Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Introdução ao Lazarus

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Introdução ao Lazarus

    O Lazarus, ambiente de desenvolvimento e biblioteca de componentes que funciona de forma relativamente familiar a quem conheceu o Delphi, permite desenvolver código para compilar e rodar nativamente no Linux, Windows e Mac OS X, é o tema deste artigo no Linux Journal.
    Entre as características familiares ao povo do Delphi, estão a escolha pelo Pascal, a ferramenta visual para construção das interfaces, a compilação para código nativo e com acesso direto às bibliotecas do sistema, e até mesmo a compatibilidade com a VCL do Delphi.
    O Lazarus, para quem não sabe, é multiplataforma. Você pode compilar seu programa para Windows, Linux ou Mac (entre outros…), sem precisar ficar mexendo no código. Desde que não use recursos específicos de um sistema que não existem em outros, você não precisará alterar o código.





    -----

    Como começar?

    Para quem está começando, existe uma videoaula mostrando na prática como criar seus primeiros programas. A ferramenta de programação usada foi o Lazarus, que é bem parecido com o Delphi. Assim, o vídeo serve tanto para quem quer programar com o Delphi como com o Lazarus.

    Se você nunca fez programas ou se só usou outras linguagens (como Visual Basic) o vídeo será bastante útil. Em vez de fazer um vídeo de 10 minutos e depois não dar continuidade, saiu um vídeo de duas horas abordando tudo o que você precisa para começar (depois, é claro, será necessário pesquisar sobre as funções da linguagem, estudar mais sobre a API do sistema que você pretende abordar, como Windows-Linux-Mac, etc). Recomendo ver pausando e acompanhando os exemplos.

    O video foi upado no Vimeo. Veja em HD em tela cheia lá que fica quase perfeito. A gravação original foi em 1680×1050. O som está ruim, é verdade, mas dá para entender tranquilo.

    [ame="http://vimeo.com/12671524"]http://vimeo.com/12671524[/ame]

    Ou se preferir, pode fazer o download do video e assistir offline:
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Conteúdo da video aula:

    - O Lazarus/Delphi/Pascal
    - Como criar e salvar um projeto
    - Começando um programa do zero no Lazarus (para os + experientes: não é "do zero" totalmente, digo usando o projeto default que o Lazarus cria, com o Form1)
    - Propriedades, eventos, métodos, procedures, parâmetros, etc tudo na prática sem ficar com um papo que muitos não gostam (onde se explica cada tipo de dado e o valor que podem ter (string, widestring, integer, word, int64, etc)… para quem quer começar, se começar por isso vai achar que programação é coisa de louco, assim como começar em visual c++ lendo a documentação da API do Windows rs)… Vou fazendo e mostrando no código, sem me prender às teorias.
    - Uso do if, Messagebox, criação de procedure próprio, ícone para o programa, etc.



    O Lazarus você pode baixar gratuitamente em:
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... (procure o link Downloads)

    Video aula por Marcos Elias

    PS: O post vai com o prefixo Notas Administrativas porque não tem outras opções. Somente Importante, Regras e Notas Administrativas. Peço à algum moderador que altere assim que possivel
    There's no place like 127.0.0.1
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Ótimo, pena que o meu tempo é curto... to loco pra fazer uns programinhas em lazarus e não tenho tempo...
    valeu.
    Não Acha Estranha Essa Frase:
    Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

    Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


    Fã ->Nickguitar.dll


    Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
    Então click na imagem e ajude-nos com os links off

    Comment


    • Font Size
      #3
      heheh tmb gosto de delphi, mas no momento estudando java num dá muito pra testar o lazarus, mas fiquei muito curioso rs


      Comment


      • Font Size
        #4
        Postado Originalmente por 4LUC4RD Ver Post
        heheh tmb gosto de delphi, mas no momento estudando java num dá muito pra testar o lazarus, mas fiquei muito curioso rs
        Pior eu que sou adpto do Software Livre, tenho interesse em java por causa disso e trabalho como programador Delphi numa empresa ai... ahihaieh
        Não Acha Estranha Essa Frase:
        Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

        Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


        Fã ->Nickguitar.dll


        Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
        Então click na imagem e ajude-nos com os links off

        Comment

        X
        Working...
        X