Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como instalar TUDO no Ubuntu

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Como instalar TUDO no Ubuntu

    Se você está com problemas para instalar alguma coisa no teu novo Sistema Operativo Ubuntu? "Onde está o .EXE?", "Tenho de extrair isto para onde?", "Como corro isto?", "Para onde vai isto?" - Alguma vez já fez perguntas como estas? Não se preocupe, pois instalar software, temas, entre outras coisas no Ubuntu é na verdade muito simples! Este guia vai ajudar-lhe a entender como funciona a instalação de programas no Ubuntu e outras distros encontradas por aí.

    Gerenciador de pacotes

    As aplicações Linux são quase todas open-source (código livre) e, ao contrário dos programas típicos do Windows, dependem muito de bibliotecas externas para funcionar. Não precisas de perceber o que são bibliotecas, mas apenas que os programas do Windows normalmente incluem partes dessas bibliotecas nos seus instaladores, ocupando demasiado espaço no disco depois de serem instaladas, porque essa mesma biblioteca fica duplicada em muitos locais no disco; os programas de Linux normalmente não fazem isto.

    A maior parte dos Sistemas Operativos Linux desenvolveu um sistema em que podes fazer o download de um programa, com qualquer dependência, sem ter ficheiros duplicados por todo o disco poupando muito espaço. Ao mesmo tempo, este sistema permite-te ter uma localização central de cada pacote de instalação e actualização. Este sistema é chamado de Gerenciador de Pacotes e no Ubuntu ele aparece-te em forma de apt-get, aptitude, Add/Remove..., Update Manager e Synaptic. Todos estes programas são ligações ao mesmo Gestor de pacotes desenvolvido para Ubuntu.


    Instalar software com Synaptic

    O Synaptic é um programa gráfico para instalar pacotes e provavelmente aquele em que te sentes mais confortável. Podes iniciá-lo a partir de Sistema - Administração - Gestor de Pacotes Synaptic; como precaução ao abri-lo pede-te uma password antes de continuar! Não é por ser um programa perigoso, o Ubuntu é que é muito restrito em tentar que tu, e o mais importante, utilizadores não administrativos, estraguem o sistema.




    Os três passos: Procurar, marcar, aplicar

    1 - Em primeiro lugar procura o pacote que quer instalar. De notar que existem centenas de temas, aplicações, bibliotecas e documentação no Synaptic. Todos esses pacotes estão alojados nos servidores do Ubuntu para poder fazer o download ou updates; o gerenciador de pacotes funciona um pouco como o Windows Update que não só mantém o teu sistema actualizado, mas também programas secundários que tenhas instalado com ele. Podes encontrar pacotes explorando as categorias da barra lateral à esquerda ou procurando por eles. Clica em Procurar na barra de ferramentas.



    2 - Quando encontrar o pacote que queres instalar, clica com o botão direito do mouse sobre ele e marca-o para ser instalado. Uma grande parte deles vai informar-te sobre as dependências que também vão ser instaladas ao mesmo tempo! Também podes apagar esses mesmos pacotes da mesma forma (botão direito do rato, e clicar em marcar para remoção. Também podes instalar mais que um programa ao mesmo tempo, poupando assim bastante tempo.



    3 - Uma vez marcados todos os pacotes que queres instalar, podes agora clicar no botão Aplicar. O que vai fazer com que o Synaptic faça o download, instale e configure todos os programas marcados. Mais fácil é difícil.




    Mas e se o meu programa não estiver no Synaptic?

    Acredita, provavelmente está. Se não estiver, aqui estão algumas razões porque não está e como resolver isso:


    * O gerenciador de pacotes do Ubuntu recebe a sua lista de pacotes dos repositórios principais do Ubuntu, mas existem mais repositórios do que estes principais. Existem outros repositórios oficiais do Ubuntu! Tenta activar os repositórios extra, e depois tens mais pacotes disponíveis.

    * Se não estás ligado à internet, não estás completamente sem sorte. Pode ser que o pacote que procuras esteja disponível no CD.

    * Mesmo que o pacote não esteja disponível em nenhum repositório, podes sempre instalá-lo manualmente. Mas lembra-te, existem mais tipos de pacotes no Linux do que possas imaginar.


