Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cartão SD

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Artigo Cartão SD

    Pequeno e Poderoso

    O cartão SD mede apenas 24mm x 32mm x 2.1mm, aproximadamente o tamanho de um selo. Seu design fino e compacto garante um fácil manuseio, o que é importante para um cartão que poderá ser utilizado em diferentes produtos pelo mesmo usuário. Utilizando um software decoder, equipamentos que utilizam o cartão SD podem reproduzir música, vídeo e muito mais sem precisar de um drive como nos DVD players. Isso permite aos equipamentos serem mais compactos e dá aos designers de produto uma liberdade maior para sua criatividade. E a confiança no cartão SD é total, já que há eliminação de skkiping (pulos) na reprodução de arquivos de música ou vídeo. A tecnologia SD é usada em mais de 12 categorias de aparelhos, totalizando mais de 400 tipos de produtos e espantosos 8.000 modelos.
    cartão SD 2GB
    O padrão SD foi originalmente desenvolvido pela Matsushita (Panasonic), SanDisk e Toshiba em 2001 e representa uma evolução da tecnologia MultiMediaCard (MMC). A sigla SD significa Secure Digital, pois ele contém capacidade de criptografia e gestão de direitos autorais.
    Seu desenvolvimento se deve ao fato da indústria detentora de direitos autorais reclamar do MMC que permitia a livre troca de qualquer tipo de arquivo. A indústria fonográfica foi uma das que mais reclamou por considerar que isso representava risco de pirataria.
    Diante disso, a Toshiba trabalhou numa evolução do MMC e o cartão SD foi concebido recebendo recursos contra cópias de materiais protegidos por direitos autorais e também um barramento de transferência de dados mais rápido que o do MMC (4x). Além disso, os cartões SD contam com uma pequena trava que impede alterações ou a própria exclusão acidental de informações (veja a trava na imagem acima, do lado esquerdo do cartão).
    Proteção de Copyright (CPRM)

    Secured Digital Content (Conteúdo Digital Seguro)

    Content Protection for Recordable Media (Proteção de Conteúdo para Mídia Gravável), é a tecnologia de proteção de conteúdo utilizada nos cartões SD. Chamada de CPRM, é a chave para permitir um novo sistema de distribuição para músicas e outras mídias comerciais. A CPRM assegura um alto nível de proteção contra cópias ilegais. Os circuitos internos do cartão SD só permitem leitura e cópia dos dados (na área de proteção) quando dispositivos externos apropriados são detectados.A tecnologia foi desenvolvida pela 4C Entity, LLC (entidade formada por IBM, Intel, Panasonic, and Toshiba , que detém juntas o direito sobre a tecnologia CPRM).
    Especificações Técnicas do cartão SD

    SD Size Área 768 mm2 (100) Volume 1,613 mm3 (100) Espessura 2.1 mm Peso Aprox. 2g Número de pinos 9 pinos Voltagem 2.7V - 3.6V Proteção anti-gravação Sim Proteção de Copyright CPRM Compatibilidade - Capacidade Até 2 GB


    mini SD e micro SD

    Menores e Igualmente Poderosos

    Em 2005, duas variações do cartão SD começaram a se popularizar: o MiniSD e o MicroSD. Como os nomes indicam, são versões de tamanho reduzido do cartão SD original e foram originalmente destinados a pequenos aparelhos como telefones celulares.
    O miniSD tem as seguintes dimensões: 20 mm x 21,5 mm x 1,4 mm. Por sua vez, o microSD tem dimensões de 15 mm x 11 mm x 1 mm. Ambos os cartões costumam vir acompanhados de adaptadores que permitem sua compatibilidade com leitores de cartões SD tradicionais
    Muito por conta de sua portabilidade e confiabilidade, o cartão de memória SD desbancou o Compact Flash (CF) e arrebanhou grandes fabricantes de equipamentos como Canon, Kodak e Nikkon (essas utilizam o CF apenas em suas câmeras profissionas) que adotaram o formato para a maioria de seus produtos. Além das câmeras digitais, o cartão SD é compatível com palmtops, celulares (nos modelos Mini SD, Micro SD e TransFlash), sintetizadores MIDI, MP3 players portáteis, e até em aparelhos de som automotivos.
    Tabela comparativa entre os cartões SD

