Unconfigured Ad Widget

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque o Linux ainda é pouco utilizado por usuários não-técnicos?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Font Size
    #1

    Porque o Linux ainda é pouco utilizado por usuários não-técnicos?

    No mundo Linux você é livre! Empresas e instituições de ensino já perceberam tal benefício! Administradores de rede, técnicos de informáticas e outros profissionais que interagem nesse universo diariamente, com certeza, conhecem a real necessidade em se aprender a usar o sistema Linux no mercado de trabalho! Mas porquê o "usuário comum" (não-técnico) não se deu conta dessa necessidade?




    Habitualmente acostumados a usar as ferramentas do Sistema Operacional Windows, os usuários que não trabalham na aŕea de informática, se limitam a recorrer a opções fraudulentas para executar seus softwares prediletos! Pela sua, incontestável, facilidade em instalar plugins, programas; o Windows tornou-se o sistema operacional mais usado do mundo!




    Abrir mão dessas facilidades é sempre muito complicado! Mas será que o único motivo, pelo qual existem vários usuários que não usam alguma distribuição Linux, é porque o Windows é mais fácil de usar?! Sinceramente, eu já consegui que muitas pessoas que não largavam seu sistema Windows por nada; a passar a conhecer esse outro lado: experimentar o sistema Linux! Devido a isso, acredito fortemente que o desconhecimento ou até mesmo a maneira como é interpretado, o Linux fica como uma opção remota para um uso pessoal!

    Quem nunca encontrou alguém que só sabe falar mau do Linux? A linha de comando é muito difícil... instalar programas é mais ainda... e você não conseguirá fazer nada que queira fazer... entre outras incoerências. Na internet é mais difícil encontrar um material simples e fácil de ser compreendido por um usuário não-técnico! Unindo tudo isso, posso afirmar que é a principal causa para tal estatística é a abordagem imposta sobre o sistema Linux: sistema para técnicos de informática, aparência antiga e desatualizada, poucos recursos, entre outras imposições!

    Tenha uma nova visão dos sistemas Linux; que se permita conhecer novas ferramentas!

    Data:28 de fevereiro de 2011

    Fonte:
    Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...





  • Font Size
    #2
    É bem como você diz ... MUITO COMPLICADO..
    Eu mesmo para tentar mudar apenas o visual do iniciar do Ubuntu, que estou querendo para facilitar para achar os programas não consigo e ainda pra ajuda de vez enquanto minha maquina trava, fica lento (tudo bem meu pc é velho) Mas pq com Win7 isso não acontece ?
    Acho que isso é uma das coisa que muitas pessoas tem dificuldades e não migram pro linux..

    Ah se puder me ajuda com o meu problema, grato.

    FalcoOMxD


    "stay hungry stay foolish" - Um perfeito círculo virtuoso, talvez utópico, mas alcançável.
    Steve Jobs