    Instalei-o, mas para onde foi o meu programa?

    Normalmente o teu menu Aplicações é actualizado com um link para o teu novo programa, mas às vezes ele não aparece automaticamente. Aqui estão algumas maneiras para encontrar um link para o teu novo programa:

    * Instala o Debian Menu. O Debian Menu tem uma lista muito mais completa das tuas aplicações instaladas, e estará disponível como uma categoria no menu Aplicações. Tens de instalar um pacote chamado menu-xdg e possivelmente reiniciar o X (ctrl + alt + backspace) para o menu aparecer.


    * Estarão muito provavelmente disponíveis como um comando na consola com o mesmo nome do pacote. Tenta correr o nome do pacote como um comando na consola. Imaginando que instalaste o programa muine (um player de musica) através do Synaptic, abre uma consola e escreve muine e carrega na tecla enter. O muine abrirá. De notar que o muine será encerrado quando encerrares a consola! Para evitar este problema, clica em Alt+F2 e abrirá uma janela com o nome Executar Aplicação; escreves muine para o abrir. Às vezes o comando para abrir o programa não é exactamente igual ao nome do pacote, tenta digitar na consola as letras iniciais do pacote e depois carrega na tecla TAB. Isto vai mostrar o nome do comando ou uma lista de comandos para escolheres.

    * Clica com o botão direito do mouse no Synaptic, seleciona Propriedades no menu e clica no separador chamado Ficheiros Instalados. Vai aparecer uma lista de programas instalados; aquele que estiver na pasta /usr/bin é o nome do comando.


    Como desinstalo um programa?

    Quando quiser remover um programa, fazes o mesmo que quando instala - só precisa de marcar para Remover em vez de marcar para Instalar no passo 2. Se quiser remover os ficheiros de configuração também (por exemplo para tirar umas configurações estranhas) selecciona "Remoção Completa". Lembra-te de aplicar as alterações.


    Instalar software pelo terminal

    Muito frequentemente, verá outros utilizadores de Ubuntu a dizer "pode instalar o programa ABC com este código..." e então vão fornecer-te com um comando que pode escrever no terminal. Isto não é diferente do que o Synaptic faz. De facto, o Synaptic usa estes comandos por baixo da interface amigável do utilizador! Pode encontrar o terminal em aplicações -> Acessórios -> Terminal. Os dois comandos que podes usar são:

    * sudo apt-get install ABC ou sudo aptitude install ABC

    O ABC é só um exemplo, este pacote não existe. A parte do comando sudo significa que tu temporariamente cede direito de super-user/administrador ao comando, desde que forneça uma senha correta do utilizador. É a mesma coisa que acontece quando abre o Synaptic, só que no terminal! Se correr o aptitude sozinho assim sudo aptitude, começas com algo que se parece com uma versão em linha do comandos do Synaptic.


    Também é possivel procurar na linha de comandos como no Synaptic. Tenta isto:

    * apt-cache search ABC ou aptitude search ABC

    Para remover um pacote:

    * sudo apt-get remove ABC e sudo aptitude remove ABC

    Remover também os ficheiros de configuração:

    * sudo apt-get remove --purge ABC e sudo aptitude purge ABC


    Apesar da linha de comandos parecer assustadora para novos utilizadores, como podes ver é simples e fácil de perceber como usar e tem tantas opções como o Synaptic na parte de instalar software. Alguns utilizadores preferem instalar software pelo terminal, outros não. Decide por ti próprio qual gostas mais.



    Instalar um pacote manualmente (.deb, .rpm, .tar.gz, .sh, .bin, .exe, ...)

    Tem certeza que não encontra o pacote no Synaptic? Tentou adicionar repositórios extra? Se tentou isto tudo com pouco ou nenhum sucesso, aqui está como o fazer ao estilo Windows. Faz download do pacote (.deb, .rpm, .tar.gz, .sh, .bin, .exe) depois:

    Pacote Debian (.deb)

    Quando fazer o download de um programa pelo gestor de pacotes, está na verdade fazendo download de pacotes Debian! É possivel instalar individualmente os pacotes de que fizeste download, mas a não ser que tenham sido compilados especificamente para Ubuntu, não é garantido que funcionem. Instalá-los é simples no Ubuntu 6.06 Dapper Drake: Duplo-clique no pacote no Nautilus ou no teu Desktop e o instalador de pacotes vai aparecer:


    Simplesmente carregas no Install Package para instalar. Se te faltarem dependências, ele vai informar-te quais são. Também vai informar se existe uma nova versão disponível nos repositórios!

