Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acelerando a Memória RAM

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica Acelerando a Memória RAM

    Bom galera meu primeiro post aqui no fórum, espero contribuiro muito e pega experiência que é o importante ...
    Vasculhando na net aqui eu achei um tutorial muito bom para acelerar a memória do pc e vou estar passando para vocês.
    Então vamos la .

    Primeiramente, RAM é a Memória de Acesso Aleatório (do inglês Random Access Memory) é um tipo de memória utilizada como memória primária que possibilita leitura e escrita. Acesso aleatório porque ela possui capacidade de acessar qualquer posição quando necessário, não precisando seguir uma seqüência para obter dados.

    É como se ela soubesse o endereço do local no qual precisa chegar, seguindo diretamente até ele ao invés de ficar parando de “casa” em “casa” até achar o destinatário ou remetente dos dados que necessita.

    A memória RAM exerce influência de forma indireta sobre a velocidade de desempenho do processador instalado em seu computador. Não que ela por si só faça com que ele trabalhe mais rápido, porém o processador busca as instruções previamente armazenadas nela para uma execução mais rápida.



    Logo, se estas informações não estiverem ali (normalmente por falta de espaço) necessitarão ser transferidas do disco rígido, CD, Zip disk, pendrive, etc. até a memória RAM, tomando mais tempo nesse processo.

    Dessa forma, quanto maior quantidade de memória RAM mais instruções podem ser armazenadas e programas maiores poderão ser carregados de uma só vez e em menos tempo. Quando você recebe um aviso do Sistema Operacional indicando “Memória Insuficiente” ou “Memória Virtual Insuficiente”, este se deve ao fato de um programa que foi solicitada a abertura e ele não “caber” na memória RAM por falta espaço nela.

    Alguns truques podem ser feitos para aumentar o espaço da RAM de forma a obter um maior aproveitamento dela e assim melhorar a agilidade no processamento de seus dados, otimizando, de forma indireta, a velocidade de seu computador. Abaixo seguem algumas dicas.

    Primeiro, para saber quanto de memória RAM está instalada, acesse o “Painel de Controle” e “Sistema”. Na Guia “Geral” são exibidas juntamente com informações do Sistema Operacional e processador, as informações de Memória.




    Uma forma de acelerar a memória RAM se faz aumentando a paginação da Memória Virtual, fazendo com que este espaço fique menos fragmentado cada vez que o Windows precisar ocupá-lo para carregar documentos. Este é um truque particularmente funcional especialmente para máquinas mais antigas.

    Para isto, acesse o “Painel de Controle”, “Sistema” e entre na guia “Avançado”. Na opção “Desempenho”, clique em “Configurações” e acesse a guia “Avançado” e na opção “Memória Virtual” clique no botão “Alterar”.




    Então, selecione a unidade na qual serão aplicadas as novas configurações.Para definir a sua paginação arquivo corretamente, é necessário seguir alguns padrões. Primeiramente, esta paginação pode ser criada em uma partição diferente da qual o Sistema Operacional está contido, de forma que ela não tenha que competir por espaço com a pasta do Sistema que é acessada sempre que há uma requisição de I/O (entrada/saída).

    Da mesma forma, não há problema algum em criá-la na mesma partição e inclusive pode ser mais aconselhável se você armazena muitos dados importantes em seu computador para evitar inconvenientes no caso de falhas críticas (a famosa “tela azul”), pois o Windows utiliza esta paginação para escrever o arquivo de depuração de informações (“debug”).

    O ideal é, nos campos de valores, definir o tamanho inicial e máximo de 1,5 vezes a quantidade de RAM que você tem. Outra forma de reduzir a fragmentação da paginação arquivo é para definir o tamanho inicial e máximo para o mesmo número.




    Este último procedimento faz com que o arquivo não fique mudando seu tamanho e reduza o percentual de fragmentação. No entanto, você deve desfragmentar o disco rígido antes de fazer isso para garantir a paginação arquivo seja feita com o espaço otimizado.

    Além disto, outro procedimento que pode ser aplicado é liberar o espaço da Memória RAM que não está mais sendo utilizado pelo Sistema. Por padrão, o Windows não possui o costume de “devolver” o espaço que utilizou mesmo após não precisar mais dele.

    Então, o que pode acontecer é que após algum tempo de uso, sua memória RAM está inteiramente ocupada por programas que nem estejam sendo mais utilizados naquele momento, fazendo com que o computador fique mais lento e mais propenso a falhas.

    Para efetuar este serviço, você pode contar com a ajuda de programas disponíveis para liberar este espaço, sendo alguns deles, inclusive, totalmente gratuitos. Abaixo, seguem alguns exemplos:

    Rambooster



    O Rambooster, é um programa leve, gratuito e de fácil operação e, também, ele conta com gráficos mostrando o uso da memória. Ele pode ser executado sempre que o Windows for carregado. Para isso, basta habilitar a caixa "Launch automatically at startup" existente na opção “Preferences” do menu “Edit”. Você também pode habilitar a caixa "Start minimized" existente na mesma tela para o programa ser iniciado minimizado.

    Através do campo "Memory Control" você configura a quantidade de memória RAM que você precisa liberar e clicando em “Optimize” após essa configuração, o programa tentará liberar o máximo de memória RAM possível até que alcance o maior valor possível próximo ao valor configurado.

    Você pode ainda clicar em “Send to Tray” para deixar o programa operando em segundo plano a partir da barra de ferramentas do Window. Ele também possui uma opção para acionar um alarme quando houver pouca memória RAM livre (esse valor pode ser alterado conforme desejado).

    Ou seja, quando houver menos memória do que o selecionado disponível, o programa é acionado e limpa a memória RAM automaticamente. Para que esta configuração tenha efeito, o programa precisa estar ativado na barra de ferramentas.

    RAM Medic

    Assim como o O Rambooster, é um programa leve, gratuito e também opera com gráficos mostrando o uso da memória. Através de uma barra, você configura a quantidade de memória RAM que você precisa liberar e clicando em “Free Now!” após essa configuração, o programa tentará liberar o máximo de memória RAM possível até que alcance o maior valor possível próximo ao valor configurado.

    Com o RAM Medic, ainda é possível gerenciar os processos, decidindo quais deles devem ter prioridade para usar maiores recursos de memória. O programa também conta com atalhos de teclado, os quais lhe permitem livrar de 10 a 70% de memória RAM.

X
Working...
X