Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mupen64plus, o melhor emulador de Nintendo 64 disponível para GNU/Linux

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Mupen64plus, o melhor emulador de Nintendo 64 disponível para GNU/Linux

    Neste artigo vou informar sobre a história dos emuladores de Nintendo 64 e a descrição e avaliação do Mupen64plus, o melhor emulador de Nintendo 64 disponível para GNU/Linux (também existem versões para Mac OS X e uma versão desatualizada para Windows) no momento.
    Por: Vinícius dos Santos Oliveira

    Introdução

    Antes de qualquer coisa, é crime de pirataria ter uma cópia de um jogo (a ROM, neste caso) sem ter o jogo original. Por isso eu só recomendo você manter a ROM no seu computador por 24 horas para testá-la, depois, se gostar do jogo, você compra. Mas também há ROMS que são feitas por programadores independentes e distribuídas gratuitamente e há jogos que foram distribuídos com bônus (como The Legend Of Zelda - Ocarina of Time Master Quest) e neste caso não vejo nenhuma violação a lei.

    Para todos aqueles que gostam de jogar clássicos de consoles antigos em seus computadores, existem os emuladores. No Windows existem muitos emuladores de vários consoles, porém o Windows não é o sistema ideal para emulação, pois ele tem um desempenho terrível que IRÁ prejudicar a jogatina.

    Já para o GNU/Linux, que tem um ótimo desempenho, a situação é bem diferente. Até certo tempo, por exemplo, se você quisesse emular jogos de Nintendo 64 só havia a opção Mupen64 (que apesar de bom, estava longe de alcançar a compatibilidade do Project64 - considerado por muitos o melhor emulador de Nintendo 64). Mas pelo menos entre os emuladores de Nintendo 64 a situação está mudando, pois com o emulador Mupen64plus o usuário consegue emular jogos de Nintendo 64 com um desempenho assustador (no bom sentido) e ótima compatibilidade (está chegando perto de alcançar e ultrapassar a compatibilidade do Project64).

    Se você quer saber mais sobre o Mupen64plus e a emulação de consoles de Nintendo 64, este artigo foi feito para você.

    Para baixar o Mupen64plus a partir do site oficial, acesse:

    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...



    A história
    Antes do Mupen e do Mupen64plus, existiram outros emuladores como o 1964 e o Nemu. 1964 foi um dos primeiros emuladores de Nintendo 64, é open-source e foi desenvolvido por Schibo.

    Na emulação de PlayStation One, um emulador começou a utilizar um sistema de plugins que aumentou a velocidade do desenvolvimento deste emulador, pois para adicionar uma nova característica não era necessário recompilar o emulador e permitiu que desenvolvedores unissem seus esforços de maneira mais eficiente.

    Schibo, o inventor do 1964, informou a Zilmar que gostaria de fazer o mesmo com seu emuladores, então Zilmar escreveu as famosas especificações Zilmar. O 1964 só tinha versão para MS Windows. Logo apareceu um emulador multi-plataforma de código-fonte aberto com versões para GNU/Linux, o Mupen64, desenvolvido por Hacktarux.

    O emulador (e todos os outros emuladores de Nintendo 64 que utilizavam as especificações Zilmar) necessitava de três plugins para funcionar (plugin de vídeo, de áudio e entrada) e, opcionalmente, o plugin do processador RSP (processava os ucodes ou os enviava para o plugin de vídeo e/ou de áudio), que aumentava a compatibilidade com alguns jogos.

    Naquele tempo só havia um plugin do processador RSP (o plugin RSP do Project64 - você pode baixar alguns códigos da versão 1.4 deste emulador, que atualmente está na versão 1.7 beta, que tinha o código fechado e não tinha versões para GNU/Linux), então Hacktarux desenvolveu o emulador, o plugin do processador RSP (com suporte a vários ucodes para efeitos sonoros), vídeo, som, input (controle) e "portou" alguns plugins de código-fonte aberto para o GNU/Linux.

    O Mupen64 teve sua última versão lançada em 26 de agosto de 2005, então em 13 de novembro de 2007 o usuário Richard42 fez um excelente "port" do plugin Rice Video, um dos melhores plugins de vídeo, e iniciou o projeto Mupen64-64bit, que tinha como objetivo fazer um "port" do Mupen64 para a arquitetura 64-bit e corrigir alguns bugs, porém muitos membros entraram para o time de desenvolvedores, o projeto cresceu muito e decidiram fazer uma versão aperfeiçoada, então mudaram o nome do emulador para Mupen64plus, pois algumas pessoas achavam que o emulador só era disponível para computadores que utilizavam o conjunto de instruções 64-bit.

