Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CD-R e CD-RW - como funcionam?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dica CD-R e CD-RW - como funcionam?

    Mídias CD-R e CD-RW - como funcionam?

    Uma das tecnologias mais usadas no mundo da computação é a gravação de CD's, sejam de dados sejam de música. Com a popularização dos aparelhos gravadores de CD's (conseqüência da redução de custos) esse hábito está cada vez mais comum. Este artigo visa mostrar como funcionam os CD's graváveis e regraváveis (CD-R e CD-RW).

    As mídias de CD

    No mercado, existem dois tipos distintos de CD's (mídias) com os quais é possível gravar dados e música: CD-R (Compact Disc Recordable) e CD-RW (Compact Disc Recordable Rewritable). O primeiro permite que dados sejam gravados num CD somente uma única vez, não sendo possível alterar ou apagar informações. O segundo permite gravar e regravar um CD, apagando e acrescentando dados novamente. O que causa a diferença entre estes tipos de CD's é o material usado por eles. O CD-R usa um tipo material que quando queimado pelo laser do gravador de CD sofre uma transformação que não permite mais alterá-lo, deixando a mídia como um CD-ROM comum. Já o CD-RW usa um material do tipo phase-change (mudança de fase), que consiste numa espécie de partícula que sofre ação do laser do gravador para armazenar dados e depois pode sofrer outra ação para voltar ao estado original e permitir que informações sejam gravadas novamente. Abaixo, veja como são montados os CD-R's e os CD-RW's.

    Mídia CD-R

    As mídias de CD são constituídas por camadas. O material usado nelas é o que forma a cor da mídia (prateado, dourado, azul, verde, etc). No caso do CD-R são usadas, basicamente, cinco camadas:

    Camada 1: superfície para proteção - camada usada para proteger os dados gravados, como uma espécie de "capa protetora". Mídias muito baratas (baixa qualidade) nem sempre possuem essa material;

    Camada 2: laqueamento - também tem a função de proteger os dados, ficando logo abaixo da camada de proteção e servindo de complemento a esta. Sendo assim, as mídias baratas também podem não ter esta camada;

    Camada 3: camada reflexiva - como o nome indica, esta camada é responsável por refletir o raio laser emitido pelo canhão do aparelho gravador. De acordo com a intensidade do laser, a camada de gravação (explicada abaixo) sofre alterações que caracterizam a gravação de dados;

    Camada 4: camada de gravação - o reflexo vindo da camada 3 queima esta parte formando alterações variáveis no material, o que constituem os dados armazenados na mídia;

    Camada 5: base plástica - é uma camada de policarbonato, que forma a base para todo o CD. Com espessura de 1,2 mm, tal camada é a mais grossa e é constituída como uma espirial.


    Mídia CD-RW

    O CD-RW possui 6 camadas e substitui as camadas reflexivas e de gravação por um material capaz de alterar sua forma através de aplicação de calor, permitindo a regravação dos dados. Sua cor é um pouco mais escura que o prateado do CD comum:

    Camada 1: superfície de proteção - tem a função de proteger os dados gravados;

    Camada 2: laqueamento - também tem a função de proteger os dados, ficando logo abaixo da camada de proteção e servindo de complemento a esta;

    Camada 3: camada dielétrica - reveste a camada de gravação (camada 4) eliminando o excesso de calor durante o processo de gravação;

    Camada 4: camada de gravação - consiste num material que mistura prata, antimônio e telúrio. Através do calor emitido pelo canhão laser do aparelho gravador, os dados são registrados nesta camada. Numa determinada temperatura, esta camada volta ao seu estado normal. Através de uma temperatura baixa é que os aparelhos lêem os dados gravados;

    Camada 5: camada dielétrica - idem à camada 3, com a diferença de ficar por baixo da camada de gravação;

    Camada 6: base plástica - é uma camada de policarbonato, que forma a base para todo o CD. Com espessura de 1,2 mm, tal camada é a mais grossa e é constituída como uma espirial.

