Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Computação forenses!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Dúvida Computação forenses!

    Primeiramente bom feriado a todos!

    Galera seguinte desde que eu tinha meus 15 anos eu sempre sonhei em ser perito criminal, fiquei ainda mais animado quando vi que órgãos como civil, federal tinham a área de T.I, porém queria saber. Quando se fala em perícia criminal de T.i falamos diretamente sobre computação forenses sendo a base de tudo em perícia (na área de T.i) ?
    Pretendo assim que acabar meu curso de analise e desenvolvimento de sistemas tentar um concurso na área. Porém quais os órgãos e os tipos de trabalho que englobam computação forenses ? Vou começar a ler os materiais aqui do fórum.
    Outra dúvida, o assunto de computação forenses é extremamente ligado a programação ? Ou não é muito exigido nos casos como Polícia federal ? Desde já obrigado a todos!
    Similar Threads

  • Font Size
    #2
    Não sei se leu as matérias que devem ser estudadas para o concurso da PF, mas se observar atentamente verá que uma pessoa ligada a forense sabe de tudo um pouco: programação, exploits, linux, servidores windows, protocolos e redes em geral. Se você quer estudar sobre isso, te recomendo ver cada tópico que eles passaram para estudar:

    Código:
    1 Arquitetura de Computadores. 
    2 Representação de dados. 
    3 Conversão de base e aritmética computacional. 
    4 Componentes de um computador: Memória principal. Memória cache. Entrada e saída. Processador. 
    5 Arquitetura RISC e CISC. 
    6 Características dos principais processadores do mercado. 
    7 Sistemas deArquivos (características, metadados e organização física: Sistema de arquivos NTFS. Sistemas de arquivos FAT12. FAT16 e FAT32. Sistemas de arquivos EXT2, EXT3 e EXT4. Sistemas de arquivos de mídias óticas. 
    8 Técnicas de recuperação de arquivos apagados.
    9 RAID (tipos, características e aplicações). 
    10 Sistemas de Bancos de dados: Arquiteturas, modelos lógicos e representação física. Linguagem de consulta estruturada (SQL). Mecanismos de banco de dados relacionais. Arquitetura. Log de transação. Backup e restore. Segurança e auditoria. 
    11 Programação de computadores: Noções de linguagens procedurais. Noções de linguagens orientadas a objetos. Montadores, compiladores, ligadores e interpretadores. Estruturas de controle de fluxo de execução. Estruturas de dados. Estruturas de listas, filas, pilhas e árvores. Métodos de acesso, busca, inserção e ordenação. Complexidade de algoritmos. Desenvolvimento seguro de aplicações. 
    12 Engenharia reversa: Técnicas de descompilação de programas. Técnicas de compactação. de código executável. Análise de código malicioso. Ofuscação de código. 
    13 Redes de computadores: Técnicas básicas de comunicação. Técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células. Topologias de redes de computadores. Elementos de interconexão de redes de computadores. Modelo 051 e arquitetura TCP/IP. Protocolos de redes de computadores. Camada de aplicação (HTTP, SMTP, POP3, FTP, DNS). Camada de transporte (TCP UDP). Camada de rede (IPv4, IPv6). Camada de enlace (Ethernet, 802.11). Segurança de redes de computadores. Ataques a redes de computadores. Monitoramento e análise de tráfego de redes de firewall. Sistemas de detecção de intrusão (IDS). Redes privadas virtuais (VPN). Segurança de redes sem fio (EAP, WEP,
    WPA, WPA2). 
    14 Criptografia. Noções de Criptografia. Cifras simétricas. Cifras de fluxo (RC4). Cifras de bloco (DES, AES) de operação de cifras de bloco. Cifras assimétricas (RSA). Hashes criptográficos (MD-5, SHA-1). Certificação digital. Assinatura digital. Certificados digitais. Infraestrutura de chaves públicas. 
    15 Sistemas operacionais: Gerência de processos. Gerência de memória. Gerência de entrada e saída. Virtualização de plataformas. Computação em nuvem. Sistema operacional Windows. Características dos sistemas operacionais Windows (Server 2008, Server 2012, Windows 7 e Windows 8.1). Gerenciamento de usuários. Log de eventos
    do Windows. Registro do Windows. Sistema operacional GNU Linux. Características do sistema operacional GNU Linux. Gerenciamento de usuários. Logs de serviços: proxy, correio eletrônico, HTTP. Arquivos de configuração. Sistemas operacionais embarcados/móveis. Sistema operacional Android. Sistema operacional iOS. Sistema operacional Windows Phone.
    Entrando nessa área tem concursos para ABIN e PF

    Quer saber mais sobre os orgãos, entre nesse link do wikipédia: Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...

    Comment


    • Font Size
      #3
      O código que você me passou é referente a assuntos da prova ou do dia a dia do trabalho ? Obrigado

      Comment


      • Font Size
        #4
        Considere os dois: assuntos da prova e rotina de trabalho.

        Por exemplo:
        Para rastrear um malware em um programa e ver o que ele faz eu preciso ter um conhecimento básico sobre programação (Delphi, Pascal, C, VisualBasic e outros), camufladores de executáveis, engenharia reversa, etc.

        Claro que na rotina de trabalho usamos programas específicos e algumas técnicas. Mas nada poderia ser utilizado sem esse conhecimento prévio que te passei

        Comment

        X
        Working...
        X