    Formatos Padrão

    SD miniSD microSD Size Area 768 mm2 (100) 430 mm2 165 mm2 Volume 1,613 mm3 (100) 602 mm3 165 mm3 Espessura 2.1 mm 1.4 mm 1.0 mm Peso Aprox. 2g Aprox. 1g Aprox. 0.5g Número de Pinos 9 pinos 11 pinos 8 pinos Sistema de Arquivo FAT16/32 FAT16/32 FAT16/32 Voltagem 2.7V - 3.6V 2.7V - 3.6V 2.7V - 3.6V Proteção anti-gravação Sim Não Não Proteção de Copyright CPRM CPRM CPRM Compatibilidade - Sim (com adaptador) Sim(com adaptador) Capacidade até 2 GB até 2 GB até 2 GB Compatibilidade

    Dispositivos com entrada SD também podem usar os cartões do padrão MMC, sendo que o inverso não é possível, devido a espessura menor dos cartões MMC. Cartões SD podem ser usados em entradas CompactFlash e PC Card com o uso de um adaptador físico e elétrico. Já os cartões MiniSD e MicroSD podem ser usados diretamente em uma entrada SD com o uso de um adaptador físico.
    todos os aparelhos compatíveis com cartão SD
    Cartão SD de Alta Capacidade (SDHC)

    Maior capacidade e velocidade de armazenameto, maior flexibilidade

    O cartão SD de alta capacidade (SDHC - Secure Digital High-Capacity) conta com mais espaço de armazenagem do que o SD convencional. Sua capacidade começa com 4GB e vai até 32 GB. Seus fabricante também podem escolher três velocidades diferentes para taxas mínimas de transferência de dados (sistema Speed Class). O cartão SDHC já invadiu o mercado de câmeras digitais, pois preserva a integridade das fotos salvas nele e ainda aumenta a performance de memória garantindo boa velocidade de transferência de dados. O tamanho de armazenagem ajuda bastante para salvar fotos e vídeos de alta qualidade.
    Especificações técnicas do cartão SDHC

    SDHC High-Capacity Area 768 mm2 (100) Volume Do Cartão 1,613 mm3 (100) Espessura 2.1 mm Peso Approx. 2g Numero de Pinos 9 pinos Voltagem 2.7V - 3.6V Proteção anti-gravação Sim Proteção de Copyright CPRM Compatibilidade
    -
    Capacidade 4 - 32 GB O que é Speed Class?

    A SD Association estabeleceu uma nova especificação para velocidade mínima de transferência de dados. Conhecida como Speed Class, tanto os cartões SD convencionais como os HC (High Capacity, em português Alta Capacidade) agora têm sua velocidade aferida por esse sistema. Com o Speed Class, os cartões podem ter três velocidades mínimas de transferência: - 2, 4 e 6MB por segundo. Funciona da seguinte forma: o dispositivo que está transferindo dados para o SD consegue enxergar as partições fragmentadas do cartão e assim determinar a velocidade ideal para cada uma. Os cartões SD que contam com essa aferição têm a classe impressa no seu corpo.
    a tabela de Speed Class e um cartão SDHC de 8GB com a classificação Speed Class 4
    Formatos HC (Alta Capacidade)

    SDHC miniSDHC microSDHC Tamanho Area 768 mm2 (100) 430 mm2 165 mm2 Volume 1,613 mm3 (100) 602 mm3 165 mm3 Espessura 2.1 mm 1.4 mm 1.0 mm Peso Aprox. 2g Aprox. 1g Aprox. 0.5g Número de pinos 9 pinos 11 pinos 8 pinos Sistema de Arquivo FAT32 FAT32 FAT32 Voltagem 2.7V - 3.6V 2.7V - 3.6V 2.7V - 3.6V Proteção anti-gravação Sim Não Não Proteção de Copyright CPRM CPRM CPRM Compatibilidade - Sim(com adaptador) Sim(com adaptador) Capacidade 4 - 32 GB 4 - 32 GB 4 - 32 GB

X
Working...
X