Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O jogo da vida de Conway em seu desktop GNU/Linux

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo O jogo da vida de Conway em seu desktop GNU/Linux

    O artigo pretende demonstrar como funciona o jogo da vida desenvolvido pelo matemático John Conway usando uma versão para plataformas GNU/Linux.
    Por: Leandro Gambim

    O que é o "jogo da Vida"?
    O jogo da vida de John Conway é um dos autômatos celulares mais interessantes já desenvolvidos. Partindo de regras básicas é possível criar uma "população" de células extremamente complexa e aparentemente aleatória. Essa aparência de aleatoriedade é um dos grandes feitos desse autômato, pois ele não é aleatório e sim pré-determinado por regras muito básicas.

    As regras são:

    1. Qualquer célula viva com menos de dois vizinhos morre de solidão.
    2. Qualquer célula viva com mais de três vizinhos morre por superpopulação.
    3. Qualquer célula morta com exatamente três vizinhos se torna uma célula viva.
    4. Qualquer célula com dois vizinhos vivos continua no mesmo estado para a próxima geração.


    Baseando-se nessas quatro regras dentro de um universo bidimensional e infinito se inicia o jogo da vida de Conway.

    Quando nos referimos a "geração", isso compreende todas as células no seu estado no momento. As regras do jogo devem ser aplicadas a cada troca de geração. Para facilitar a compreensão é fácil imaginar que cada vez que as regras forem aplicadas, muda-se uma geração.

    Não existe uma maneira correta de se começar o jogo, o jogador pode determinar como quer começar por indicar uma "configuração inicial", que nada mais é do que determinar algumas células vivas para dar origem ao seu "universo".

    Instalando o GTKLife
    Para começar a criar seus universos com o jogo de Conway basta baixar algum programa que simule o algoritmo com sua regras. Existem vários programas desse tipo. Nesse artigo utilizarei o GTKLife.

    O GTKLife é fácil de instalar, leve e muito poderoso. Além de permitir a criação de seus universos já vem com várias figuras previamente prontas para análise. Algumas dessas figuras já são padrões conhecidos e muito estudados pelas suas peculiaridades. Estima-se que desde a sua criação, em meados dos anos 70 até os dias de hoje, ainda é possível criar padrões nunca antes feitos.

    Para baixar o source visite o endereço:

    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...


    Como o nome já diz, o programa usa a lib GTK, outros pré-requisitos serão mostrados durante a configuração caso esteja faltando alguma lib em seu sistema.

    Para instalar siga os passos:

    $ tar -xvzf gtklife-5.1.tar.gz
    $ cd gtklife-5.1
    $ ./configure
    # make
    # make install


    Terminada a instalação, basta digitar "gtklife" no terminal para abrir o jogo.

    Exemplo de jogo
    Aqui darei um exemplo simples de como funciona o GTKLife. A parte central cinza é o seu universo bidimensional e infinito. No canto superior direito temos os controles do programa, que basicamente são:

    * Start/Stop - inicia ou pára de aplicar as regras (lembre-se que isso resulta em avançar gerações).
    * Step ahead one generation - avança apenas uma geração, muito bom para análises de como se desenrola o jogo.
    * Speed - nessa barra você controla quantas gerações de evolução quer visualizar por passo.


    Iniciarei meu universo com 60 células divididas em 3 linhas de 20 células cada, todas paralelas umas às outras, apenas pulando uma casa a direta em cada uma das 3 linhas, conforme a figura:



    Note que alterei a velocidade para mostrar uma geração de cada vez (por padrão essa opção vem com 20 gerações por passo) e executarei apenas um passo (botão step ahead one generation).


    Aplicada as regras, passamos para a próxima geração, algumas células morreram, outras nasceram e já podemos notar o quão diferente esta geração é de sua anterior. E assim será a próxima.


    Novamente as regras foram aplicadas e a paisagem se modificou. Note que algumas células permaneceram vivas durante essas 3 gerações. É interessante analisar que regras tão simples possam gerar algo com essa aparência de imprevisibilidade.

    Considerações finais
    O jogo da vida de Conway deu um rumo novo a um ramo da matemática, que se preocupa mais com a abstração do que com a prática. E graças a gênios como ele, John Von Newmann, entre outros, hoje podemos apreciar a matemática de uma outra perspectiva onde a busca por soluções e o estudo de padrões vão além de resolver problemas cotidianos e passam a ter um fim apenas na compreensão dessa matéria tão ampla e ainda tão enigmática.

    Para saber mais sobre o jogo da vida:

    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...


    Para saber mais sobre John Conway:

    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Fonte: vivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL




































































X
Working...
X