    Outra forma de instalar pacotes Debian é usando o comando dpkg, que é o que o gestor de pacotes usa para manipular os pacotes Debian (ou simplesmente: debs). A sintaxe é como a seguite: se o teu pacote está localizado no Desktop e o teu username é UbuntuPT, então instalas o pacote teste.deb com dpkg -i /home/UbuntuPT/Desktop/teste.deb. Vai ter de tratar das dependências sozinho, logo não é uma maneira óptima para instalar software.


    Pacote RPM (.rpm)

    RPM é outra forma popular de empacotar software, e é usado por distribuições populares como Suse ou Fedora Core. RPM não é usado pelo gestor de pacotes do Ubuntu, mas existe um comando para converter um RPM num DEB; isto não significa que qualquer RPM vai funcionar no teu sistema. Este programa pode instalar o RPM directamente para que não tenhas de o fazer tu próprio. O comando não está disponivel, logo é preciso instalá-lo - chama-se alien e está disponível pelo Synaptic. Se o teu username é UbuntuPT e queres instalar um pacote RPM chamado teste.rpm localizado no teu Desktop faz sudo alien -i /home/UbuntuPT/Destkop/teste.rpm.

    Desktop Theme (.tar, .tar.gz, .tgz, ...)

    Instalar temas é relativamente simples no Gnome. Abre as Preferências Do Tema que encontrarás em Sistema -> Preferências-> Tema. Com esta aplicação podes mudar ícones, controlos e bordos da janela ao teu gosto. Para instalar temas, simplesmente arrasta e o pacote para a janela das Preferências Do Tema e confirma na janela de diálogo que irá aparecer. Para usar o tema novo, edita um dos temas existentes para usar os teus novos ícones, controles ou bordas da janela.



    Login Screen Theme (.tar, .tar.gz, .tgz, ...)

    Instalar temas para o ecrã de login de uma sessão é tão simples quanto instalar temas para o ambiente de trabalho. Abre as Preferências da Janela de Início em - Sistema -> Administração -> Ecra de Login. Arrasta e o tema para a janela. Confirma na janela de diálogo que aparece. Para usar o tema novo, selecciona-o na lista dos temas.



    Pacote com Source (.tar, .tar.gz, .tgz, ...)

    Nota: nem sempre os ficheiros com extenção .tar, .tar.gz, etc, são arquivos com Codigo fonte dentro deles - estes podem estar pre-compilados! Se o arquivo está pre-compilado, deve haver um instalador ou um binário para executar dentro do pacote.

    Às vezes o que vai ter é um pacote com o source code não compilado. Felizmente, não é preciso ser um programador para saber como compilar e instalar um pacote com source code. Antigamente, esta era a única forma de instalar software em Linux e existe uma forma standard para instalar estes ficheiros. Pode não funcionar em todos os casos, mas irá funcionar na maioria (se tiveres as dependências instaladas). Para compilar um pacote é preciso primeiro extrair para algum lado. Isto é fácil de fazer, simplesmente clica com o botão direito do rato no pacote e selecciona Extrair para Aqui.




    Para continuar é preciso ter os programas de compilação instalados. Eles veem todos no pacote build-essential, disponível no Synaptic. Quando tiveres os programas de compilação instalados, abre um terminal e muda para a directoria que acabaste de extrair (se não tens a certeza de como fazer isto vê : #Navegar no Terminal). Quando estiveres na pasta certa, tens de executar um script de configuração: ./configure. Não te preocupes se ele se queixar que não há nenhum script - muitos pacotes não o têm! Depois compilas com o comando make e depois de compilado pode ser instalado. Existem 2 maneiras:

    Instalação Normal: Se queres instalar da forma "primitiva" normal, escreve sudo make install. Para remover os ficheiros temporários corre make clean. Para remover o programa corre make uninstall. Estes dois comandos de limpeza podem não funcionar sempre, no entanto, o programador precisa de os ter activos.


