Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando Apache, PHP e MySQL no Debian

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Tutorial Instalando Apache, PHP e MySQL no Debian

    Os que já usaram (ou usam) Linux e trabalham com PHP, sabe a dificuldade que é instalar o servidor mais utilizado do mundo, o Apache, o PHP e o MySQL e fazê-los trabalharem juntos. Por isso, foram lançados pacotes prontos, como Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... e Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar..., com tudo já configurado. Ganha na facilidade de configuração, mas perdem na segurança. Pois é, nada melhor do que trabalhar em ambiente nativo...
    Vamos então instalar o servidor web Apache, o interpretador de PHP e o banco de dados MySQL no Debian. Estou usando Debian 6 Squeeze.
    Primeiramente, devemos abrir o terminal (pelo Konsole, XTerm ou seu emulador predileto) e logar-se como root digitando su e a senha configurada para o superusuário (root).
    Vamos utilizar um dos pacotes pré-compilados do DVD do Debian. Se você não possui o DVD, baixe os pacotes separadamente no site oficial de cada um e rode:
    Código:
    dpkg -i nome-do-arquivo.deb
    Possuindo o DVD, faça:
    Código:
    apt-get -y install apache2
    Instalamos o Apache. Vamos agora instalar o PHP.
    Código:
    apt-get -y install libapache2-mod-php5 php5-cli php5-common php5-cgi
    Tudo bem. Nosso servidor já está até funcionando. Agora, vamos iniciar o Apache:
    Código:
    /etc/init.d/apache2 start
    Abra seu navegador e abra Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... e veja a página padrão do Apache, escrito ''It works!''. Vamos parar o Apache:
    Código:
    /etc/init.d/apache2 stop
    Para habilitar módulos no Apache, logue-se como superusuário e faça:
    Código:
    a2enmod
    Irá aparecer um assistente via linha de comando perguntando o nome do módulo que você quer habilitar. Digite, por exemplo, RewriteModule.
    Para desabilitar módulos no Apache, faça:
    Código:
    a2dismod
    Irá aparecer um assistente via linha de comando perguntando o nome do módulo que você quer desabilitar. Digite, por exemplo, RewriteModule.
    Lembre-se que após habilitar/desabilitar módulos no Apache, você deve reiniciá-lo para que as modificações façam efeito. Para isso, rode:
    Código:
    /etc/init.d/apache2 restart
    A última palavra em si deste comando não é lá muito interessante, mas o comando é esse, fazer o que...
    Agora, vamos instalar o nosso servidor SQL predileto: MySQL.
    Código:
    apt-get -y install mysql-common mysql-server mysql-server-5.0
    E definir uma senha para o root:
    Código:
    mysqladmin -u root -p password senha-aqui
    Vamos criar um novo usuário:
    Código:
    mysql -u root -p
    (DIGITE SUA SENHA DE ROOT DO MySQL)
    create user 'Usuario'@localhost identified by 'Senha';
    Vamos agora instalar o PHPMyAdmin.
    Código:
    apt-get install phpmyadmin
    Se você, como eu, não gosta muito deste utilitário, recomendo o Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar..., que é um SQL Manager como o PMA, porém, com um único arquivo (e ainda assim suporta temas) e possui suporte à conexão remota, além de poder também conectar-se a diferentes tipos de SQL Servers. Ainda não precisa ser instalado, só baixar e colocar no servidor. Útil também para colocar no servidor que você ownou ontem para se conectar no que você pegou a senha hoje, sem ser detectado.
    Vamos agora instalar o Adodb, uma livraria que permite que você acesse o MySQL por meio do PHP e do Python. Sem esta, não é possível nem utilizar o PHPMyAdmin/Adminer ou acessar o banco de dados por seu script PHP.
    Código:
    apt-get install libphp-adodb
    Vamos reiniciar o Apache para aplicar todas as modificações que fizemos.
    Código:
    /etc/init.d/apache2 restart
    E pronto. O diretório WWW, que é acessado pelo navegador quando é apontado para LocalHost, está em Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar....
    Caso você utilize o Debian Lenny, o comando abaixo faz o que fizemos aqui.
    Código:
    aptitude install apache2 apache2.2-common apache2-mpm-prefork apache2-utils libexpat1 ssl-cert
    aptitude install libapache2-mod-php5 php5 php5-common php5-curl php5-dev php5-gd php5-imagick php5-mcrypt php5-memcache php5-mhash php5-mysql php5-pspell php5-snmp php5-sqlite php5-xmlrpc php5
    Agora, se ainda não o fez, que tal estudar Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... e Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...?

    Se voce faz
    Código:
    apt-get install libphp-adodb
    E ocorre um erro, tente:
    Código:
    apt-get install php5-adodb
    Se mesmo assim o erro ocorre, tente:
    Código:
    apt-get update
    apt-get upgrade
    E em seguida tente novamente.
    Last edited by Lord Beni-Aretz; 24-07-2011, 21:00.
    Este material pode ser compartilhado, desde que os devidos créditos sejam dados.



    Notify-list · Twitter · Blog

    Nova lei: Invadir computadores protegidos é crime.
    Lógica: Se eu invadi, não é protegido. Logo, não é crime :-)
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Cara esse tópico é Excelente eu como estudante de programação vou testar ai a instalação, se não me engano essa instalação é pra o LAMP.
    valeu. continua assim broder que ta 10.
    Não Acha Estranha Essa Frase:
    Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

    Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


    Fã ->Nickguitar.dll


    Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
    Então click na imagem e ajude-nos com os links off

    Comment


    • Font Size
      #3
      Ops... Percebi um erro meu.
      Os que já usaram (ou usam) Linux e trabalham com PHP
      O que eu quis dizer foi:
      Os que já usaram (ou usam) Windows e trabalham com PHP
      Errar é normal, né? kk
      Este material pode ser compartilhado, desde que os devidos créditos sejam dados.



      Notify-list · Twitter · Blog

      Nova lei: Invadir computadores protegidos é crime.
      Lógica: Se eu invadi, não é protegido. Logo, não é crime :-)

      Comment

      X
      Working...
      X