    Atualmente o Mupen64plus está na versão 1.5 e na versão em desenvolvimento já foram incluídos os códigos básicos para a jogatina online e o seu time de desenvolvedores mantém não só o emulador, mas também vários (e ótimos) plugins.

    Avaliação
    Lembro-me quando jogava Zelda Majora's Mask no Mupen64 0.5.1 (última versão do Mupen64) usando GNU/Linux e quando jogava Zelda Majora's Mask no Project64 1.6 (a última versão deste emulador é a 1.7 beta, porém só está disponível para contribuidores - de dinheiro ou código - e pirateiros) usando o Windows.

    Apesar do desempenho superior do GNU/Linux sobre o Windows, o jogo ficava lento em algumas partes usando o Mupen64 e isto não ocorria com o Project64. Também haviam alguns problemas de compatibilidade. Hoje testei o Mupen64plus e fiquei impressionado com o desempenho e a qualidade do emulador. Joguei Zelda Major's Mask e a emulação ficou perfeita (pelo menos nas primeiras partes do jogo). O Mupen64plus tem uma grande variedade de plugins:

    Vídeo:

    * glN64 0.4.1 com aperfeiçoamentos feitos pelo time de desenvolvimento do Mupen64plus;
    * Rice Video Linux 1.5 com algumas extensões Mudlord;
    * Glide64 Wonder plus com algumas correções (a versão mais recente é a Napalm, porém esta versão ainda não teve seu código-fonte distribuído - de acordo com os sites Glide64 e emuxhaven.net - Gonetz e KoolSmoky estão trabalhando para fazer o código do projeto mais portátil e permitir usuários de outros sistemas usar o plugin), este plugin foi feito para tirar máximo proveito das placas de vídeo 3dfx.


    Som:

    * JttL's SDL Audio 1.5 com correções e novas características feitas pelo time de desenvolvimento do Mupen64plus.


    Entrada (controle):

    * blight's SDL input 0.0.10


    Processador RSP:

    * Hacktarux/Azimer HLE RSP 0.2


    Além dos plugins citados, há outros que estão sendo adicionados (como o Z64 graphics plugin) e devem estar estáveis na próxima versão do Mupen64plus (acho que isso deve ocorrer em 6 meses, aproximadamente).

    Minha avaliação:

    Categoria: _minhaNota_ / _notaMáxima_
    Desempenho: 11/10
    Compatibilidade: 8/10 (os únicos grandes problemas de compatibilidade são com os jogos que utilizam ucodes muito complexos e também falta adicionar suporte a Transfer Pack (talvez eu mesmo adicione a emulação de Transfer Pack a o Mupen64plus))
    Funcionalidade: 10/10
    Usabilidade: 9/10

    Configuração
    O Mupen64plus tem uma interface gráfica muito amigável, então só vou explicar como usar pacotes de texturas personalizadas.

    Para utilizar HiRes Textures Packs você precisa usar o plugin Rice Video e configurá-lo para que ele use as texturas externas caso estejam disponíveis, para fazer isso:

    1. Escolha o plugin na seção de configurações depois entre nas opções do plugin.

    2. Deixe marcada a opção "Load hi-res textures if available".

    3. Baixe o pacote de texturas em um destes sites:

    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    * Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...


    4. Crie a pasta "~/.mupen64plus/hi_res" caso ela não exista.

    5. Coloque suas texturas lá.

    6. Abra o jogo.

    Aqui uma screenshot de exemplo onde eu utilizo o pacote de texturas Muddys Vamipiriyc Link:


    Conclusão
    Concluo que o Mupen64plus pode ser utilizado como emulador de Nintendo 64 padrão no computador da maioria dos usuários que gosta de jogar clássicos. Logo o Mupen64plus terá mais vantagens que o Project64 (que na versão 1.7 você precisa pagar para usar), considerado por muitos o melhor emulador de Nintendo 64. Quando o Mupen64plus oferecer suporte a Transfer Pack eu coloco uma dica aqui no Viva o Linux mostrando as novidades desde a versão 1.5.

    Fonte: VivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL
X
Working...
X