Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os 7 piores ciberataques da história

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Os 7 piores ciberataques da história

    Por maiores que sejam as maravilhas trazidas pela internet, ela também trouxe alguns malefícios. Um deles são os ciberataques, que são nada mais do que ataques sem dó nem piedade de hackers em cima de sites, servidores e afins. O site Dvice elencou os 7 maiores ciberataques que nós temos conhecimento, os quais envolvem roubo de dados, tirar do ar sites governamentais e afins.
    Shawn Carpenter Titan Rain thumb 330x218 478401 303x195 Os 7 piores ciberataques da história 1 – Titan Rain

    Alvo: Inteligência militar norte-americana

    Origem: China


    Como foi: Em 2004, um empregado dos Laboratórios Sandia National, Shawn Carpenter (foto ao lado), descobriu uma série de grandes “ciber-incursões” feitas pelo o que se acredita ser células mantidas pelo governo na China. “Titan Rain” – ou Chuva de Titânio” – é o nome dado a estes ataques pelo FBI. Foi descoberto que várias redes de computadores foram infiltradas, incluindo até mesmo os da Nasa. O problema deste tipo de ataque é que ele não só rouba dados como deixa as máquinas vulneráveis a ataques futuros.
    2 – Moonlight MazeMoonlight Maze Pentagon thumb 330x208 478431 303x195 Os 7 piores ciberataques da história

    Alvo: Mapas e esquemas militares, configurações de tropas americanas

    Origem: Rússia (nega envolvimento)


    Como foi: Similar ao Titan Rain, Moonlight Maze (Labirinto da Luz da Lua) representa uma operação em que hackers penetraram computadores nos EUA e podia fazem o que quisessem. É um dos ciberataques mais antigos, tendo iniciado em 1998 e continuado por dois anos enquanto dados militares era roubados do Pentágono (foto à direita), Nasa, Departamento de Energia e até mesmo de universidades e centros de pesquisa.
    3 – A Ciberguerra Estoniana

    Alvo: Estônia

    Origem: Kashi, um grupo de jovens pró-Kremlin da Transnistria


    Como foi: O que aconteceu na Estônia em 2007 é considerado um modelo de quão vulnerável uma nação pode ser a ciberataques durante um conflito. Durante um breve período de tempo, vários métodos foram utilizados para tirar do ar websites governamentais importantes, sites de notícias e sobrecarregar a rede estoniana até o ponto que ela se tornasse inútil. O ataque foi tão complexo que acredita-se que o ataque teve o apoio do governo russo e de empresas de telecomunicações.
    McCain Obama attacks thumb 330x228 478491 303x195 Os 7 piores ciberataques da história 4 – Espionagem presidencial

    Alvo: Campanhas de Barack Obama e John McCain à presidência dos EUA

    Origem: China ou Rússia (suspeitos)

    Como foi: Ninguém quer receber uma mensagem do FBI (Departamento de Investigação Federal) dizendo “Você tem um problema muito maior do que pensa”, mas isso foi exatamente o que aconteceu com Obama (dir. na foto) e McCain em 2008. O que primeiro foi tido como uma série de ciberataques simples aos computadores de ambas chapas depois foi descoberto ser um esforço de uma “fonte estrangeira” que acessou e-mails e dados. O FBI e o serviço secreto confiscaram computadores e telefones das campanhas e os mantém até hoje.
    5 – Os 750 mil zumbis da China

    Alvo: Redes de computadores dos Estados Unidos – todos os níveis

    Origem: Hackers chineses (apoiados pelo governo, relacionados ao crime organizado, ciber gangues)

    Como foi: O pior resultado de um ciberataque pode ser o que ele deixa para trás, tais como softwares maliciosos que podem ser ativados depois. Isto, combinado com esforços contínuos dos hackers para infectar o maior número possível de máquinas usando e-mails falsos, códigos maliciosos e outros, deixam uma série de máquinas “zumbificadas”. Estes computadores então podem virar ciber-armas, que podem sobrecarregar uma rede, website ou máquina com dados conhecidos como DDoS (sigla em inglês para Ataque Distribuído para Negação de Serviço). Em 2007, o ex-oficial de segurança da informação dos Estados Unidos Paul Strassman estima que existiam mais de 730 mil computadores comprometidos desta forma.
    6 – A Bomba Lógica Original

