Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Criando DMZ com o PFSense

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Tutorial Criando DMZ com o PFSense

    DMZ é uma área onde a segurança é mais rígida. É um local onde existe uma outra camada de proteção. É muito utilizada para segurança de rede, onde coloca-se os servidores dentro da DMZ. DMZ é uma abreviação para "demilitarized zone", que no português quer dizer zona desmilitarizada.
    Por: Leonardo Damasceno

    Introdução

    DMZ é uma área onde os servidores ficam isolados com acesso a internet, separando assim os servidores que precisam de acesso a internet e os que não precisam, que rodam somente local. Assim poderemos isolar o problema colocando servidores, como de e-mail, na DMZ.

    DMZ é uma abreviação para "demilitarized zone", o que diz "que é uma área sem segurança". Porque dizer isso!? Bem, como o próprio nome já sugere, ela fica "sem segurança" porque tem o acesso direto à internet. Então vamos adicionar uma camada de segurança para que os servidores que rodam em nossa LAN só usem internet se necessário, deixando apenas os servidores que precisam de acesso externo na DMZ.

    Em nosso projeto teremos a comunicação da LAN com a DMZ, da DMZ com a LAN e DMZ e LAN fazendo a comunicação com a internet, passando pelo nosso firewall.

    Um pouco do nosso projeto

    A intenção do nosso projeto na verdade é proteger os servidores, mas deixá-los com acesso a internet, tanto na DMZ quanto na LAN. Vamos simular uma rede interna que é dividida em LAN e DMZ, então seguindo esse raciocínio precisamos entender que a DMZ faz comunicação tanto com a internet como com a LAN e a LAN faz o mesmo, se comunica com a DMZ e com a internet.

    Para a LAN vamos disponibilizar a faixa de rede 10.50.60.0/24. Para a DMZ vamos colocar outra faixa, até mesmo pela questão da segurança, vamos usar 192.168.4.0/24. Suponho que você também já tenha uma LAN com acesso a internet, pois a intenção desse artigo, na verdade, é que você entenda o que é uma DMZ e implante utilizando o PFSense.

    Vamos utilizar o PFSense para criar a DMZ. O PFSense é um ótimo firewall, robusto e funcional, que roda em plataforma BSD, para ser mais exato, ele roda no FreeBSD. Existem vários tutoriais espalhados pela internet, até mesmo no Youtube, de como instalar essa maravilhosa ferramenta.

    Espero que todos entendam que o conceito de DMZ é que o que está na LAN, só tenha acesso a internet, em último caso, mas neste tutorial ensinarei como deixar tanto a LAN como a DMZ com acesso a internet, então fica a critério de cada um alterar as regras e adaptar as suas necessidades.

    Infelizmente não ensinarei como instalar o PFSense, isso ficará como dever de casa para vocês.

    Bem, agora que entendemos como nossa rede vai funcionar, vou deixar um pouco mais claro, com o diagrama, feito no software DIA (que pode ser baixado no Debian/Ubuntu com um simples "apt-get install dia"):


    Nossa LAN passa pelo firewall para poder acessar internet e também passa por ele para acessar a DMZ. A DMZ segue o mesmo esquema, ela precisa passar pelo firewall tanto para acessar a LAN como a internet. Isso será configurado mais a frente, nas regras (opção Rules) do PFSense.

    Então, na parte física, o que precisamos!? Precisamos de três placas de rede. Uma para ligar a DMZ, uma para ligar a LAN e uma para receber a WAN (internet).