    Observe a ilustração abaixo para entender melhor:


    Capacidade e velocidade de gravação

    As embalagens das mídias de CD-R e CD-RW geralmente possuem informações úteis mas que nem todo usuário sabe o que significa. Uma dessas informações pode estar assim: 650 MB/74min ou 700 MB/80 min. Isso quer dizer que o CD tem 650 (ou 700) MB de capacidade de armazenamento de dados e que se for usado para gravação de áudio, possui 74 (ou 80) minutos de capacidade.

    No CD-R uma outra informação que aparece pode estar no formato 1X - 16X, que significa que o CD pode ser gravado em qualquer aparelho gravador que rode numa faixa de velocidade que vai de 1X a 16X. No caso do CD-RW, o primeiro X indica a velocidade de regravação, enquanto o segundo X indica a velocidade de gravação. Assim, se por exemplo a embalagem indica 4X-10X significa que a gravação é feita em 10X enquanto a regravação é feita em 4X. Um X equivale a 150 KB por segundo.

    1- QUAL O MELHOR GRAVADOR ..?...
    Existem excelentes gravadores mas os mais usados são YAMAHA, TEAC , PLEXTOR E MITSUBSHI Porque estes tem uma função que chama OVERSIZE com esta qualidade ele grava cds acimas 650mb (80mins) e veja se ele tem 8M de memória de buffers (isto ajuda á não perder discos) compre um que tenha estas qualidades.
    OBS.: Procure no manual de seu gravador ou pela internet no Site do fabricante se você acha esta informação sobre função oversize . Ela é fundamental para gravações de Cds com travas.


    2-QUAL O MELHOR DISCO ( MIDIA ) VIRGEM DE CDR ?
    Existem marcas excelentes no mercado tipo TDK , RICOH , SONY , MITISUI etc..
    Mas tem uns CDs chineses sem marcas que entram pelo Paraguai. Estes são um perigo.!.. O Banho de verniz que passam no acrilico e de péssima qualidade os CD vão ter pouco tempo de vida , Procure comprar CD de boa qualidade não veja preço, mas sim qualidade.

    3- QUAL É A MELHOR MÍDIA? AZUL , VERDE OU DOURADA ?

    Verdadeiramente não existe diferença para gravar. Você pode gravar em qualquer uma , mas tem uns drives de CDROM de Leitura que não aceita qualquer tipo de disco. É aí que os dourados são mais procurados ,mas nos CDROM mais novos não tem diferença. Agora para TOCA CD de carro é melhor os dourados... ou Silver (prateados) particularmente eu uso TDK azul , SONY verde , RICOH dourado e MITISUI dourado . o unico cd ruim que eu achei é que custa U$1.00 no paraguay e a caixa U$ .0.30 centavos não vale nada.. grava faltando arquivos , corta as musicas . tem uns CDs que até o gravador após feita a gravação não consegue ler o disco.

    4-QUAL MELHOR PADRÃO DE GRAVADOR? SCSI OU IDE?
    Quando for comprar um gravador, dê preferência para um gravador SCSI, pois eles são mais rápidos e seguros. Eles têm uma controladora própria, folga o processador e a sua tacha de transferência é maior. Os gravadores IDE são mais simples na sua instalação e costumam ser mais baratos , e acredito que tão logo estejam com a qualidade e velocidade dos drives SCSI.

    5-QUERO GRAVAR MEUS LPS E FITAS CASSETES PARA CD COMO FAÇO?
    Existe programas próprio para gravar musicas o mais simples chama SPINDCTOR da ADAPTEC ele tem um menu no qual entra o sinal da placa de som,ali você injeta qualquer fonte de áudio e salva em arquivos wav,ai voce trabalha no arquivo , ele próprio tira chiados de discos e fitas.
    Todas placas de sons tem uma entrada de audio chamado AUDIO IN em esta entrada você conecta um plug STEREO , você pode jogar ai qualquer sinal baixo tipo , receiver , tocas disco , tocas fitas , walkman etc..
    Trabalhe no audio com um bom programa de way ( o soft da CREATIVE é Otimo ) depois é só usar o SPINDCTOR PRASSI RIGHT PLUS ou CDWIZARD PRO . para gravar no CD. eles automaticamente transformam os arquivos WAV em TRACK. Para fazer suas coletânias de musica é só usar o WINDAC ele tira os TRACK do CD e passa para um diretório , ai você só seleciona as musicas preferidas e grava . mas lembre-sse que um CD cabe até 74min de musica.