    Instalação usando Gestor de Pacotes:
    Se queres instalar de maneira a poderes remover facilmente pelo Gestor de Pacotes, primeiro instala o pacote checkinstall ( sudo apt-get install checkinstall ). Para instalar o pacote depois faz sudo checkinstall. Isto vai demorar um pouco mais que a instalação normal e provavelmente será preciso escrever uma descrição do programa.



    Autopackage (.package)

    O formato Autopackage é suposto ser um instalador de pacotes nas distribuições Linux "Neutra". Este usa o seu próprio sistema de gestão de pacote, que é feito um download da Internet e instalado com o primeiro Autopackage que se instalar. Para instalar um autopackage chamado teste.package, localizado no Desktop do utilizador UbuntuPT, primeiro confirma que tem #Permissões para executar no sistema, depois corre /home/UbuntuPT/Desktop/test.package. O instalador irá fazer umas perguntas, provavelmente qual a tua password.

    Klik package (klik:// → .cmg)

    Klik é um repositório online de software que usa o seu próprio protocolo chamado klik:// ( semelhante a http:// ) para permitir instalar um pacote a partir do seu site clicando num link no Web Browser. Para usar o Klik é primeiro preciso instalar os pacotes binutils libstdc++5 rpm gnome-about usando o Synaptic e depois correr este comando na Consola: wget klik.atekon.de/client/install -O -|sh que irá fazer o download e instalar o cliente klik. O Klik dá a volta tanto ao Gestor de Pacotes como ao sistema de ficheiros; tudo o que é preciso para correr o programa está incluido num ficheiro .cmg localizado no Desktop depois da instalação estar pronta. Para correr simplesmente Duplo-clique no ficheiro para correr a aplicação. Para remover é só preciso apagar o ficheiro .cmg .

    Shell Script Installer (.sh, .bash)

    Pode correr um shell script pela consola com o comando sh. Se o script se chama teste.sh e est´s no desktop do utilizador UbuntuPT, pode ser instalado correndo : sh /home/UbuntuPT/Desktop/teste.sh .

    Binary Installer (.bin, ...)

    Se o instalador é chamado de teste.bin e está localizado no Desktop do utilizador UbuntuPT, pode ser corrido a partir da Consola com /home/UbuntuPT/Desktop/teste.bin. Atenção que o instalador pode precisar de #Permissões para executar no teu Sistema de Ficheiros

    Executável Windows (.exe)

    Se, depois de procurar na Internet por um programa Linux equivalente a um programa de Windows que queres instalar, e não houver programa para o substituir, existe uma possibilidade do programa correr em Linux. Isto não é uma solução correcta para o problema, de todo, mas para algumas pessoas é a única maneira. Para correr programas executáveis de Windows é preciso instalar um pacote chamado wine. Quando estiver, corre no terminal o comando wine CAMINHO em que CAMINHO é o caminho para o EXE. Se o utilizador UbuntuPT tem um EXE chamado teste.exe na pasta home, é preciso correr o comando wine /home/UbuntuPT/teste.exe para o executar. Atenção que correr programas Windows com o wine é na maioria dos casos problemático, e pode não funcionar a nível satisfatório; muitas vezes nem funcionam.

    Se o executável é um Instalador, o programa vai ser instalado numa pasta escondida localizada na home. Se o utilizador UbuntuPT instalar um programa chamado Teste, este vai provavelmente ser instalado na pasta "/home/UbuntuPT/.wine/drive_c/Program Files/Teste" (Lembra-te de incluir aspas em caminhos com espaços no nome quando se escreve num terminal). Os EXE's dentro dessa directoria podem ser executados com o wine. Podes criar um atalho/launcher no desktop, de modo a facilitar o acesso à aplicação. Aqui fica um exemplo de um programa Windows a correr com wine:



    Continua...
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Apêndice

    O que vem a seguir não está directamente ligado com instalação de software e temas.

