Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fazendo um Kmenu excelente

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Fazendo um Kmenu excelente

    Usuários do SuSE tem um Kmenu bem legal, com direito a busca integrada e tudo mais. Infelizmente todas as minhas tentativas de fazer um no Debian Etch acabaram em dependências desencontradas e travamentos. Esse artigo visa mostrar um Kmenu bem configurado, fácil de se usar e instalar, leve e, o que é melhor, bem mais bonito que o do SuSE.
    Por: David

    Obtendo o pacote



    O primeiro passo é justamente baixar o pacote necessário do KDE para gerar o seu novo e belo Kmenu.

    O arquivo pode ser obtido em:

    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...


    Você vai encontrar vários links para diversas distribuições diferentes.

    Se você estiver usando o Debian Etch, como foi o meu caso, não baixe o arquivo para Debian. Primeiro por que o link não estava funcionando até ontem (18-11-07), segundo por que no fórum desse programa tinha muita gente reclamando que ele bebia memória. Isso não aconteceu no pacote que eu compilei, muito pelo contrário, meu Celeron M 700 Mhz, com 256 MB de memória, nem sentiu.

    Pois bem. Tendo em vista essas informações, baixe o Source.

    Instalando o pacote
    Uma vez baixado, vá até a pasta onde o arquivo foi baixado e descompacte-o com o comando:

    # tar -xjvf tastymenu-1.0.4.tar.bz2

    Entre na pasta que foi gerada:

    # cd tastymenu-1.0.4/

    Agora basta compilar o programa com a sequência de comandos: # ./configure
    # make
    # make install


    ATENÇÃO: Se o pacote não compilar. Em primeiro lugar você precisa ter o pacote de desenvolvimento para poder compilar alguma coisa no Debian. Para isso você deverá baixar o pacote build-essential:

    # apt-get install build-essential


    Aqui na minha máquina ele também reclamou que não tinha os headers do QT. Caso a reclamação seja a mesma em sua máquina, baixe com o seguinte apt:

    # apt-get install libqt3-mt-dev


    Uma dica legal sobre apts: sempre que um código reclamar de uma dependência em falta, procure pelo apt-cache, mas sempre baixe o programa -dev. Exemplo:

    O aMSN reclama de uma lib chamada libpng. Primeiro você deve LER COM MUITA ATENÇÃO a linha que gera o erro. Não adianta ver escrito [error 0] e correr atrás de ajuda nos fóruns da vida com a pergunta "fui compilar deu erro, o que eu faço?" que não vai adiantar. ;-)

    Geralmente o erro vem acompanhado do nome da dependência que falta. Tipo:

    [erro 0] libpng is missing.. e blá blá blá...

    Bem, de posse do que o erro disse que está faltando, use o apt-cache para procurar:

    # apt-cache search libpng

    Observe que ele vai gerar várias saídas de vários programas, entre elas aquilo que nós procuramos:

    * libpng12-0 - PNG library - runtime
    * libpng12-dev - PNG library - development

    Você deve baixar sempre o -dev de qualquer pacote, pois é ele o pacote de desenvolvimento que os códigos-fonte precisam para compilar.

    Agora que você já sabe, caso o nosso programa reclame de mais algumas libs que você por ventura não tem, já sabe como fazer para pegar a lib correta.

    A compilação é bem rápida e não deve levar mais do que 3 minutos. Passada essa parte, o programa já está instalado. Vamos agora a sua configuração.

    Abrindo o programa
    Clique com o botão direito do mouse no Kicker (a barra de tarefas) e escolha:

    * Adicionar mini aplicativo ao Painel.

    Localize e insira o mini-aplicativo Tasty Menu.



    Mova a o botão de menu para onde você quiser da barra clicando na seta ao lado dele e escolhendo Mover Tasty Menu.


    Se preferir (eu mesmo acho que fica bem melhor), remova o menu K original, clicando também no seu canto e escolhendo "Remover botão menu K". Caso você se arrependa e queira colocar de novo, basta ir novamente em "Adicionar mini aplicativo ao Painel" e procurar por "Menu K".

    Ok. Agora é só clicar em "Iniciar", digo Menu e pronto, você tem um menu muito bacana.


    Configurando a aplicação
    Observe que a extrema esquerda do menu são os favoritos. Pode se configurar para exibir favoritos, programas mais usados, programas abertos recentemente, documentos recentes ou resultados da busca. Tudo bem simples e fácil, posicionados logo ali na esquerda.

    O meio é o seu "Menu K" tradicional propriamente dito, com exceção que os sub-menus são postos a direita em formato de árvore. Ação que facilita bastante e evita 300 sub-menus abertos ao mesmo tempo.

    Vale lembrar que se você ainda quiser usar o menu clássico, basta pressionar o atalho "Alt+F1", ou seja, você não perde nada. Mesmo sem o menu K na tela.

    Voltando ao painel da esquerda, veja que no canto direito de cada item que você aponta com o mouse aparece um X. Ele serve para você excluir itens do seu favoritos. Veja também que nos outros menus, central e direito, cada item apontado tem um ícone de uma estrela. Ela serve adicionar esse programa aos seus favoritos na esquerda. Tudo assim. Fácil e sem contratempos. Nunca foi tão fácil organizar um menu.

    Caso você ainda prefira, pode fazer o menu virar uma janela completa, independente do botão Menu, bastando para isso clicar no ícone de seta que aparece na extrema direita superior. Ao clicar nele de novo, ele é integrado ao botão menu novamente. Muito fácil. Muito rápido. Muito leve. :-)

    Na parte inferior temos os botões de logoff, trancar screen, executar um programa e alternar usuários (usem muito isso, é muito bom). ;-)



    Mais configurações
    Clique com o botão direito do mouse no Menu e você terá uma gama de opções interessantes.

    * Edite Menu -> para editar o menu K;
    * Clear Recently... -> para limpar o destaque que ele faz a programas instalados recentemente (sim, finalmente uma aplicação que faz isso);
    * Global Shortcuts -> Associe um atalho de teclado ao seu Menu;
    * Configure. Faz a configuração geral do programa (em inglês, infelizmente).

    Você pode escrever um texto além do famoso "Menu" para ser exibido em seu botão ou escolher outro ícone além do conhecido menu K. Pode também deixar uma dica que será exibida sempre que um mouse parar sobre o botão. Algo como "Clique aqui para começar". huahauhauhuahau

    Configure também o tamanho do menu, caso ache-o muito grande ou muito pequeno. Use a própria porcentagem em relação à tela total. Bem, fuçar... tem muito mais coisa a se ver.

    Conclusão
    Tasty Menu é um programa ótimo, leve, principalmente para usuários amadores ou para aqueles que querem mais praticidade no dia a dia com simplicidade dentro de um aplicativo leve.

    Espero que esta aplicação tenha a atenção do time de desenvolvimento do KDE para a sua versão 4, pois de todos, em minha opinião, esse é o melhor menu.

    Fonte: vivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL






X
Working...
X