Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como montar um servidor pessoal ? Tipo FTP

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Como montar um servidor pessoal ? Tipo FTP

    Olá essa e uma dúvida, mas não sei qual lugar colocar esta pergunta, então como tem haver como servidores, e linux, estou postando aqui.

    Queria basicamente montar um servidor, com meu próprio computador, nada muito profissional, mais uma coisa pessoa mesmo, e tipo um servidor FTP.

    fazer um servidor no meu computador, onde possa ser acessado por outras pessoas, ou por min mesmo, mas onde não seja com rede interna, seria mais um rede externa. Onde a pessoa tendo o endereço do servidor e uma senha, ela poderia ver os arquivos dentro deste servidor, e pode-se colocar arquivos e baixar os arquivos lá de dentro.

    Qual melhor distro para isso ?
    Como posso fazer ?
    Quais ferramentas são necessárias ?
    Como configurar ?

    Já procurei isso aqui no G.H, mas não achei nada que tira-se exatamente minha dúvida, Se possível poderia explicar passo passo, por que sou novato nesse tipo de coisa, claro que qualquer resposta e bem vinda.

    Agradeço, desculpe se errei a área para postar essa pergunta, mas peço que pelo ou menos aceite, para que possa tirar a essa dúvida.
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    A tag IMPORTANTE é permitida somente à STAFF GUIA DO HACKER.
    .
    NÃO ME RESPONSABILIZO PELOS SEUS ATOS!

    Ajude o GH : |Recrutamento de Divulgadores |Doação| Camisa Guia Do Hacker|


    |Rádio GH||Regras e Termos de Uso|SEGURANÇA GH|


    sigpic


    Comment


    • Font Size
      #3
      Vamos lá.

      Distrito = Tanto faz, mas se quiser algo melhor use uma versão Server ( não possui modo grafico ) como o Ubuntu ou o Gentoo, CentOS

      Como posso fazer ?
      Vamos pensar, você quer um meio de comunicação aberto entre você e o usuario certo ?
      Então vamos instalar um servidor http
      algo como apache ou ngix.
      Caso queira fazer algo com login crie uma pagina index.php e faça um sistema simples de login
      ( caso queira logins multiplos , utilize um banco de dados como MySQL ou qualquer outro )

      Caso queira utilizar ftp tera que instalar um software especifico.
      Isso não sei ao certo o nome do software ( recomendaria o filezilla server , mas o mesmo so tem para o windows).

      Ok uma procurada rapida do Google e descobri o proftpd
      disponivel para as distritos acima.
      Procure como instalar o mesmo na Google
      ( simplesmente apt-get install Nome "ubuntu like", yum "em algumas distritos" , mas não vou falar disso aqui)

      Feito isso temos um servidor.
      Porém como podera ver , o servidor não funciona ainda.
      Mas o porque ?
      Bem temos um servidor , mas as portas do modem /roteador ainda estão bloqueadas.
      Procure na google um video especifico de seu modem para desbloquear as portas.

      e Pronto agora temos um servidor , asim que alguem digitar o IP dele no navegador , teremos nosso Servidor trabalhando.


      Agora vamos pensar que você queira algo mais facil de memorizar do que um IP, ou que seu Ip seja dinamico.

      Bem então devemos utilizar não mais o IP como meio de comuniação entre CLIENTE-INTERNET-SERVIDOR

      Porque não usamos um Dominio ?
      Para isso precisaremos de um Servidor DNS rodando também,
      Ou poderiamos utilizar um serviço free como o no-ip

      Caso for usar Dominio veja esta materia

      Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...




      Quais ferramentas são necessárias ?
      Apache/nixg - Servidor http
      proftpd - Servidor ftp
      Bind- Servidor DNS ( opicional)

      Como configurar ?
      Google It

      Comment

      X
      Working...
      X