    Activar repositórios extra

    Numa instalação básica do Ubuntu, este está configurado para usar o repositório principal (main). Existem no entanto outros repositórios oficiais (ou secções no servidor Ubuntu) que não estão logo disponíveis. Existe um chamado Universe que é o maior. É uma fonte de software mantido pela comunidade, mas que não é suportado oficialmente pelo Ubuntu. Existe também uma secção chamada Multiverse que contêm software sob licensas problemáticas. A terceira secção é chamada de Restricted e é uma pequena fonte de software restrito sob copyright.

    Para activar o resto dos repositórios, abre o Synaptic e selecciona a opção no menu : Configurações -> Repositórios. Aqui está uma lista dos repositórios actuais. Para activar repositórios que faltam escolhe os repositórios marcados como binários, clica no Adicionar e selecciona as caixas dos repositórios que queres activar.




    Quando estiver feito, o Synaptic deve perguntar se queres actualizar a tua lista de pacotes: aceita. Agora a lista de pacotes disponíveis deve aumentar significativamente.


    Usar o CD como repositórios de pacotes offline

    A melhor forma de instalar novo software no Ubuntu é estar ligado a Internet, mas às vezes isso não é possível. Quando se instala o Ubuntu pela primeira vez, o CD de instalação deve ter sido adicionado como um repositório. Se não estiver, pode ser adicionado na mesma janela em que se activou os repositórios extra. Existe um botão marcado como Adicionar CD; carrega no botão, insere o CD e este vai ser adicionado como um repositório.


    Pode-se instalar software pelo Synaptic estando desligado da Internet, tendo o CD inserido. Atenção que o CD só tem software do repositório MAIN, não tem Universe, Multiverse nem Restricted!


    Navegar no Terminal

    Por defeito, o terminal no Ubuntu é o Gnome Terminal. Este pode ser encontrado em Applications → Accessories → Terminal. Um terminal é de certa forma bastante semelhante a um file manager, visto que se encontra sempre numa determinada pasta, sendo capaz de entrar noutras pastas e gerir os ficheiros regularmente. Quando o corres, estará geralmente na tua home. Caso desejes confirmar q este se encontra na tua home, digita `pwd', premindo a tecla enter. O output("resultado") do comando pwd é o caminho da pasta actual. Exemplo: Se o utilizador UbuntuPT se encontra na sua home, o output será /home/UbuntuPT.

    Para veres a lista de ficheiros e pastas q se encontram na pasta actual, corre o comando `ls'. Se queres subir na árvore de directorias, usa o comando `cd ..'. Se queres descer na árvore de directorias, usa o comando `cd NOME' onde NOME é o nome da pasta para onde desejas ir. Exemplo: se o utilizador UbuntuPT está na sua home e nesta pasta se encontra outra chamada teste, ele vai fazer `cd teste' para entrar na pasta teste. Caso queira voltar para trás, corre o comando `cd ..'. Caso se perca, pode apenas fazer `cd'; isto vai trazê-lo de volta à sua home.


    Como adicionar um launcher/atalho ao teu desktop

    Estes são bem conhecidos no windows. Os launchers sao atalhos para as tuas aplicações q têm como objectivo facilitar a execução destas. Para adicionares um launcher, clica com o botão direito em qualquer sítio do teu desktop e selecciona Create Launcher... Com isto é aberto um dialogo onde inseres a informação acerca do launcher. Lembra-te de meter o nome, bem como o caminho do executável. É isto que um utilizador carl deve fazer, caso deseje um launcher para o executável teste localizado na sua home:






    Permissões

    Para alterar as permissões para que o ficheiro possa ser executável, clica com o botão direito no ficheiro e selecciona Propriedades; uma janela vai abrir. Clica na aba Permissões. Dentro da janela vão estar umas caixas que podes clicar para dizer ao sistema o que tens permissão de fazer com o ficheiro. Escolhe a caixa que diz Executar na parte de diz Dono.


    Também podes executar na consola o comando chmod +x /home/UbuntuPT/Desktop/teste.bin para tornar o ficheiro executável.



    Porque foi criado este guia

    Como o Simon Gray ( Criador da versão original deste texto ) mencionou:

    As they say in China: "Give a man a fish and you feed him for a day. Teach a man to fish and you feed him for a lifetime."
    Créditos

    Versão original criada por Simon Gray em - Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Traduzido por Toukas e iGama
    Algumas mudanças por \/3NOM

    Esta versão do Ubuntu está espetacular. Supreendeu-me em todos os aspectos.

