Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Windows Power Shell

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Windows Power Shell

    Sempre senti falta de um bom Shell em ambientes Microsoft.

    Quem usa Windows sempre careceu de uma alternativa interessante que pudesse ser, pelo menos minimamente, comparada com o Bash dos sistemas Unix-like. Ao meu ver, esta alternativa é o Powershell!

    Há quem considere o Powershell demasiadamente vervboso. Há quem não goste do Powershell por sua “dependência” com o .NET Framework. Eu gosto do Powershell por essas mesmas duas razões.

    Nessa nova série pretendo demonstrar boas funcionalidades do Powershell para desenvolvedores. No post de hoje, mostro alguns conceitos fundamentais.

    O que é o Powershell?

    Windows Powershell é a promessa (ainda?!) da Microsoft para revolucionar o mundo da gestão de sistemas por meio de shells baseados em linha de comando. Através de pipelines baseadas em objetos, do ponto de vista de administradores de sistema, Powershell constitui um enorme salto em produtividade e potencialidade.

    Powershell é mais que uma versão aprimorada do Prompt de Comandos do Windows. Powershell é voltado a scripts e é parte integrande do Windows em versões posteriores ao 2008. Se o seu Windows não possui Powershell, baixe-o aqui.
    Considerações importantes para o Powershell

    Alguns aspectos do Powershell são muito relevantes para quem está começando. Considere:
    Powershell funciona muito bem com comandos e aplicações padrões do Windows. Isso significa que não é necessário descartar qualquer conhecimento que você já possua sobre como utilizar o Prompt de Comandos do Windows;
    Powershell apresenta um tipo interiramente novo de comandos: os cmdlets. Esses comandos obedecem uma sintaxe padrão baseada em “Verbo-Substântivo” fácil de lembrar;
    Powershell entende e consegue manipular objetos. Na prática, podemos instanciar e manipular objetos .NET diretamente no shell;
    Powershell é auto-explicativo. Com apenas três comandos o usuário consegue obter informações sobre como utilizar e o funcionamento das funcionalidades que o Powershell oferece;
    Powershell facilita a construção de scripts permitindo a automação de tarefas simples;
    Powershell tem suporte nativo para muitas tecnologias. Com ele é fácil trabalhar com .NET, COM, WMI, XML, AD, …;
    Powershell simplifica a utilização de depósitos de dados. Um mesmo modelo de trabalho é utilizado para manipular, por exemplo, o registro do windows e a estrutura de arquivos e pastas.
    Iniciando o Powershell

    Carregar o Powershell é muito fácil. Na prática, basta iniciar o Powershell.exe no lugar de cmd.exe. Você também encontra o Powershell em “Iniciar – > Todos os Programas –> Acessórios –> Windows Powershell”.



    Download: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
X
Working...
X