    Alvo: Tubulação de gás na União Soviética

    Origem: CIA (Agência Central de Inteligência)

    Como foi: Em 1982, a CIA mostrou o quão perigosa uma “bomba de lógica” – um pedaço de código que altera o funcionamento de um sistema, tornando imprevisível – pode ser. A agência fez com que uma tubulação de gás soviética na Sibéria explodisse no que foi descrito por um oficial das Forças Aéreas como “a explosão não-nuclear mais monumental já vista do espaço” sem usar um míssil ou bomba, mas sim um código de computador.
    7 – “A Brecha Mais Grave”Deputy Secretary of Defense William Lynn thumb 330x426 478581 231x300 Os 7 piores ciberataques da história

    Alvo: Redes militares de computadores norte-americanos

    Origem: Agência de Inteligência não especificada

    Como foi: Os piores ataques virtuais podem vir em qualquer tamanho ou forma. Este ataque, ocorrido em 2008, comprovou isso. Um flash drive corrompido foi inserido em um laptop militar no Oriente Médio. O código malicioso no drive criou, segundo William Lunn (dir.), Secretário-substituto de Defesa, “uma cabeça-de-ponte (brecha) onde dados poderiam ser transferidos para servidores estrangeiros”. O ataque motivou o Pentágono a criar um comando militar cibernético especial para casos assim.
    Bônus – “Twittercalypse”

    Alvo: Twitter

    Origem: Pearce Delphin, um australiano de 17 anos

    Como foi: Nesta terça-feira, um código malicioso andou percorrendo a timeline de praticamente todos os twitteiros do mundo. Bastava passar o mouse sobre o código que a senha de seu Twitter era roubada. O rebuliço durou quatro horas, que foi o tempo que o site levou para eliminar o código. Quem saiu ganhando nisso tudo foram os aplicativos como TweetDeck, Twitgether e Echofon, pois os usuários destes aplicativos não eram afetados pelo vírus.


    Créditos: techninja[/COLOR][/SIZE]
    Last edited by MailsonHeberth; 30-09-2010, 01:59.

    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Como foi: Em 2004, um empregado dos Laboratórios Sandia National, Shawn Carpenter (foto ao lado)
    Acho que faltou os creditos, não?




    "Antes de conseguir você tem que acreditar."

    Comment


    • Font Size
      #3
      Sinistro. Boa materia,mas tenho de concordar com o MailsonHeberth, faltou crédito.
      “Finalmente encontrei um inimigo digno de mim e uma jornada em que preciso desenvolver toda a minha coragem, pois temos de combater homens bravos e monstruosas feras.”, Alexandre, o Grande.

      Comment


      • Font Size
        #4
        e sim esqueci mals, obrigado

        Comment


        • Font Size
          #5
          achei que fico bem confuso o post, bem melhor de ler no site da techninja.
          Pessoal, siga @sirbagda e fique sempre atualizado com materias, videos e afins do mundo hacker.

          Comment


          • Font Size
            #6
            Zuuuuuuuuuuu,
            Da próxima vez que eu pegar um post com esse tipo de formatação, vou deletar. Formate o tópico do jeito certo que fica tudo bem.
            Mesmo longe, eu estou perto. Guia do Hacker 4ever.

            Comment


            • Font Size
              #7
              a bixu vai zuar outro kra ler a notici e agradeca pow esse kra so sa be reclamar

              Comment


              • Font Size
                #8
                Curti achei muito legal mas está sem imagens ;D

                Quer ganhar dinheiro de graça clique no banner acima e faça seu cadastro

                Comment

                X
                Working...
                X