Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PHP Primeiros Scripts

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Tutorial PHP Primeiros Scripts

    Exemplo

    Neste exemplo, criaremos um script com uma saída simples, que servirá para testar se a instalação foi feita correctamente:

    <html>
    <head><title>Aprender PHP</title></head>
    <body>

    <?php
    echo "Primeiro Script";
    ?>

    </body>
    </html>

    Copia este código para um documento do notepad e grava como "primeiro.php3" no directório de documentos do Apache (ou o Web Server escolhido). Abra uma janela do browser e digite o endereço "http://localhost/primeiro.php3". Verifique se o HTML da página exibida é o seguinte:

    <html>
    <head><title>Aprender PHP</title></head>
    <body>

    Primeiro Script

    </body>
    </html>


    Isto mostra como o PHP funciona. O script é executado no servidor, ficando disponível para o utilizador apenas o resultado. Agora vamos escrever um script que produza exactamente o mesmo resultado utilizando uma variável:


    <html>
    <head><title>Aprendendo PHP</title></head>
    <body>

    <?php
    $texto = "Primeiro Script";
    echo $texto;
    ?>

    </body>
    </html>

    Utilizar formulários HTML

    Ao clicar num botão "Submit" num formulário HTML as informações dos campos serão enviadas ao servidor especificado para que possa ser produzida uma resposta. O PHP trata esses valores como variáveis, cujo nome é o nome do campo definido no formulário. O exemplo a seguir mostra isso, e mostra também como o código PHP pode ser inserido em qualquer parte do código HTML:
    <html>
    <head><title>Aprendendo PHP</title></head>
    <body>

    <?php
    if ($texto != "")
    echo "Você digitou \"$texto\"<br><br>";
    ?>

    <form method=post action="<? echo $PATH_INFO; ?>">
    <input type="text" name="texto" value="" size=10>
    <br>
    <input type="submit" name="sub" value="Enviar!">
    </form>

    </body>
    </html>

    Ao gravar o ficheiro acima e carregá-lo no browser, o utilizador verá apenas um formulário que contém um espaço para digitar o texto. Ao digitar um texto qualquer e submeter o formulário, a resposta, será no mesmo ficheiro PHP (indicado pela constante $PATH_INFO, que retorna o nome do ficheiro).

    Isto acontece porque o código PHP testa o conteúdo da variável $texto. Inicialmente o valor da variável é uma string vazia, e por isso nada é impresso quando a página é carregada a primeira vez. Quando algum texto é digitado no formulário e submetido, o PHP verifica novamente a variável, como no formulário o campo possui o nome "texto", a variável com seu conteúdo será $texto, assim o valor da variável será diferente de uma string vazia, e o PHP imprime um texto antes do formulário.


    Interagir com o browser

    O PHP permite interagir com informações do browser automaticamente. Por exemplo, o script a seguir mostra informações sobre o browser do utilizador.

    <html>
    <head><title>Aprendendo PHP</title></head>
    <body>

    <? echo $HTTP_USER_AGENT; ?>

    </body>
    </html>
    O resultado mostra características de cada browser, como a versão, e no caso do Communicator até mostra o idioma ("en"). Com isto, podes criar uma página com recursos disponíveis so para Internet Explorer, por exemplo, podes esconder o código dos outros browsers, com um código semelhante ao seguinte:

    <html>
    <head><title>Aprendendo PHP</title></head>
    <body>

    <?
    if (strpos($HTTP_USER_AGENT,"MSIE 5") != 0) {
    echo "Você usa Internet Explorer";
    } else {
    echo "Você não usa Internet Explorer";
    }
    ?>

    </body>
    </html>

    Neste exemplo, será apenas exibido um texto informando se está sendo utilizado o Microsoft Internet Explorer ou não, mas para outras funções poderia ser utilizado algo semelhante.
    É bom notar o surgimento de mais uma função no código anterior: strpos(string1,string2). Essa função retorna a posição da primeira aparição de string2 em string1, contando a partir de zero, e não retorna valor algum se não ocorrer. Assim, para testar se a string $HTTP_USER_AGENT contém a string "MSIE", basta testar se strpos devolve algum valor.


    Aceder a Base de Dados

    Neste documento todos os exemplos referentes a acesso de base de dados utilizarão o gerenciador de base de dados MySQL, que pode ser copiado gratuitamente no site Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar....
    Para interagir com uma base de dados SQL existem três comandos básicos que devem ser utilizados: um que faz a ligação com o servidor de base de dados, um que seleciona a base de dados a ser utilizada e um terceiro que executa uma "query" SQL.

    Ligação com o servidor

    A ligação com o servidor de base de dados mySQL em PHP é feita através do comando mysql_connect, que tem a seguinte sintaxe:

    int mysql_connect(string /*host [orta]*/ , string /*login*/ , string /*senha*/ );

    Os parâmetros são bastante simples: o endereço do servidor(host), o nome do utilizador (login) e a senha de ligação. A função retorna um valor inteiro, que é o identificador da ligação estabelecida e deverá ser armazenado numa variável para ser utilizado depois. No nosso exemplo, temos como servidor de base de dados a mesma máquina que corre o servidor http, como login o utilizador "root" e senha "phppwd":

    $ligacao = mysql_connect("localhost", "root", "phppwd");

    Assim, se a ligação for bem sucedida (existir um servidor no endereço especificado que possua o utilizador com a senha fornecida), o identificador da ligação fica armazenado na variável $ligação.

