Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Php

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Tutorial Php




    O que é PHP?
    PHP é uma linguagem de programação do lado do servidor, livre, gratuito e independente de plataforma. É uma linguagem rápida, com uma grande biblioteca de funções e muita documentação (tanto em Inglês como em Português).


    “linguagem do lado do do servidor” mas hein?

    Linguagem do lado do servidor é aquela que se executa no servidor web, antes da página ser enviada pela Internet para o cliente. As páginas que utilizam este tipo de linguagem podem acessar banco de dados, conexões em rede, processar informações e realizar outras tarefas para criar a página final, que será visualizada pelo cliente. Essa página final irá conter código HTML, que será executado pelo browser.

    Certo, agora fale um pouco mais sobre PHP

    PHP é uma linguagem de domínio específico, focada no desenvolvimento web. É extremamente fácil para iniciantes, mas oferece uma infinidade de recursos para programadores experientes.

    O código PHP se escreve dentro do HTML, o que deixa as coisas mais fáceis de enteder. Se você conhece ASP, vai achá-lo bem semelhante. Porém, o PHP leva vantagens com relação à gratuidade, segurança e sua independência de plataforma.

    Você pode ir até o site oficial e baixar um módulo que faz com que seu servidor passe a executar scripts escritos em PHP. E existem módulos para praticamente todos os servidores web disponíveis atualmente, livrando você de ter de usar uma plataforma específica, como é o caso do ASP da Microsoft.

    PHP foi criado em 1994 por Rasmus Lerdorf, e, ao longo de sua história, teve muitas contribuições de outros desenvolvedores. É compatível atualmente com as bases de dados mais comuns, entre elas MySQL, Oracle, Informix, ODBC, PostgreSQL entre outras.

    Inclui funções para o envio de email, upload de arquivos, criação de imagens dinâmicas e uma infinidade de funções que fazem do PHP uma ótima linguagem de programação.


    PHP Parte 2 - Metendo a mão na massa

    Antes de começar: É importante que você tenha um servidor local rodando PHP, para podermos executar os scripts.

    Uma alternativa rápida e fácil é o Xampp, que instala Apache, PHP, mySQL e Perl. Seu instalador tem o melhor estilo NNF (Next, Next, Finish) e deixa um servidor pronto, já configurado, para você programar seus scripts e testar.

    Nesta série vou utilizar o Xampp como servidor padrão, seria interessante que você também utilizasse para não se perder.

    Todas os arquivos com código PHP devem ter a extensão .php, para serem executadas pelo interpretador. Exemplo: script.php, index.php, code.php …

    Certo, e como é escrito o código PHP dentro deste arquivo?

    Quando o PHP interpreta um arquivo, ele procura por tags de abertura e fechamento. Elas indicam onde o PHP deve começar e onde deve parar de interpretar.

    São 4 diferentes pares de tags de abertura e fechamento que podem ser usados no PHP. Duas dessas, <?php ?> e <script language=”php”> </script> estão sempre disponíveis. As outras duas podem ser ativadas e desativadas a partir do arquivo de configuração php.ini.

    Tags de abertura e fechamento:
    &lt;?php CÓDIGO PHP ?&gt;
    &lt;script language="php"&gt; CÓDIGO PHP &lt;/script&gt;
    &lt;? CÓDIGO PHP ?&gt;
    &lt;% CÓDIGO PHP %&gt
    ;
    A tag mais utilizada, e recomendada, é <?php ?>, e por isso vamos utilizá-la.

    Comentários no PHP

    PHP suporta diversos “tipos” de comentários. Podem ser no estilo ‘C’, ‘C++’ e shell. Por exemplo:
    &lt;?php
    echo 'Amamos PHP! =D'; // Estilo de comentário C++ em uma linha

    /* Comentário em
    múltiplas linhas */

    echo 'O PHP nos ama! (¬¬)';

    echo 'Lalalaue laue laue'; # Comentário de uma linha no estilo shell
    ?&gt;
    Os comentários servem para você marcar trechos de código, auxiliando, por exemplo, no caso de vários desenvolvedores trabalhando em um mesmo projeto.

    Para praticar um pouco, vamos fazer o clássico “Olá, mundo!” com PHP.

    Primeiro crie uma página tuto.php e salve-a dentro do diretório web do seu servidor. No meu caso, vou salvar em C:\xampp\htdocs.

    Agora escreva o código abaixo dentro do arquivo criado:
    <?php

    echo "Hello, world! Você está no Guia do hacker ";

    ?>
    * Primeira linha: iniciamos o bloco PHP com <?php
    * Segunda linha: utilizamos a função echo para imprimir um texto qualquer na tela. É importante salientar que todas as instruções no PHP devem terminar com ponto-e-vírgula “;“, do contrário um erro é gerado. Ou não.
    * Última linha: fechamos o bloco com ?>

    Abrindo esta página no navegador, veremos o texto “Hello, world! Você está no Guia do hacker“. Acesse Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... e veja.


    PHP Parte 3 - Variáveis
    O que são variáveis?

    Variáveis e constantes são blocos de memória reservados para armazenar informações, que serão utilizada durante o código do programa. Nelas você pode armazenar textos, frases, palavras, números, arquivos…

    Diferentemente de outras linguagens, no PHP não é obrigatório definir o tipo da variável que deseja utilizar (inteiro, real, string…).

    As variáveis no PHP são representadas por um cifrão ($) seguido pelo nome da variável. Exemplo: $variavel, $minhavariavel, $var…

    Um nome de variável válido se inicia com uma letra ou sublinhado, seguido de qualquer número de letras, algarismos ou sublinhados. É importante dizer que o PHP diferencia letras maiúsculas de minúsculas, sendo assim: $var é diferente de $Var.

    Veja alguns exemplos de como declarar variáveis:
    &lt;?php
    $variavel = 'Eu';
    $Variavel = 'Você';

    echo "$variavel, $Variavel";<span> </span>// Irá exibir "Eu, Você"

    $8var = 'está errado! =P';<span> </span>// inválido pois começa com número
    $_var = 'está correto! =D';<span> </span>//correto pois começa com sublinhado
    ?&gt
    ;
    Exemplos de uso

    Vejamos alguns exemplos de como utilizar variáveis no PHP:
    &lt;?php
    $nome = "Jumper";
    $blog = "www.guiadohacker.com.br";
    $cidade = "Teixeira de Freitas";
    $idade = 18;
    ?&gt;
    No exemplo, declaramos as variáveis $nome com valor “Jumper“, $blog com valor “Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar..., $cidade com valor “Teixeira de Freitas” e $idade com valor 18. Você pode perceber que o valor da variável $idade não possui aspas, já que se trata de um numeral.

    Vamos trabalhar com estas variáveis:
    &lt;?php
    $nome = "Jumper";
    $blog = "www.guiadohacker.com.br";
    $cidade = "Teixeira de Freitas";
    $idade = 18;

    echo "Olá! Eu sou o $nome e participo um site chamado $blog. Tenho $idade anos e moro na cidade de $cidade.";
    ?&gt;
    Neste exemplo, declaramos as mesmas variáveis e as exibimos com a função echo. Quando executado, o resultado final deste script será:
    Olá! Eu sou o Jumper e participo um site chamado Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar.... Tenho 18 anos e moro na cidade de Teixeira de Freitas.
    O PHP substituirá todas as variáveis por seus valores declarados..


    CONTINUA...
    sigpic


    Minhas Video Aulas[/B]
    Criar um banner flutuante
    Flash - Menu animado com Action Script[/CENTER][/SIZE]
    Similar Threads
X
Working...
X