Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como acelerar o GNU-Linux

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Como acelerar o GNU-Linux

    Este artigo descreve uma maneira básica e razoavelmente simples de melhorar o desempenho do seu sistema GNU-Linux.
    Por: Edwal F. Paiva Filho

    O básico

    Uma das preocupações dos usuários de micro computadores sempre foi o desempenho do seu sistema. O Windows possui uma miríade de programas, muitos deles freeware, com títulos assim: twick settings, hack the system etc.

    Entretanto parece não haver muitos desses programas para Linux. Não se preocupe, eles não fazem falta.

    Como vocês sabem, o Windows fornece um kernel padrão, que ninguém pode mudar, definindo as configurações mínimas, tal como: pentium II ou pentium III etc. Significa que o kernel foi compilado para o processador pentium II ou pentium III, SEMPRE a configuração mínima prevalece, assim como uma corrente é tão resistente como o seu elo mais fraco!

    No GNU-Linux isso é QUASE igual. As distros fornecem kernel i386 ou i486 tão rápidos quanto o intel 386 ou 486. QUASE igual ao Windows, mas no Gnu Linux você pode mudar o kernel, alterando alguns parâmetros.

    Um desses parâmetros é o System Timer Resolution. Existe um intervalo de tempo para cada tarefa que o processador recebe para fazer. Cada sistema utiliza uns milésimos de segundos para gerenciar os intervalos de tempo. Assim um sistema gasta 1/n segundos por intervalo; algo como 1/33 para o W95, 1/100 para a série NT, 1/250 para o Linux padrão e 1/1000 para o Linux de alta resolução.

    A resolução afeta especialmente as aplicações gráficas e multimídias, não apenas em velocidade, mas também em qualidade. Segue como fazer.

    AVISO: Os procedimentos abaixo são mais adequados a instalações bem frescas. Instalações com muitos programas e configurações podem exigir muito mais trabalho de reconfiguração e reinstalação de programas.

    Aplicando

    Para melhorar o desempenho do seu sistema você pode recompilar o kernel e alterar o System Timer Resolution para 1/1000 segundos, o que é 4 vezes mais rápido que 1/250 segundos.

    Estes procedimentos não invalidam as outras dicas para melhorar o desempenho do sistema. Para melhorar a resolução, na maioria das distros você precisa recompilar o kernel, o que será explicado na próxima página.

    No Ubuntu

    No Ubuntu é possível substituir o kernel original, o "generic", pelo kernel "low latency" (Ubuntu 7.04) ou pelo kernel rt (Ubuntu 7.1). O kernel novo está no repositório do Ubuntu.

    Para fazer isso é preciso instalar o kernel completo:

    * Kernel image
    * kernel headers
    * kernel modules
    * kernel source, que é o mesmo do generic, mas você precisa instalar porque vai precisar dele. Basta abrir o Synaptic, marcar os respectivos pacotes e instalar.

    Depois disso é preciso modificar o GRUB para algo como:
    Código:
    # This entry automatically added by the Debian installer for an existing
    # linux installation on /dev/sdb1.
    
    title		GUTSY GIBON
    root		(hd0,0)
    kernel		/boot/vmlinuz-2.6.22-14-rt root=/dev/sda3 ro 
    initrd	        /boot/initrd.img-2.6.22-14-rt
    Não testei o kernel do Ubuntu em outras distros, mas funciona bem no Ubuntu. O Kernel rt também é ideal para usuários de multimídia.

    Recompilando o kernel

    Outra possibilidade, mais genérica e mais efetiva, é a recompilação do kernel. Testei isso com o Slackware versão 12, mas utilizei o procedimento do Debian. Não vou explicar aqui como se recompila o kernel pois há explicações suficientes em artigos no VOL.

    Passo apenas algumas recomendações:

    O passo mais importante na recompilação do kernel é quando você edita a configuração do kernel fonte.

    Após executar o comando "make menuconfig" aparece uma tela com um menu onde você navega com as setas, com a barra espaço e com a tecla enter, e faz as suas escolhas.

    Existe embaixo uma opção de importar uma configuração. Sugiro copiar o arquivo de configuração que existe em /boot para o diretório /usr/src/linux. O nome do arquivo é config mesmo.

    # cp /boot/config /usr/src/linux/config


    Dessa maneira você pode adotar para o novo kernel a mesma configuração do kernel velho, e mudar só o que precisa ser mudado. Pode parecer medíocre, mas a configuração tem tantos parâmetros que confunde muito. Fica bem mais fácil se você utilizar o fonte da mesma versão do kernel.

    O que precisa ser mudado? Há centenas de dicas e recomendações sobre isso, mas duas coisas são imperativas:

    * Primeiro alterar a família do processador para o seu processador. O Kernel em geral é para i486 ou para i586, o seu é um pentium dual core ou um AMD Athlon 64. Escolha a família do seu processador.
    * Segundo alterar o System timer resolution de 250 para 1000.

    Depois disso você já pode salvar e continuar com a rotina de compilação.

    Utilizo o modo Debian de copiar o bzimage e os outros arquivos manualmente para o /boot.

    Não se esqueça de atualizar o GRUB.

    Lembre-se que os módulos que foram compilados para o kernel antigo podem não funcionar. Você terá que reinstalar os programas.

    Obrigado pela leitura.

    Fonte: VivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL
X
Working...
X