Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Freebsd O Poder dos Servidores em suas Mãos

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Ebook Freebsd O Poder dos Servidores em suas Mãos

    Livro Brasileiro de FreeBSD (Segunda Edição): Agradecimentos e Apresentações


    Com as Palavras do Autor, Denis Souza.

    "Pessoal,

    Quando começamos a escrever o livro “FreeBSD: O Poder dos Servidores em Suas Mãos” pela editora Novatec em 2009, não tínhamos como imaginar o que aconteceria. Nossa ideia era tentar fazer um bom trabalho e fazer algo que conseguisse ajudar as pessoas. Lembro que o livro se desenhou nos bastidores de um ônibus em direção à Avenida Paulista na cidade de São Paulo.

    Depois de escrever neste ônibus o projeto do livro, a editora Novatec aceitou o projeto e ajudou a criar a obra. Recordo que foram investidos 2 anos dedicados a compor algo que tinha uma boa qualidade e que fizesse sentido compartilhar com os usuários de FreeBSD, mas que fosse também aplicado a outros sistemas operacionais. Graças a Deus encontrei uma esposa com paciência para os desafios de TI (coisa muito rara hoje em dia!). Para a minha surpresa, foi uma grande alegria a boa aceitação do livro e os fantásticos comentários que recebo até hoje. Mas com o tempo, os exemplares acabaram e os pedidos de novos exemplares continuavam a chegar.

    O tempo passou e o livro precisou ser atualizado para acompanhar a evolução do FreeBSD, mas me encontrei cercado de trabalho. Os filhos chegaram e ficou complicado trabalhar nas madrugadas como na primeira edição. Foi neste momento que conversando com o Felippe Motta (Lippe) entendi que era a hora de arregaçar as mangas e retomar o trabalho.

    Com a ajuda do Felippe, conseguimos montar uma ótima equipe para revisar o livro e atualizar seu conteúdo. Contamos com o auxílio de pessoas fantásticas como o Thomas Abthorpe (importante membro da comunidade FreeBSD), Vinícius Zavam, Victor Detoni e Wellington Luiz.

    O Vinicius nos forneceu uma visão bem ampla do potencial oferecido pelo FreeBSD, descrevendo diversos serviços que podem ser implementados na versão 9.0. Uma das maiores novidades do seu texto foi a integração de dispositivos existentes no mundo Apple. O Victor teve uma importante contribuição ampliando o texto com as visões do OpenBGP e Quagga customizados para o FreeBSD. Já o Wellington teve a paciência para refazer e atualizar a visão do MSF (Metasploit Framework). Já o Felippe trabalhou um conteúdo especial que guia o leitor na tarefa de como contribuir com a comunidade do FreeBSD.

    Mas quando livro ficou pronto recebemos o comunicado da editora Novatec informando que as livrarias estavam querendo livros com outro temas (virtualização, Android, etc) e não mais livros falando de FreeBSD. Assim, tive que procurar outros caminhos para colocar o livro disponível. Foi neste momento que alguns leitores indicaram a Amazon e a Apple. Decidi pela Amazon pelas possibilidades e pelo modelo mais maduro. Vejo hoje que trabalhar com a Amazon tem sido um maravilhoso desafio. Tivemos que investir um pouco mais de tempo para adaptar o template, que não estava pronto para o formato ebook da Amazon. Praticamente tive que refazer todo o trabalho de edição e adaptação, entendendo como o livro poderia ser lido em Notebook, iPads, Tablets e dispositivos Kindle. Acredito que temos ainda muito a melhorar e acredito que vamos melhorá-lo.

    Navegando na página do livro na Amazon, vemos uma pequena amostra do livro (apresentação, agradecimentos, prefácio, índice, capítulo 1 e uma boa parte do capítulo 2). Esta amostra pode ser baixada para avaliação no endereço seguinte:

    Código HTML:
    http://www.amazon.com/FreeBSD-Servidores-Portuguese-Edition-ebook/dp/B00FFZOE8Y/

    Na minha opinião, uma das grandes vantagens do ebook é deixar o autor com a possibilidade de atualizar o livro e distribuir a nova versão sem custos para os leitores que já o compraram. Isto dá flexibilidade e possibilita ao leitor ter uma versão sempre atualizada para ser vista em celulares, tablets, notebooks e PCs.
    Veja que se olharmos o livro de forma macro, podemos dizer que é impossível fazer um bom trabalho sem a participação dos leitores. Assim, saiba que a sua opinião é muito importante para a melhoria deste projeto e quero que você se sinta parte deste sonho, porque você é realmente parte deste projeto e não poderia dizer o contrário. Quero convidá-lo a contribuir, a comentar e a melhorar o conteúdo deste livro!"

    Forte abraço,
    Denis

  • Font Size
    #2
    valeu, cara tô precisando aprender freebsd meu chefe tá me cobrando e meu certificado LPIC v1 também.

    Comment

    X
    Working...
    X