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Introdução ao Asterisk - Implementação de uma central telefônica PBX

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    Tutorial Introdução ao Asterisk - Implementação de uma central telefônica PBX

    PBX:

    Antes de tudo, devemos saber que diabos significa isto, "PBX" (sigla em inglês de Private Branch Exchange ou ainda PABX para Private Automatic Branch Exchange, cujo enquadramento de tradução seria Troca automática de ramais privados), é um centro de distribuição telefônica pertencente a uma empresa que não inclua como sua atividade o fornecimento de serviços telefônicos ao público em geral.

    Atualmente os PBX são sistemas manuais obsoletos (necessitam um operador), tendo sido substituídos por sistemas automáticos conhecidos como PABX ou PPCA. Uma PABX permite efetuar ligações entre telefones internos sem intervenção manual, ou ainda telefonar e receber telefonemas da rede externa (geralmente pública). Podem consistir de uma plataforma de hardware ou somente software, este último que pode ser instalado no computador para a interação com a telefonia via Internet.

    Um telefone doméstico geralmente está conectado diretamente à operadora local de telefonia, podendo realizar chamadas discando o número de destino desejado. Em um ambiente corporativo normalmente existem muito mais ramais do que linhas telefônicas, principalmente devido ao custo, havendo a necessidade de um ponto central para gerenciar e distribuir as chamadas, o que é feito pelo PABX. O equipamento torna-se também um elemento de controle dos usuários de ramais, podendo gerenciar permissões de uso individuais ou por grupo.

    Para concluir, temos que afirmar que PABX é uma central telefônica onde chegam as linhas da rede pública e saem os ramais para os usuários. Nesta central também podem ser conectados o interfone para tocar direto no telefone e muitas outras funções. Geralmente quem utiliza as funções do PABX no dia a dia são os profissionais de secretariado, que precisam possuir um aparelho de telefone TI (Terminal Inteligente) para terem acesso a todas as funções da central telefônica.

    Breve Explicação

    O Asterisk é a implementação de uma central telefônica PBX (Private Branch eXchange) em software, criado por Mark Spencer em 1999, e distribuído pela Digium livremente seguindo a licençaGPL (GNU General Public License – GPL), ou através de código proprietário.

    O nome Asterisk vem do símbolo ‘*’, muito comum no mundo da telefonia.

    O Asterisk foi originalmente desenvolvido para Linux, mas atualmente podeser instalado e executado em uma grande variedade de sistemas operacionais, incluindo NetBSD, OpenBSD, FreeBSD, Mac OS X, Solaris e até mesmo Microsoft Windows, onde é conhecido por Asterisk Win32. Algumas informações e estatísticas interessantes sobre o Asterisk:

    Mais de quatro milhões de servidores instalados rodando Asterisk;
    Aproximadamente 56.000 fóruns ativos;
    Mais de 17.700 listas de discussão sobre Asterisk;
    Aproximadamente 400 colaboradores ativos no projeto;
    Mais de 200 provedores VoIP em todo o mundo usando Asterisk

    Características do Asterisk

    O Asterisk é um software, baseado na licença GPL (GNU General Public License), que executa todas as funções de uma central telefônica convencional através das principais tecnologias de comunicação existentes no mercado, como por exemplo: linhas telefônicas analógicas, links de telefonia digital via placas de comunicação TDM (Time-Division Multplexing, ou Multiplexação por divisão detempo), VoIP (Voice over IP, ou Voz sobre IP) através dos protocolos SIP, H.323, IAX2, MGCP, Skinny,GoogleTalk, Skype, entre outros.

    Através do Asterisk é possível estabelecer uma chamada entre qualquer um desses protocolos. O Asterisk é o que chamamos de B2B User Agent, ou melhor, Back-to-Back User Agent, ele estabelece uma chamada telefônica, separando cada “perna” da chamada entre origem e destino, e monitora todo o tráfego de áudio entre esses pontos. Por isso, caso esses pontos estejam utilizando CODECs diferentes, o Asterisk consegue transcodificar o áudio sem qualquer problema. Pode-se dizer que o Asterisk possui todas as funcionalidades das chamadas centrais telefônicas convencionais, como URAs, correio de voz, conferência, distribuição automática de chamadas, entre outras, e caso seja necessário, é possível acrescentar novas funcionalidades ao sistema através do próprio plano de discagem do Asterisk, módulos customizados escritos em C, ou ainda através de scripts escritos em Asterisk Gateway Interface (AGI).


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    fonte : lion security Gabriel Santana
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