Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O phishing e uma análise forense

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Matéria O phishing e uma análise forense

    Neste artigo nós veremos um exemplo de tentativa de phishing em um e-mail que eu mesmo mandei para mim, mas em nome do banco. Conteúdo principal: enviar um e-mail em nome de outra pessoa, chegarmos até o IP de quem enviou e considerações.
    Por: André Rosa

    Introdução
    Neste artigo vamos elaborar uma análise forense sobre o phishing, a tentativa de roubo de dados via e-mail, o que é muito comum hoje em dia.

    Recebemos e-mails em nome de bancos e outras instituições e sempre tem alguém que cai no golpe, seja baixando os programas anexados, enviando dados pessoais, senhas etc.

    Vamos identificar o IP de quem nos enviou o e-mail ou spam nos servidores do UOL, Yahoo e Bol. É sempre bem parecido, não existe segredo nem dificuldade nenhuma em fazer isto.

    Antes de prosseguir no artigo, peço que vocês façam a leitura dos textos abaixo para um melhor entendimento do assunto. Quem já sabe o que é computação forense e toda definição derivada pode continuar sem a leitura se quiser.

    Textos:

    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...


    Vamos a pratica...

    Enviando e localizando os e-mails
    Vamos ver um exemplo de e-mail falso que foi enviado de "Infoemail@bradesco.com.br":


    Você deve estar se perguntando, como alguém consegue criar um e-mail @bradesco se eles não tem autorização e o Bradesco não disponibiliza isso para qualquer um?

    Simples! Eles não criam o e-mail, uma forma de fazer isto é por um formulário PHP. por exemplo um sisteminha de contato de um site, com os campos nome, e-mail e mensagem. Muitas das vezes eles estão configurados para receber do e-mail em que a pessoa preencheu.

    Ex.:

    Nome: João da Silva
    E-mail: joaosilva@mail.com
    Mensagem: Olá?

    Ok, quando vou verificar meu e-mail, terei os dados:

    "João da Silva" <joaosilva@mail.com>
    Data: Seg, Dezembro 28, 2009 6:09 pm
    Para: meu@email.com
    Prioridade: Normal


    Viram só, mas aí é que tá. Quem garante que é o João da Silva? Tanto é que eles não pedem para você enviar a senha por e-mail, sempre dão um link que levam até um programa (que possivelmente rouba senhas e/ou invade a máquina). Ainda bem que usamos Linux, não é?! Pinguim adora esses bichinhos!

    Vamos a melhor parte, chegando até o IP de quem lhe enviou o e-mail.

    Localizando a origem
    Como vocês viram na última imagem, temos a opção "Ver cabeçalho completo " logo abaixo de "Prioridade" (isso é, nos e-mails do UOL).

    Clicando ali vai exibir o cabeçalho completo, com várias informações sobre o e-mail recebido. no Yahoo não é tão diferente!

    Você deve clicar em "Cabeçalhos completos", que fica lá em baixo, ao lado de "Selecionar a codificação da mensagem".

    Vamos ver o cabeçalho completo de outro spam que eu recebi no meu e-mail na Yahoo:


    Lá eu selecionei o IP de quem enviou para vocês verem. Viram como é fácil?!

    No Bol que é um pouco diferente, é só ir em "mais ações", lá em baixo, ao lado de "spam" vão abrir varias opções, clique em "ver o código".

    É claro que quem lhe enviou o e-mail pode estar usando um proxy público ou qualquer outro tipo, mas está aí uma forma de chegar até a origem do spam.

    Considerações finais
    Bom, só para encerrar, vamos esclarecer algumas dúvidas...

    Bancos não enviam e-mails, muito menos pedindo para baixar programas.

    Recebeu um e-mail solicitando algum tipo de informação? Procure se informar contatando quem lhe enviou o e-mail, não dê suas informações de bandeja para ninguém, ainda mais pela internet.

    Procure manter um antispam.

    Se possível use o SPF, uma tecnologia para combater a falsificação de endereços de retorno dos emails, ou melhor dizendo uma política.

    Mais informações sobre o SPF em:

    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
    Last edited by V3nom; 20-02-2013, 12:46.

  • Font Size
    #2
    mto bom , to recebendo mta tentativa de phishing atualmente

    Comment

    X
    Working...
    X