    Comment


    • Font Size
      #3
      Acho que vai mais da fama.
      Por trás do Windows há uma empresa comercial, investindo altos valores para que o sistema se torne ainda mais famoso. Há milhares de funcionários que fazem isso acontecer.
      Agora, por trás do Linux, há apenas os próprios usuários.
      No tocante à estética, é importante saber que não existe apenas aquela interface "antiga e desatualizada", que acredito que seja Gnome. Eu também não gosto da Gnome. Prefiro o KDE, com belos efeitos de transparência similares aos do Windows 7, porém exigindo muito pouco do sistema.
      Quando usei Win7 dificilmente usufruía dos "belos efeitos visuais". Agora, com Linux, uso todos esses recursos sem travamentos.
      É tudo marketting. Eles colocam belíssimos computadores, com bom hardware com o Windows 7 instalado lá em suas mais belas telas. Quando você vai usar no seu computador branco e enferrujado com monitor de tubo, vai ver que não é bem assim.
      Agora, não concordei quando você disse que o Linux possui "poucos recursos". Os usuários de Linux estão aí para provar completamente o contrário.
      Quanto à instalação de programas, vou provar agora que no Windows não basta apenas "Próximo > Próximo > Finalizar" (fato este que implica na má segurança do sistema), quer ver? Como você vai abrir um instalador de um programa sem tê-lo? Será necessário procurar por ele em diversos websites. Já, no Linux, você tem o Synaptic. Nele, você só precisa marcar os programas desejados e clicar em "Aplicar". O próprio Synaptic se encarrega de baixar os pacotes e instalá-los. Claro que vão ter alguns programas que será necessário um conhecimento a mais, mas a grande maioria (ou até mesmo todos) estes programas são para aqueles que já possuem um conhecimento a mais.
      Se eu ensino uma pessoa que nunca usou um computador a instalar programas no Linux, e ela passa anos com isso, ela irá achar estranho a instalação de softwares no Windows.
      Linux não é complicado, é diferente. E eu sei muito bem o nome do ato de não querer coisas diferentes para não ter que aprender.
      Instalação de drivers... Aqui no fórum postei um tópico sobre como eu instalei minha impressora e meu modem 3G no Linux, contradizendo o fabricante, que jurou que só funcionaria no Windows e no Mac: simplesmente conectei. Não precisei instalar driver ou programa nenhum.
      Need for Speed hahaha. Rodo NFS Underground 2 no Wine, sem lags. O engraçado é que no próprio Windows, ambiente nativo dele, eu não conseguia jogar.
      O problema é que um camaradinha experimenta o Linux e, no primeiro dia, nota que tudo é diferente, e já vai julgando: "É horrível". Chega para um outro, que por acaso estava se interessando no Linux, e tira toda a esperança dele. "Não usa não, é horrível". Aí, esta pessoa, que mesmo sem nunca ter testado o Linux, já acredita que "é horrível" só porquê um camaradinha disse, repassa para um outro: "É horrível!".
      Não é impossível achar quem fale mal do Windows. Eu sou um exemplo . E, na verdade, não foi porquê conheci o Linux. Vou aproveitar para contar como foi meu primeiro contato com Linux:
      Este computador que eu estou atualmente veio com Ubuntu e interface Gnome (na minha opinião, a pior mistura para quem quer iniciar no Linux). Eu, cheio de esperanças, encorajei a todos os amigos: "não pega vírus".
      Mas, por um erro na instalação, nenhum programa abria. Além disso, a sources.list não estava configurada. Além do mais, eu ainda estava aprendendo Delphi. E ainda não gostei da aparência. Isto me fez defender o Windows e "odiar" o Linux por cerca de 1 ano quando, na escola, vi o Linux Educacional (Debian 2 ou 3 com KDE). Mesmo sendo muito desatualizado, achei tudo fantástico, mas nada que me fizesse preferir o Linux ao Windows.
      Então, ainda no Windows, resolvi criar um gerenciador de e-mails ao estilo Outlook Express. Nesta mesma época, meus irmãos adoravam um joguinho e, mesmo com o Kaspersky rodando, eu tinha que formatar todo mês. Por ironia do destino, todos os arquivos do código fonte do meu incompleto gerenciador de e-mails zeraram seu conteúdo. Até hoje não sei o porquê. Meu pai, nesta época, trabalhava como escritor. Todos os seus arquivos também zeraram. Perdemos muito trabalho. Desde então, "virou algo pessoal".