    6-QUERO COMEÇAR A PASSAR LPS ANTIGOS E FITAS CASSETE PARA OS CD O QUE PRECISO?

    Um gravador SCSI da marca , YAMAHA , TEAC 55S ou PLEXTOR.
    1- placa scsi 2940U
    1- placa de som wav64 da creative se possivel
    1- drive de cdrom i 24 ou 32X ( para evitar som com pulinhos use SCSI )
    Os programas CDCREATOR de luxe ( não a versão Lite ) windac e cd-da extrator.
    1- um bom toca fitas (tape dack ) , um toca discos um receiver com auxiliar.
    1- cabo com 2 conector aux L R e um P2 stereo pequeno (tipo walkman)
    1- na placa de som todas tem uma entrada chamada AUDIO IN coloque o plug P2 nesta entrada
    depois coloque o conector L e R no receiver em OUT ( saida de som ) . Resumindo o som sai
    do toca disco entra no receiver sai para a placa de som . Ai é que o soft de gravação recebe o sinal e salva em
    arquivo WAV . Todos programas tem a função pause, aperte a tecla play no tapedeck e solte o pause no programa.

    7-QUERO FAZER UMA COLETANEAS DE MUSICAS DE 5 CD QUERO TIRAR AS MELHORES MUSICAS E FAZER UM CD SÓ COMO FAÇO?
    Use o Windac 1.41 ou CD-DA Extrator para tirar as músicas do CD, passe para um diretório no HD. Elas serão salvas em um arquivo .WAV. Coloque todas as que você selecionou. Aí você usao Prassi CD PLUS 1,5. Abra o explorer do Windows e abra o PRASSI. Use a opção audio CD Complilatioon. É só arrastar e soltar e depois clicar em Record. Pronto, os CDS ficam ótimos.

    8-PORQUE GRAVO CD DE MUSICA E ELE FICA COM UMA PARADINHA DE 2 SEGS DE MUSICA EM MUSICA?

    Procure gravar os discos de música em DISC .AT .ONCE.
    OBS.: Existem programas e gravadores que não gravam em D.A.C só gravam em TRACK .AT .ONCE. Alguns gravadores IDE só gravam em T.A.C

    9-MEU GRAVADOR NÃO GRAVA DISCO ACIMA DE 650MB PORQUE?
    Existem uns arquivos de jogos que chamam raw mode 2332, que na verdade eles são meio gordos.
    Ex: um arquivo mostra 700mb mas na verdade ele tem 620mb. É o sistema (proteção) que ele foi gravado que mostra à mais, daí você usa o programa certo, tipo cdrwin ou nero3070 oversize, que copia estes arquivos em qualquer gravador.

    10-MAS TEM PROGRAMAS COM 690MB QUE ELE NÃO COPIA. PORQUE ?
    Neste caso o disco foi montado industrial (tipo Saraiva). Eles conseguem colocar até 692MB em um cd.
    Neste caso ele tem mesmo 692mb e não são arquivos inchados. Para voce copiar voce tem que ter um gravador compatível com oversize que é o YAMAHA, TEAC e PLEXTOR. Eles gravam até 80min.
    Mas lembre-se: para gravar um cd de 80min voce tem que ter um cd que caiba 80m e um soft próprio.
    Para gravar estes programas tem que ser NERO3070 , CDRWIN OU CDWIZARD PRÓ , e a mídia (disco) se voce não encontrar no Brasil mídia de 80min (703 MB) você pode usar estes CDs que dão mais um pouco que 74min: o RICOH, TDK Azul e Samsung (eles chegam até 79min).
    Last edited by 5ubzer0; 11-12-2009, 19:51.
    sigpic


    Minhas Video Aulas[/B]
    Criar um banner flutuante
    Flash - Menu animado com Action Script[/CENTER][/SIZE]
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    eita CTRL C + CTRL V da Porra kkkkkkkkkkkkkkkkk
    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

    Comment

    X
    Working...
    X