Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como programar melhor no linux

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Como programar melhor no linux

    Este é um Tutorial Básico do Vim, ele te ensinará a como dominar o editor de texto Vim e no final do tutorial você verá como esse editor de texto pode te ajudar a programar melhor.

    O Vim é um editor de texto muito poderoso, uma versão aprimorada e poderosa do editor de texto vi. O Vim consome um pouco mais de memória do que o vi, ambos são muito bons, mas eu prefiro usar o Vim. De qualquer forma todos os comandos ensinados aqui estarão disponíveis para uso em ambos editores.

    Vamos começar instalando o Vim, vou mostrar aqui as maneiras mais fáceis e rápidas de instalar pelo terminal.

    Debian Linux:
    Código:
    apt-get install vim
    Fedora Linux:
    Código:
    yum install vim
    Red Hat Linux:
    Código:
    up2date -i vim
    Arch Linux:
    Código:
    pacman -S vim
    Gentoo Linux:
    Código:
    emerge vim

    Perceba que eu faço alusão as famílias que alguns chamam de núcleo, apesar de ser errado pois o núcleo é Linux.
    Ou seja se você usa Ubuntu, BackTrack e Linux Mint por exemplo, todos eles são família Debian, então todos instalarão com o comando "apt-get".

    Talvez alguns comandos aqui não funcionem perfeitamente pois podem precisar de argumentos que eu não citei, caso isso aconteça você pode baixar o Vim do site oficial. Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...


    O tutorial consiste em uma breve explicação do funcionamento do Vim com alguma das teclas de atalho de maior importância, eu não citarei todas as teclas e nem todas as funções, um material mais detalhado vocês podem encontrar pela internet.

    Nós podemos começar abrindo o Vim de duas formas no terminal.
    1. Digitando o nome do programa.
    Código:
    $ vim
    Dessa forma o vim abrirá em branco.

    2. Digitando o nome do programa seguido por um nome de arquivo.
    Código:
    $ vim curso_de_programacao.txt
    Se o nome do arquivo digitado existir e estiver na pasta que você está no terminal, o arquivo abrirá e seu conteúdo poderá ser lido, caso não exista nenhum arquivo com esse nome na pasta o vim criará o arquivo e entrará na interface com o arquivo já salvo no nome escolhido. Entretanto se você abandonar o arquivo sem modificar e sem salvar o vim tratará de eliminar o arquivo para não manter nenhum arquivo de texto em branco.

    Logo que entramos no vim o editor se encontrar no "Modo Normal", neste modo não é possível escrever nada no editor e as teclas pressionadas corresponderão aos atalhos.

    Para começarmos a escrever no vim precisamos apertar a tecla "i". Essa tecla permite inserir texto na posição em que o cursor está, eu digo isso pois existem outros atalhos do vim que permitem que você pule com o cursor para outro ponto do texto ou da tela.

    Se você quiser entrar no "Modo Normal" novamente pressione [ESC].
    Sempre que você quiser executar qualquer atalho ou comando no vim você precisará voltar para o Modo Normal pressionando a tecla [ESC] abandonando assim o modo de inserção de texto.

    No Modo Normal você pode navegar com o cursor utilizando as teclas "h,j,k,l". No início pode parecer bem complicado mas se você treinar navegar pelo texto com essas teclas você vai conseguir editar os seus textos muito mais rápido, pois não precisará deslocar a mão das letras para as setas, para quem tem prática em utilizar o vim isso economiza muito tempo. No Modo Normal você poderá navegar tanto com as teclas "h,j,k,l" quanto com as setas, caso você não se acostume e não queira aprender (não é difícil), utilize as setas mesmo. No modo de inserção de texto você só poderá navegar pelo texto com as setas, isso é meio óbvio mas é bom avisar.

    Mapa das teclas para mover o cursor no Modo Normal.

    ^
    k
    <-- h l -->
    j
    v
    Ainda no Modo Normal, se você não estiver nele pressione [ESC], aprenderemos a salvar e sair do vim. Para isso pressione ":" (dois pontos, , preste bastante atenção quando você pressionar : aparecerá um símbolo de dois pontos no rodapé do vim. Quando você pressiona ":" o vim abre uma espécie de console onde você poderá executar comandos suportados pelo vim.

