, e sim uma rede infinita de pessoas, vindas de cada canto do mundo, além de uma ferramenta para a paz, por meio do diálogo, da aceitação e da participação dos indivíduos.

    O idealizador do projeto é Riccardo Luna, editor-chefe da Wired Itália, que também pertence ao time de embaixadores, composto por Chris Anderson, editor-chefe da Wired EUA e David Rowan, editor da Wired britânica, além de Shirin Ebadi, Nobel da Paz de 2003, Umberto Veronesi, cientista e cirurgião italiano e pelo renomado estilista italiano Giorgio Armani.

    O site da Wired inglesa traz os depoimentos de seus três integrantes que fazem parte do I4P. Luna explica que a internet pode ser utilizada como o primeiro meio de construção em massa, acabando com o ódio e com os conflitos e proporcionando paz e democracia. Ele ainda relembra o papel que o ambiente virtual teve nas eleições iranianas, ao divulgar informações importantes que antes seriam barradas pela censura. Já o site da revista Vogue destaca a participação de Giorgio Armani no movimento.

    A campanha conta também com o apoio da revista brasileira Galileu, que pediu, em sua mais recente edição, a participação dos brasileiros e das instituições nacionais.

    No site da I4P (Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... possível ler o manifesto completo (em inglês) e assistir ao vídeo que conta um pouco da história da campanha (em italiano, mas com legendas em inglês), e convida os visitantes a participar. Também é possível ver, por localidade, quem já faz parte do movimento.

    Esta não é uma realização impossível, pois o Nobel da Paz, criado em 1901, é o único dos prêmios Nobel que pode ser atribuído não só a pessoas, mas também a entidades, mesmo que ainda estejam em processo de resolução dos problemas, e já premiou 20 organizações, entre elas a Unicef, os Médicos sem Fronteiras, a Anistia Internacional e a Cruz Vermelha (que recebeu a condecoração 3 vezes).

    O criador do prêmio, o químico e inventor sueco Alfred Nobel, acreditava que ele deveria ser entregue a quem "tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".



    Fonte: Geek
    sigpic


    Gostou do meu tópico, seja um bom e educado garoto e dê Obrigado!
    MSN: thunderyuster@hotmail.com

  • Font Size
    #2
    dependendo do uso neh =]
    nem todos estao usando net para o bem
    e nem em busca de paz
    muitas guerras e brigas sao causadas pela internet
    mais to nem ae SasAHSHAHSaHsHaHSahsa



    Durante os tempos de mentiras universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário

    Comment


    • Font Size
      #3
      acho isso ridículo:a internet criou uma réplica do mundo como ele é.
      Intolerante, racista, hedonista, hipócrita e poem o interesse de umas pequenas companhias acima do interesse da maioria explorando a ingenuidade dos usuários objetando ter lucro máximo.Não vejo absolutamente na internet que tenha sido uma ferramenta útil para a paz.A propósito ela não foi criada na guerra fria?Para mim o mundo de hoje é uma guerra fria, só que ao invés da mídia mostrar ela nos esconde para que continuemos trabalhando e aceitando o que os governantes e transnacionais nos ensinam gostar.Carro, coca-cola, cigarros(o que der lucro vale).E é claro... o Google "adotou" a campanha.É o mesmo raciocíno que dar Nobel para QUEM MANDA MAIS TROPAS para o Oriente Médio.Uma farsa.De fato seria bom crer que a maior tecnologia do nosso século chegue a merecer o prêmio Nobel.Mas só prova o quanto ela nos domina e dependemos dela e deveríamos talvez nos perguntar se sermos tão dogmáticos em relação a sua inevitabilidade não foi o mesmo que levou a Europa centenas de anos ao mediavelismo.Os fins justificam os meios.A lógica maquiavélica vale mais que nunca para todos os líderes de hoje em dia.Quero lembrar que foi só graças a tecnologia que guerras como a do Iraque passaram a ser "lucrativas" com o governo americano depositando imensos valores nas empresas de tecnologia e segurança:e nem é preciso falar que a "tecnologia" nas mãos erradas matou crianças no Iraque.Pensemos agora na miséria extrema da Africa e lhes pergunto?A internet e a tecnologia em si mudaram o mundo de fato ou apenas concentraram ainda mais poder na mão dos que exploram o povo?Alguém é capaz de falar da Wikileaks... OQUE ELA FEZ:Nem se compara aos dados que um centro de inteligencia possui.
      NSA, Echelon, porque não entregamos o prêmio Nobel da Paz à guerra de uma vez?

      Comment

      X
      Working...
      X