Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esqueleto de Wolverine: cientistas criam espuma de titânio

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Esqueleto de Wolverine: cientistas criam espuma de titânio



    Esqueleto de Wolverine: cientistas criam espuma de titânio
    Projeto alemão pesquisa implantes de ossos mais flexíveis e que se adequam melhor ao osso danificado

    Segunda-feira, 27 de setembro de 2010 às 11h48

    Se você já assistiu a saga dos X-Men deve saber que a indestrutibilidade de Wolverine se deve ao adamantium que percorre seu corpo por conta de um experimento de laboratório. No entanto, se tudo der certo, Wolverine não será o único com metal fundido no esqueleto.

    Um projeto alemão chamado de TiFoam em curso nos laboratórios do Instituito Fraunhofer está estudando o uso de uma espuma de titânio para substituir ou reforçar ossos danificados.

    Geralmente, os implantes ósseos são feitos com metal sólido - titânio, na maioria das vezes. O material é bem tolerado pelo organismo, mas também é mais rígido que os ossos. Por esse motivo, o implante é capaz de carregar uma carga maior que o osso colocado ao lado dele. Segundo os cientistas, isso pode fazer com que o osso vá se deteriorando e o implante solte, sendo necessário substituí-lo.

    Para mudar isso, os cientistas criaram um implante de titânio com uma estrutura de espuma, o que permite melhores propriedades mecânicas, como flexibilidade. Além disso, a estrutura porosa permite que o osso cresça em torno e dentro dela, integrando o implante ao esqueleto.

    A estrutura é feita de titânio vindo da saturação de espuma de poliuretano com solução de titânio em pó e agentes de ligação. Após o processo, o titânio adere à matriz de poliuretano, que é vaporizada junto com os agentes de ligação. Ao final, o titânio é tratado termicamente para endurecer.

    Por enquanto, os estudos ainda estão sendo feitos para aprovação de uso em seres humanos, mas o cientistas estão trabalhando com médicos para explorar o uso no tratamento de determinadas lesões.
    Fonte: Olhar Digital
X
Working...
X