      Comentei com um amigo na escola e ele me apresentou o Linux, em versão Debian 6. A princípio, ainda não gostei. Interface azulada, não doía as vistas como no alaranjado do Ubuntu, mas ainda era Win95-Like. Foi então que aprendi a selecionar outra interface na instalação e vi a KDE.
      Era de madrugada, eu havia terminado de formatar. Quando vi aquela linda interface, com suporte à Widgets, acordei todos os meus irmãos. Eles, gamers, amaram.
      Aí pensei: "Ainda vou precisar instalar todos os programas e drivers." Quando dei uma olhada no menu principal, com tudo o que o usuário precisa, vi que saía muito mais em conta usar o Linux. Eu, que havia usado Windows desde meu primeiro computador, aos 6 anos (já usei 95, 98, ME, Server Family (testando), XP, Vista e 7), mudando de opinião de uma hora para a outra.
      São necessários 256 MB para rodar WinXP e 1 GB, se não me engano, para rodar Win7. No caso do Debian, são necessários 56 MB, mesmo com todos os efeitos. Meu computador, de 1 GB, canta alegre agora.
      Vai do costume da pessoa. Instalei o Linux no computador de um cliente que, como é normal para Windows, possuía diversos malwares em seu computador. Fiz do jeito que me foi apresentado: Debian 6 Squeeze com KDE. Um dos filhos fez aqueles cursos de informática de esquina, que endeusava o Windows. Imediatamente, e misteriosamente, surgiram problemas de lentidão na internet e o teclado, às vezes, travava. Foram muitos os problemas até que eu instalei o Windows de volta. O problema de lentidão na internet e do teclado continua, mas porquê não vêm nenhuma reclamação agora?
      "Ah, que vai ser difícil acostumar com o Linux". Certamente que haverá uma mudança, mas não será tão difícil quanto você pensa. Aliás, talvez você não se lembre, mas também foi difícil acostumar com o Windows, não é? Lembra de quando você rabiscou todo o desenho no Paint, chamou sua mãe, também iniciante em Windows, ela brigou com você e ficou apagando cada linha sua, com a borracha, antes de fechar a janela (aconteceu comigo)? E dos conceitos falsos, igual ao que "disquete sujo dá vírus"? E quando seu computador começou a dar a tela azul da morte e você não sabia o que estava acontecendo?
      Linux é para aqueles que aceitam novos desafios. Se você ainda tem dúvidas sobre o Linux, só tem uma maneira de esclarecê-las, não é? Pode ir sem medo, é gratuito e tem link direto . Apenas usuários registrados e ativados podem ver os links., Clique aqui para se cadastrar...
      Domingo mesmo vou instalar o Linux no computador de um amigo meu, que se apaixonou pelo KDE e pela velocidade quando viu o meu computador. Faz tempos que meu computador não leva as porradas comuns ao Windows. Infelizmente, me custou uma placa-mãe nova para perceber que o culpado era o Windows, e não o gabinete :S .
      Uma vez minha mãe me disse: "Linux é tão difícil que até precisa de curso pra aprender a mexer nele". Realmente, há bons cursos de Linux, mas me diz uma coisa: A maioria dos "cursos de informática" que você vê por aí são para Windows ou para Linux? Quem precisa de mais curso?
      Infelizmente, não tenho mais a fonte, pois isso já faz tempo (antes do lançamento do Windows 7), mas vou contar o que me lembro de um fato no mínimo curioso, que ocorreu, se não me falha a memória, em algum país da Europa: Um grupo de usuários de Linux, disfarçados de agentes da Microsoft, deixaram um computador com uma distribuição do Linux (que não me lembro qual foi) e interface KDE. Ali diziam que é o Windows 7 em fase de testes. Foram convidando civis para testarem o "Windows 7" e a maioria das opiniões foram similares a "bom". Um outro ainda completou: "eu usaria".
      Sobre meus clientes usuários de Windows, penso o seguinte: O problema é deles. Quem vai voltar aqui mês que vêm e pagar mais por uma nova formatação é eles, e não eu.
      A maioria dos "técnicos em formatação", quando o cliente vem perguntar que diabos é esse de Linúx (com tônica no U), geralmente fala mal dele. Alguns porquê realmente não tiveram bons resultados com eles, ninguém é obrigado a gostar do Linux. Outra parcela afirma isso porquê um Fulano qualquer disse isso a ele. Tem outros ainda, e eu conheço vários desses, que não querem instalar o Linux para seus clientes, para não perder clientela, já que dificilmente o cliente vai pedir uma nova formatação por causa de vírus.
      Geralmente digo isso para Windows-boys: "Se você gosta tanto do Windows, porquê não compra ele?"
      Este material pode ser compartilhado, desde que os devidos créditos sejam dados.



