Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ddr, sdram, dimm

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Ddr, sdram, dimm

    DIMM significa "dual inline memory module". Ou seja, são módulos (pentes) de memória com um banco de cada lado. Assim, tanto as memórias DDR quanto SDR usadas nas placas-mãe são DIMM.
    Outro tipo de pente de memória, já em desuso há vários anos, é o "SIMM" (single inline memory module), pentes de memória com capacidade apenas para 1 lado (1 banco), e eram encontrados no padrão de 72 pinos (32 bits) ou 30 pinos (8 bits). Pentes DIMM são de 64 bits.
    Já as memórias encontradas em placas de vídeo podem ser SDR ou DDR, mas não são DIMM, pois não usam um "pente de dois lados".

    Já a memória ser DDR (double data rate) ou SDR (single data rate) tem a ver com as características do chip, se este transfere 1 ou 2 dados por ciclo de clock.
    DDR, obviamente, é o tipo de memória que transfere 2 dados por ciclo de clock, enquanto SDR transfere dados apenas 1 vez por ciclo.

    Outra sigla comumente encontrada é "SDRAM". Significa "Syncronous Dynamic RAM". Ou seja, memória RAM dinâmica síncrona. Aí vem mais significados...

    O que significa "síncrona"? Atualmente as memórias são todas síncronas, ou seja, trabalham com base em um clock. Antigamente, memórias como EDO (enhanced data output) e FPO (fast page output) eram usadas, elas não trabalhavam sincronizadas por um clock, mas tinham um "delay", um tempo que o processador ficava esperando para que a memória entregasse o dado pedido. Obviamente, memórias síncronas são mais rápidas...

    E "dinâmica"? Quando uma RAM não é dinâmica? Memórias RAM podem ser dinâmicas ou estáticas. Memórias estáticas são mais rápidas, porém mais caras... E não existem chips com grande capacidade. Porém são mais simples, pois o circuito que as controla apenas precisa enviar o endereço e os dados para escrita ou leitura. Já memórias dinâmicas precisam de um circuito de "refresh", pois armazenam os dados em pequenos capacitores, que se descarregam em alguns milissegundos se não forem recarregados (refrescados). Memórias dinâmicas são mais baratas e podem ser fabricadas em chips com grande capacidade, portanto são as usadas em computadores.

    Agora, só falta explicar o quê significa "RAM". É a sigla para "random access memory", ou seja, memória de acesso aleatório. Isso significa que é uma memória de onde qualquer endereço pode ser lido ou escrito sem precisar sem "em ordem". Um exemplo de dispositivo que não é "random" seria a fita de armazenagem de dados, pois para chegar a um dado, precisamos passar por todos os anteriores.
    Curiosamente, o contrário de RAM é a ROM (read only memory, memória apenas de leitura), que não pode ser lida e escrita normalmente. Na verdade, a memória ROM também é aleatória, o que não deixa de ser uma contradição.
    Antigamente, as memórias eram RAM ou ROM, e se ensinava "memória RAM pode ser alterada mas perde o conteúdo ao se desligar a alimentação, enquanto a memória ROM não pode ser alterada mas não perde o conteúdo". Hoje em dia existe outro tipo de memória: a flash. A flash pode ser alterada como a RAM, mas não perde as informações quando a tensão de alimentação é desligada.
    Então, porquê não usamos memória flash como memória principal do micro? Se usássemos flash no lugar da RAM, poderíamos desligar o micro no meio de uma digitação de texto e, quando ligássemos ele de novo, ele estaria do mesmo jeito que quando o desligamos, com o texto na tela e tudo, instantaneamente. Porquê não sse faz isso então? Dois motivos: velocidade (memórias flash são muito mais lentas do que a RAM) e custo.


    Então finalizando, quais os tipos de pente de memória usados atualmente?

    - DDR SDRAM DIMM: Double Data Rate Sincronous Dynamic Random Access Memory Dual Inline Memory Module

    - SDR SDRAM DIMM: Single Data Rate Sincronous Dynamic Random Access Memory Dual Inline Memory Module

    Existe também a memória DDR2, que basicamente funciona da mesma forma que a DDR, porém com características elétricas (pinagem) diferente.
    Espero ter ajudado.


    Creditos: Rafael Coelho
    Last edited by RafaelVenancio; 17-12-2009, 13:35.
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Ddr sdram dimm

    SDRAM DIMM NCP 256Mb PC-133 -100ð - ïðîäàíà

    Îñòàëîñü â íàëè÷èè:
    SDRAM Hynix 128Ìá PC-133 -1øò

    SDRAM MT 128Ìá PC-100 -2øò
    SDRAM IBM 64Mb SD08X064H010TL2 PC-100 1øò

    ValueRam DDR1 -256Ìá 266MHz -1 øò
    Samsung DDR1 -256Ìá 400MHz -1 øò
    Pmi DDR1 -256Ìá 333MHz -2 øò
    Samsung DDR1 -128Ìá PC3200 CL3 2øò
    I'm using forex expert advisor for reliable investments

    Comment

    X
    Working...
    X