    Seleção do base de dados

    Uma vez ligado, é preciso selecionar o base de dados existente no servidor com o qual desejamos trabalhar. Isso é feito através da função int mysql_select_db, que possui a seguinte sintaxe:

    int mysql_select_db(string /*nome_base*/, int /*ligacao*/ );

    O valor de retorno é 0 se o comando falhar, e 1 no caso de sucesso. O nome da base de dados a selecionar é o primeiro parâmetro fornecido, seguido pelo identificador da ligação. Se este for omitido, o interpretador PHP tentará utilizar a última ligação estabelecida, é recomendável inserir sempre este valor, para facilitar a legibilidade do código. No nosso exemplo, a base de dados a ser selecionada possui o nome "ged":

    mysql_select_db("ged", $ligacao);

    Após a execução deste comando qualquer consulta executada para aquela ligação utilizará a base de dados selecionada.

    Execução de queries SQL

    Após estabelecida a ligação e selecionada a base de dados a ser utilizada, quase toda a interacção com o servidor mySQL pode ser feita através de consultas escritas em SQL (Structured Query Language), com o comando mysql_query, que utiliza a seguinte sintaxe:

    int mysql_query(string consulta, int [ligacao] );

    O valor de retorno é 0 se falhar ou 1 em caso de sucesso. Sucesso aqui significa que a consulta está sintaticamente correcta e foi executada no servidor. Nenhuma informação sobre o resultado é devolvido deste comando, ou até mesmo se o resultado é o esperado. No caso da consulta ser um comando SELECT, o valor de retorno é um valor interno que identifica o resultado, que poderá ser tratado com a função mysql_result() e outras. A string query não deve conter ponto-e-vírgula no final do comando, e o identificador da ligação é opcional. Vamos criar uma tabela como exemplo:

    $cria = "CREATE TABLE exemplo (codigo INT AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY, nome CHAR(40), email CHAR(50))";

    mysql_query($cria, $ligacao);

    Agora vejamos como ficou o código completo para executar uma query SQL numa base de dados mySQL, com um exemplo que cria uma tabela chamada exemplo e adiciona alguns dados:

    $ligacao = mysql_connect("localhost", "root", "phppwd");
    mysql_select_db("ged", $ligacao);

    $cria = "CREATE TABLE exemplo (codigo INT AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY, nome CHAR(40), email CHAR(50))";

    $insere1 = "INSERT INTO exemplo (nome,email) VALUES ("Mauricio Vivas","vivas@usa.net");

    $insere2 = "INSERT INTO exemplo (nome,email) VALUES ("Jose da Silva","jose@teste.com");

    $insere3 = "INSERT INTO exemplo (nome,email) VALUES ("Fernando Henrique Cardoso","fhc@planalto.gov.br");

    $insere4 = "INSERT INTO exemplo (nome,email) VALUES ("Bill Clinton","president@whitehouse.gov");

    mysql_query($cria, $ligacao);
    mysql_query($insere1, $ligacao);
    mysql_query($insere2, $ligacao);
    mysql_query($insere3, $ligacao);
    mysql_query($insere4, $ligacao);

    Tratamento de resultados de query SELECT

    Ao executar uma query SQL SELECT através do comando mysql_query, o identificador do resultado deve ser armazenado numa variável que pode ser tratada de diversas formas. Duas maneiras interessantes de o fazer usam o comando mysql_result e o comando mysql_fetch_row, respectivamente.

    O comando mysql_result tem a seguinte sintaxe:

    int mysql_result(int resultado, int linha, mixed [campo]);

    Onde resultado é o identificador do resultado, obtido com o retorno da função mysql_query, linha especifica o registo a ser exibido, já que uma query SELECT pode retornar diversos registos, e campo é o identificador do campo a ser exibido, sendo o tipo descrito como mixed pela possibilidade de ser de diversos tipos (neste caso, inteiro ou string). Vejamos um exemplo utilizando a tabela criada anteriormente:

    $consulta = "SELECT nome, email FROM exemplo WHERE email LIKE 'vivas'";

    $resultado = mysql_query($consulta, $ligacao);

    printf("Nome: ", mysql_result($resultado,0,"nome"), "<br>\n");
    printf("e-mail: ", mysql_result($resultado,0,"email"),"<br>");

    Com o exemplo acima, o resultado será:

    Nome: Mauricio Vivas<br>
    e-mail: vivas@usa.net<br>

    É importante notar que a utilização desta função é um pouco trabalhosa, já que no caso de um resultado com várias linhas é preciso controlar o número de linhas para tratá-las (pode-se utilizar a função mysql_num_rows(int resultado), que retorna o número de linhas de um resultado), e no caso de uma alteração no nome do campo é preciso alterar também a maneira de tratá-lo. Por isso é mais aconselhável que se use uma outra função, como por exemplo mysql_fetch_row, que possui a seguinte sintaxe:

    array mysql_fetch_row(int result);
    __________________
    Ganhe Dinheiro na Internet

    GANHE DE 160 REAIS ATÉ 800 REAIS AO MÊS

    !telexfree!
    www.telexfree.com/eguipesl

    BBOM
    www.bbom.com.br/equipelite

    www.bbom.com.br/equipemeta

  • Font Size
    #2
    aff ... Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Comment

    X
    Working...
    X