    Criando / editando a interface "DMZ" e criando as regras
    Criando e editando a interface "DMZ"

    Para criar a DMZ vamos criar uma nova interface, com o nome DMZ. Para isso, clique em "assign" dentro do menu INTERFACES, então clique no sinal de mais ("+") para adicionar uma nova interface, com o nome de DMZ, para então editá-la, adicione dessa maneira:


    Agora que já adicionamos a placa de rede, vamos editá-la, definindo nome e o IP. Note que ela apareceu em INTERFACES, provavelmente com um nome do tipo "OPT1", então clique nela (caso não tenha aparecido, atualize a página com um simples F5), marque a opção "Enable Optional 2 interface" no começo da página, em Description, defina "DMZ", em Type provavelmente já deve estar como "Static", se não estiver, marque como static.

    Nas opções de "IP configuration" mais abaixo, teremos as opções:

    * Bridge with -> Deixe como "none"
    * IP address -> Defina o IP que será o default do gateway 192.168.4.1 e selecione a máscara de rede
    * Gateway -> Não tem necessidade de colocar nada, então deixe em branco.


    Agora clique em "Save".

    Criando as regras
    No menu Firewall, clique em "Rules", então você vai enxergar a aba "DMZ", clique nela para criarmos as regras. Bem, clique no sinal de "+" para adicionar as regras. Uma coisa importante a se observar, é que o PFSense trabalha como o Iptables na questão de adicionar as regras.

    No Iptables a opção -A é utilizada para adicionar uma regra ao final de todas as outras, e a opção -I adiciona uma regra no topo, antes de todas as outras, sabendo que as regras são executadas em ordem, primeira, segunda, terceira...

    Se eu tenho uma primeira regra, que bloqueia tudo, e uma segunda que libera tudo, "tudo" ficará bloqueado. O PFSense trabalha com a mesma lógica, então vamos adicionar as regras nessa ordem:

    1. LAN -> DMZ
    2. DMZ -> LAN
    3. DMZ -> !LAN


    Aqui vamos inverter, olhe a descrição da opção:

    "Use this option to invert the sense of the match"

    Ao final nossas regras para DMZ ficarão dessa maneira:


    Bem, vamos incluir o acesso de origem da LAN para DMZ, liberando tudo.

    Obs.: Bem, aqui eu estou liberando todas as portas e todos os protocolos, mas cabe a você definir o que realmente é necessário liberar.


    Note que na maioria das modificações feitas no PFSense ele pede para você confirmar ou aplicar, aparecerá uma caixa vermelha que tem um botão dizendo "Apply Changes" como essa:


    Vamos incluir a segunda regra, lembrando da ordem. Já que isso é importante, coloque essa regra na SEGUNDA posição, utilizando o botão "+" de baixo, na parte esquerda do PFSense:


    Agora vamos definir a última regra, a regra de inversão para que a DMZ tenha acesso a internet:


    Bem, lembre da questão de "APLICAR" toda modificação, cada regra que foi incluída, você terá que aplicar clicando no botão "Apply Change" na parte superior, que irá aparecer, senão a regra não será inclusa.

    Agora vamos adicionar duas regras para a nossa LAN (suponho que na LAN você já tenha acesso para internet, então vamos fazer apenas a comunicação dela com a DMZ). Sabendo que as regras da DMZ já permitem a comunicação da DMZ para LAN, mas por enquanto não é comunicação da LAN para DMZ, vamos fazer isso agora, altere da aba DMZ para a aba LAN, e faça essa configuração:


    Então, com a primeira regra adicionada, vamos adicionar a segunda:


    Já temos nossa DMZ montada e fazendo a comunicação com a internet e com a LAN.

    Conclusão
    Bem, agora podemos dizer que temos uma rede um pouco mais segura". Sabemos que a segurança de uma rede nunca está 100% porque todos os dias "hackers" desenvolvem novas técnicas para burlar nossos meios de proteção, de "segurança".

    Então é por isso que a cada dia temos que buscar novos métodos para a proteção da rede.

    Bem, espero ter ajudado, até a próxima.


    Fonte:
    VivaoLinux
    Postado Por: RedDeviL

  • Font Size
    #2
    Ótimo post cara.
    Muito boa informação.

    Comment

    X
    Working...
    X