    Ao vasculhar a internet encontrei o tutorial que me ajudou a instalar e configurar o Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) com sucesso.

    Espero que gostem pois este tutorial me ajudou a tirar muitas dúvidas com relação de instalação de programas no linux.


    flw!

    Comment


    • Font Size
      #3
      Showwwwwww

      Comment


      • Font Size
        #4
        Caracaa!!
        Excelente Tuto ae Venom!!
        Pirei ae!!
        HAUAHUA
        Parabens!! Muito bom!
        Não te engane. De Deus não se zomba, o que o homem plantar, é o que ele vai colher. (Gálatas 6:7)


        sigpic


        Comment


        • Font Size
          #5
          Puuuuuuuuuuuuuuuuutz... thanks do tamanho da web mano...


          Show de bola mesmo
          sigpic

          Comment


          • Font Size
            #6
            Muito bom o tutorial Venon

            cabei de instala o ubuntu e esse tutorial me ajudo, você não sabe o quanto ! vlw cara !

            Gostou do meu Post? seja educado peça


            Msn: andersondex@hotmail.com
            Skype: dex.oficial

            Comment


            • Font Size
              #7
              [b] Excelente esta de parabéns !!!!

              muito bommmmmmmmmmmmmmm
              sigpic
              Milorde - Conhecimento não é crime
              Fui útil ? Clique em OBRIGADO


              Milorde & Marissa


              [/CENTER]

              Comment


              • Font Size
                #8
                Postado Originalmente por V3NOM Ver Post
                As they say in China: "Give a man a fish and you feed him for a day. Teach a man to fish and you feed him for a lifetime."!
                Oo pra mim eles falaram mandarim lá na china... epic failed

                Po eu já vi esse tutorial, e simplesmente adorei, lembro que apanhava pra usar ubuntu na época, e me ajudou tanto

                então pra quem usa(pensa em usar) deveria ler , ctz será util

                e obrigado Venom por compartilha

                Comment


                • Font Size
                  #9
                  Paraabenss mtoo boom tutoo caraa, vo bota isso aqui no ubuntu, até eu ñ consigui o backtrack
                  sigpic


                  Gostou do meu tópico, seja um bom e educado garoto e dê Obrigado!
                  MSN: thunderyuster@hotmail.com

                  Comment


                  • Font Size
                    #10
                    Cara, tutorial simplesmente show
                    me tirou duvidas, vou salvar ele aqui

                    demais ++
                    sigpic
                    Faça parte você também pela campanha da vida: Eu cuido da Minha, você cuida da sua!

                    Comment


                    • Font Size
                      #11
                      Cara,

                      Muito bom, fixed ae por que ta show de bola.
                      Obrigado por contribuir.
                      Abraços.
                      Mesmo longe, eu estou perto. Guia do Hacker 4ever.

                      Comment


                      • Font Size
                        #12
                        Realmente SHoWWWWwwwwwwwwwwwww de bola!
                        Muito bom, uso o Ubuntu e já sabia.... mais ta muito bom pra quem não sabe usar ele ainda...

                        Comment


                        • Font Size
                          #13
                          Muito bom mesmo.
                          SEJA ÚNICO E NÃO IMITE OS OUTROS E NEM COLOQUE PARA TRÁS QUEM ESTA NO COMEÇO AGORA.

                          USEM SEUS CONHECIMENTOS PARA O BEM E NÃO PARA O MAL AMIGOS PORQUE O MAL NÃO LEVA A NADA E O BEM SEMPRE GANHAREMOS COISAS MELHORES.


                          Comment


                          • Font Size
                            #14
                            Excelente...
                            muito simplificado e bem direto... poste nota 10...
                            Não Acha Estranha Essa Frase:
                            Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

                            Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


                            Fã ->Nickguitar.dll


                            Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
                            Então click na imagem e ajude-nos com os links off

                            Comment


                            • Font Size
                              #15
                              muito bom,acabei de aprender como se desinstala um programa,pois nao sabia.excelente post!!

                              Comment

                              X
                              Working...
                              X