    Neste console você poderá digitar "w" para salvar e "q!" para sair. Os comandos aparecerão :w e :q! respectivamente. Se você quisar salvar e sair ao mesmo tempo basta digitar :wq mas preste atenção, tem que digitar :wq e não "qw", caso contrário você sairá sem salvar, o "w" tem que vir primeiro para que ocorra o salvamento antes do "q" de quit.
    Você pode "salvar como" digitando

    Código:
    :w nomedoarquivo.txt
    Você pode salvar os arquivos com qualquer extensão, eu por exemplo costumo abrir o vim digitando:

    Código:
    $ vim projeto.c
    Assim eu já abrirei o vim com o arquivo salvo na extensão ".c" o que me disponibilizará syntax highlight do meu texto, um recurso que ajuda muito a qualquer programador.

    Se você abrir algum arquivo de texto e não modificá-lo, ou se o seu arquivo já estiver salvo sem nenhuma modificação após o último save, você pode sair digitando apenas :q não precisa digitar :q! nesse caso.

    Agora vamos aprender os recursos de deleção do vim, que é um dos pontos que eu mais gosto.

    Para deletar apenas um caracter mova o cursor até o caracter que deseja remover no modo normal e aperte "x". (Esses comandos são sem aspas, basta apertar x)
    Você pode deletar uma palavra inteira de uma vez, basta ir com o cursor até a primeira letra da palavra e digitar "dw".
    Se você quiser deletar da metade da linha até o final sem deletar o que está atrás do cursor basta você digitar "d$" com o cursor no meio da linha, esse comando deleta tudo o que estiver abaixo do cursor até o final.
    Se você quiser deletar a linha toda basta digitar "dd".

    Esses comandos de deleção facilitam muito, você não precisa ficar mais segurando backspace ou delete durante vários segundos para deletar uma ou várias linhas, e você tem esse recurso do dw para deletar uma palavra inteira que facilita bastante também.

    Para desfazer a ação anterior no modo normal digite "u". Para desfazer todas as modificações de uma linha digite "U" (maiúsculo). Isso facilita para não ter que apertar u (que é o nosso ctrl+z) várias vezes caso tenha feito várias besteiras em uma linha.
    Você pode "refazer" digitando Ctrl+r no modo normal.

    Você pode inserir uma linha inteira que foi deletada com dd, basta você digitar "p". Isso é muito útil para organizar alguma coisa no texto caso você tenha digitado uma linha inteira no lugar errado, ao invés de ir até a linha selecionar tudo, copiar, ir para o lugar certo e colar, basta apertar dd ir até o novo local e apertar p.

    Para substituir um caracter sob o cursor basta apertar r e digitar a nova letra, dessa forma a letra irá mudar e voltará automaticamente para o modo normal. Se você quiser sobrepor uma linha toda (ir digitando e as letras irem substituindo tudo o que tiver pela frente) basta apertar R.

    Se o documento tiver muitas páginas você pode pular para um página digitando o número da página (o número não aparecerá na tela, não estranhe) e apertando Shift+g. Caso queira saber a sua localização no arquivo basta apertar Ctrl+g.

    Para procurar alguma letra ou palavra no arquivo (find, search) basta apertar / e aparecerá uma / no rodapé do vim como acontece no modo console com o : e tudo o que você digitar depois da barra o vim irá procurar e destacar.
    Você pode navegar pelas palavras encontradas digitando "n".

    Para quem trabalha com Lisp ou programação com muitos parêntesis ou colchetes e chaves você pode deixar o cursor sobre um dos símbolos e apertar % para descobrir qual par casa com ele, útil para ver se você lembrou de fechar algum parêntesis.

    O comando mais útil para programadores como eu e um dos principais motivos para se utilizar vim para programação é a possibilidade de executar um comando externo do terminal enquanto ainda está dentro do vim, para isso basta digitar :! e o comando.

    Código:
    :!ls
    Eu gosto muito de utilizar esse poderoso recurso para compilar e rodar meu código direto do vim.

    Código:
    :!gcc -o projetocompilado projeto_em_c.c && ./projetocompilado
    Dessa forma o arquivo é compilado, executado, eu vejo o resultado do programa, e quando ele é finalizado a tela volta automaticamente para o vim, dessa forma eu já estou pronto para modificar ou continuar trabalhando no projeto rapidamente.

    O tutorial já ficou grande demais, há mais alguns atalhos aqui que também são básicos mas que não convém ensinar agora, depois vocês podem procurar mais material sobre o vim na internet.

    Eu realmente recomendo muito o uso do vim, eu não utilizo IDE's para programar, sempre preferi utilizar editores de texto, e até pouco tempo atrás eu utilizava o gedit, mas o vim é muito mais poderoso e prático quando se fala em programação e edição em geral, o uso do vim é extremamente recomendado.

