Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Administrar um servidor MS SQL pelo Linux

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Administrar um servidor MS SQL pelo Linux

    Presto serviços para um site que usa MS SQL Server e a muito tempo procurei um programa para me permita editar esse Banco de Dados. Após alguns meses procurando algum software Linux que pudesse me ajudar, descobri que com um pouco de configuração, podemos usar o OpenOffice Base para essa tarefa.
    Por: Eduardo

    Introdução
    Eu presto serviços para um site que usa MS SQL Server e a muito tempo procurei um programa que me permita editar esse Banco de Dados.

    Após alguns meses procurando algum software Linux que pudesse me ajudar, descobri que já o tinha faz tempo, bastava configurá-lo direito.

    Nessa dica vamos usar o OpenOffice Base para acessar um BD MS SQL através de um driver ODBC, o FreeTDS.

    Pacotes necessários
    Pra começar instale o UnixODBC, o FreeTDS e o OpenOffice . Todos estão nos repositórios padrão do Ubuntu.

    Se for instalar pelo repositório, não esqueça também de instalar o pacote unixodbc-bin, que possui uma GUI para facilitar parte do trabalho. Para instalar tudo de uma vez, apenas use:

    # aptitude install tdsodbc unixodbc unixodbc-bin openoffice.org-base

    Configurando o FreeTDS
    Primeiro vamos configurar o FreeTDS.

    FreeTDS é uma biblioteca que permite criar programas Linux que se comunicam com servidores MS SQL e Sybase. No caso, só instalamos driver para o ODBC.

    Edite o arquivo /etc/freetds/freetds.conf e adicione ao final dele algo como:
    Código:
    [meubd]
       host = meubd.servidor.com.br
       port = 1433
       tds version = 7.0
    Para decidir qual "tds version" usar, siga a seguinte tabela:

    * Sybase before System 10, Microsoft SQL Server 6.x: 4.2
    * Sybase System 10 and above: 5.0
    * Microsoft SQL Server 7.0: 7.0
    * Microsoft SQL Server 2000: 8.0

    Na dúvida use uma versão menor que funciona.

    Configurando o UnixODBC
    Agora vamos configurar o ODBC. Usando a GUI que acompanha o unix-obdc (ODBCConfig), adicione um driver com as opções mostradas na figura abaixo.




    Depois disso crie um System DSN para cada banco de dados que você pretende acessar. Em servername use o nome que você usou no na configuração do FreeTDS.

    Quem não quiser usar o ODBCConfig, basta usar as seguintes configurações:

    No arquivo /etc/odbc.ini:

    Código:
    [meubd]
    Description     = FreeTDS
    Driver          = FreeTDS
    Servername      = meubd
    Database        = aaa
    UID             = bbb
    PWD             = *******
    Port            = 1433
    No arquivo /etc/odbcinst.ini:

    Código:
    [FreeTDS]
    Description     = Para conectar com MSSQL e Sysbase
    Driver          = /usr/lib/odbc/libtdsodbc.so
    Driver64        = /usr/lib
    Setup           = /usr/lib/odbc/libtdsS.so
    Setup64         = /usr/lib
    UsageCount      = 1
    CPTimeout       = 
    CPReuse         =
    Rodando o OpenOffice Base
    Obra o OpenOffice Base e selecione "Conectar a um banco de dados existente" e selecione ODBC.

    Aperte "próximo". Selecione o banco de dados que você configurou no passo anterior.

    Configure a autenticação e pronto! Você já pode administrar seu banco de dados sem problema.

    Alternativa não livre
    Quem quiser uma alternativa mais simples pode baixar o Aqua Data Studio. Ele é bem mais simples de usar e configurar, porém não é livre e as versões mais novas precisam ser compradas.

    A única vantagem real do Aqua Data Studio sobre o OpenOffice Base é que o Aqua pode ver/criar procedures e views, o que não é possível pelo OpenOffice Base.

    É isso, espero ter ajudado.

    Fonte: VivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL
X
Working...
X