Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Criar discos de BOOT do zero.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Criar discos de BOOT do zero.

    Olá galera, este é o meu primeiro post, e agradeço de coração se alguém puder me ajudar:

    Nas ultimas semanas venho pesquisando sobre o sistema de boot dos PCs, já baixei alguns programas e até um tutorial de como criar um "MINI SISTEMA OPERACIONAL"(esse sistema mostra a frase "Meu primeiro SO" na tela do PC quando o boot é dado num Disquete. Aí está o problema, meu PC não tem entrada para Disquete.
    Já ouvi falar que tem como fazer um disco de BOOT usando um pen-drive mas não consegui encontrar nada que me ajude. Outro dia baixei vários programas para criar um pen-drive de instalação do Windows XP. TOTAL PERCA DE TEMPO.

    Se alguém conhecer algum site que tenha um tutorial sobre criação de pen-drives bootaveis ou algo parecido, por favor poste o LINK. Pode ser em C++, Assembly ou Pascal.

    Valeu!!!
    Last edited by areax; 13-04-2011, 23:37.

  • Font Size
    #2
    Olá... estou interessado nesse assunto por alguns motivos que não vou descrever nem aqui nem agora ^^

    Mas o por que de estar escrevendo isso é simplesmente porquê gostaria de te dizer o que consegui resolver de um problema parecido...

    1- você deve ter criado o seu kernel e bootloader certo? Se Sim siga ao passo 2 / Se não... entao crie um(Se seu objetivo é fazer seu mini sistema iniciar por pendrive é claro...) ^^

    2- Eu conheço esse tutorial, e ele tem alguns problemas quanto a inicialização por pendrives que vou explicar depois...
    Enfim... você deve criar uma imagem .ISO com o loader e o kernel... sendo assim, você vai criar uma imagem para depois colocala em um pendrive bootavel(existem vários tutoriais pela internet de como fazer um) agora... sobre a ISO é um pouco mais complicado(gastei em torno de 2 horas para conseguir descobrir um meio viavel para faze-la... se corresponde as suas expectativas vamos prosseguir ao passo 3... caso contrário, não posso ajudá-lo :x


    3- Para transformar nossos dois arquivos(se você seguiu o tutorial que falou então são dois arquivos em bin...) em .bin em uma imagem ISO para poder prosseguir...

    Mas, como fazer isso?
    Primeiro você terá que baixar este programinha:
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar... e executa-lo.
    Você deveria baixar um arquivo da microsoft que pesa +/- 1 GB e meio para conseguir esse programa... então como eu baixei aqui e só depois descobri que só precisava desse executavel não vou fazer você passar por tudo o que eu passei...
    Voltando... assim que baixar, coloque o arquivo em "C:\Documments and Settings\Seu Usuario\" e seu loader em "C:\" e o kernel em "C:\kernel"(crie a pasta) e vá no menu iniciar/executar/cmd e podemos prosseguir ao passo 4.


    4- Agora vem a parte um tanto quanto complicada... criar a imagem iso... Com o CMD aberto, o diretório vai ser o padrão ou seja... documents and settings e usuario. Então você vai continuar com o código para criar a iso sendo este

    OSCDIMG.exe -n -b"C:\seuloader" "C:\kernel\" "C:\localdaiso\nomedaiso.iso"

    Então você configura de acordo com o que for necessário...
    Feito isso tecle [ENTER] e se não houve nenhum problema a ultima frase será "File Done"

    Vá até o local onde você mandou criar a ISO e aproveite...


    Como nem tudo são flores... eu fiquei com um problema ao transformar em iso... lembra que falei sobre o problema do tutorial com pendrives e isos? Pois então vou explicar...

    Segundo o tutorial, as coordenadas que o loader passa para o computador acessar são o setor onde se encontra o kernel... porém, esses setores são utilizados em disquetes, sendo assim o loader não reconhece o kernel na iso... Estou tentando resolver esse problema analizando alguns loaders de outros SO's criados em asm... como mikeos, menuetOS, kolibriOS e etc... Enquanto não resolvo isso tente você também... pois como eu mesmo descobri, assembly é uma linguagem que envolve mais raciocínio do que códigos...

    Caso aconteça algum problema durante os 4 processos poste aqui que tentaremos juntos concertá-lo ^^

    Um forte abraço de xosmaker

    Comment


    • Font Size
      #3
      Valeu xosmaker, Vou fazer aqui...

      Abraço...

      Comment

      X
      Working...
      X