    Espero que possam aprender a usá-lo e que consigam fazer um bom uso do vim. Estou para implementar umas funções no vim que ajudam na hora de salvar e compilar os projetos até mais rápido do que usando o :! mas eu ainda não fiz aqui, assim que eu configurar o meu vim se alguém se interessar eu faço um tutorial rápido de como configura para que vocês assim como eu possam ter um rendimento maior na hora de programar no linux.


    Shalom!


    PS: Não sabia qual seria o melhor local para postar o tutorial, se é aqui em Linux>Programação ou Linux>Tutorial e Dicas, se estiver errado por favor mova-o e me desculpe.

    Comandos do Vim:
    Código:
    Pressionar [ESC] vai colocá-lo no Modo Normal ou cancelará um comando indesejado ou parcialmente completo.
    :q! para sair
    :wq para salvar e sair
    Para deletar um caracter sob o cursor no Modo Normal digite: x
    Para inserir texto na posição do cursor enquanto estiver no Modo Normal digite: i  digite o texto [ESC]
    Para deletar do cursor até o fim de uma palavra digite: dw
    Para deletar do cursor até o fim de uma linha digite: d$
    Para deletar uma linha inteira digite: dd
    Para desfazer um ação anterior, digite: u (minúsculo) 
    Para desfazer todas as modificações em uma linha digite: U (maiúsculo) 
    Para desfazer os undo's digite: CTRL-R
    Para inserir um texto que já foi deletado, digite p . (Insere linha deletada com "dd")
    Para substituir o caracter sob o cursor, digite r e então o caracter que irá substituir o original.
    Digite cw para mudar do cursor até o fim de uma palavra, c$ para mudar até o fim da linha.
    Ctrl-g mostra a sua localização no arquivo e o status do mesmo. 
    Shift-G move para o final do arquivo. Um número de linha seguido por Shift-G move para esta linha. (Digite o numero da linha e pressione Shift-G, o numero nao aparecera na tela)
    Digitando / seguido de uma string procura À FRENTE por essa string. Digitando ? seguido de uma string procura na DIREÇÃO OPOSTA por essa string. Após uma busca, digite n para achar a próxima ocorrência na mesma direção ou Shift-N para procurar na direção oposta.
    Digitando % enquanto o cursor está sobre um (,),[,],{, ou } localiza o par que casa com ele.
    Para substituir 'novo' pelo primeiro 'velho' em uma linha digite :s/velho/novo #Para substituir 'novo' por todos 'velho's em uma linha digite :s/velho/novo/g #Para substituir strings entre duas linhas #'s digite :#,#s/velho/novo #Para substituir todas as ocorrências no arquivo digite :%s/velho/novo/g #Para pedir confirmação em toda substituição adicione 'c' :%s/velho/novo/gc
    :!comando executa um comando externo.
    :w ARQUIVO salva o arquivo corrente no Vim para o disco com o nome ARQUIVO.
    :#,# ARQUIVO salva as linhas # até # no arquivo ARQUIVO.
    :r ARQUIVO recupera ARQUIVO de um arquivo do disco e o insere dentro do arquivo corrente no posição do cursor.
    Digitando o abre-se uma linha EMBAIXO do cursor e coloca o cursor na linha aberta no Modo de Inserção. Digitando um O maiúsculo abre uma linha ACIMA da linha onde o cursor está.
    Digite um a para inserir texto DEPOIS do caracter onde está o cursor. Digitando um A maiúsculo automaticamente adiciona texto no final desta linha.
    Digitar um R maiúsculo entra no Modo de Substituição (Replace mode) até que [ESC] seja pressionado.
    Digitar #:set xxx" ativa a opção "xxx" (Complicado)
    sigpic
    Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,
    entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20)

    https://twitter.com/jackads
    http://www.facebook.com/jackson.beneteferreira

  • Font Size
    #2
    Gostei muito, obrigado!

    Comment


    • Font Size
      #3
      Ta na Área Certa broder...
      muito bom o artigo, quero ver se coloco ele como leitura obrigatoria, na area de certificação, que estou pensando em propror, valeu.
      Não Acha Estranha Essa Frase:
      Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

      Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


      Fã ->Nickguitar.dll


      Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
      Então click na imagem e ajude-nos com os links off

      Comment


      • Font Size
        #4
        poderiam postar tutoriais e exercidos práticos para aprendermos a programar no linux

        Comment

        X
        Working...
        X