      Notify-list · Twitter · Blog

      Nova lei: Invadir computadores protegidos é crime.
      Lógica: Se eu invadi, não é protegido. Logo, não é crime :-)

      Comment


      • Font Size
        #4
        Quando alguém falar merd*
        eu mando um link tipo esse

        [ame]http://www.youtube.com/watch?v=TK3IFXq3Sz8&feature=fvsr[/ame]
        Não Acha Estranha Essa Frase:
        Eu Sou Hacker e Uso Windows XP!

        Use Débian, Aprenda Slackware e Brinque Muito Com Back|Track


        Fã ->Nickguitar.dll


        Quer ajudar nossso fórum e não sabe como?
        Então click na imagem e ajude-nos com os links off

        Comment


        • Font Size
          #5
          Postado Originalmente por FalcoOMxD Ver Post
          É bem como você diz ... MUITO COMPLICADO..
          Eu mesmo para tentar mudar apenas o visual do iniciar do Ubuntu, que estou querendo para facilitar para achar os programas não consigo e ainda pra ajuda de vez enquanto minha maquina trava, fica lento (tudo bem meu pc é velho) Mas pq com Win7 isso não acontece ?
          Acho que isso é uma das coisa que muitas pessoas tem dificuldades e não migram pro linux..

          Ah se puder me ajuda com o meu problema, grato.

          FalcoOMxD

          uma dica simples pra vc que é iniciante no linux como eu tbm sou
          tive esse problema mais resolvi logo usa os painel e coloca todos
          os programas q vc quer ali no painel dependendo de quantos
          programas vc tem usa ate 3 ou 4 painel tudo fica facil quando vc pesquisa e vai atras do seu objetivos e con segue se vc nao sabe o q é um painel aqui ta uma foto deles
          sigpic

          Comment


          • Font Size
            #6
            não utilizo pois a maioria dos programas que uso no trabalho somente existe pra windows...
            se o linux tivesse mais suportes de empresas de software ficaria mais facil..
            mas como todos sabem existe uma marfia ne kk

            Comment


            • Font Size
              #7
              Acho que esse preconceito vem de duas coisas: legado e hipsterismo

              Legado pois a visão geral que as pessoas tem do linux é: é difícil, é complicado, é feio, não tem programas e ninguém conhece. Conheci o Linux em meados de 2006, com o Kurumin em uma escola de informática. Aquela velha história: tem para falar que tem, mas nunca usaremos em sala e nunca estimularemos o uso. Desde então só via pessoas reclamando dele, que não dava pra fazer nada e principalmente que era difícil. No fim de 2009 resolvi instalar o Ubuntu 9.10 na minha máquina e realmente vi uma coisa totalmente diferente do que já tinham me falado, um sistema rápido e leve(usava Windows XP em um AMD Semprom 2600+, 512Mb de RAM e 80Gb de HD), além de um visual muito bonito. Comecei a baixar programa na central de programas, fuçar mais e sempre me perguntando "Esse é o linux dificil que todo mundo falava?" conforme foi passando o tempo fui me aperfeiçoando no uso do Terminal, até trocar de distribuição (atualmente estou com o Debian Testing Wheezy). E nisso toda vez que existe uma conversa de Sistemas Operacionais e perguntam que Windows eu uso, falo com orgulho que uso Linux e sempre tem um que fala "Para, é muito ruim" e eu vejo que mesmo sem conhecer, a pessoa ja tem uma idéia pré-fabricada sobre o sistema. Além da clássica: "Não tem os programas que eu gosto", que nem me dou o trabalho de comentar de tão manjada que é.

              Depois vem o hipsterismo. Por que eu chamo assim? São aquelas pessoas que criam uma tendência e querem exclusividade, o que acontece muito no mundo linux. Já vi cenas assim "Ah cara, que legal, você usa Linux, empresta um CD pra eu instalar no meu PC" e a pessoa responder "Ah não cara, deixa quieto, é muito difícil pra você". Esse fator de exclusividade, querer ser "o diferente" prejudica e MUITO a divulgação boca a boca do Linux e fica aquele estereótipo que é só para programadores.

              Na minha visão esses são os principais problemas que temos na divulgação do sistema Linux, temos n problemas e com o tempo as barreiras vão caindo, mas o importante é sempre manter a causa e divulgar as facilidade e inovações.
              .
              "Quis custodiet ipsos custodes?" - Juvenal

              Debian Testing Wheezy

              Interesses: Penetration Test e Exploits

              Comment


              • Font Size
                #8
                simples, usuarios finais procuram conhecer sempre um SO pago pois ouvem falar do mesmo, assim como mais da metade dos internautas usam o pc para acessar msn e jogar, mais de 80% dos grandes jogos criados até hj são para windows, sendo necessario um emulador no linux, é claro que o Gamer vai achar muito trabalhoso , entao irá , como sempre, achar outros sistemas , alem do que ele usa, mais complicado de usar'

                Comment


                • Font Size
                  #9
                  0KaL, concordo com tudo que você disse, mais mesmo assim, o Gnome 3 tá bem melhor agora, bonito como o KDE.
                  [/CENTER]

                  Comment


                  • Font Size
                    #10
                    70% Das pessoas que tem computadores,só gostam de jogar ?Deve ser essa a razão de usar windows,quem gosta de joga procura o s.o mais facil e compativel com seus jogos W XP e W7.Mesmo que linux tem emulador a,os jogos atualmente precisam de muitos mais recursos para games que o linux não consegue oferecer,alem de tudo mais ja ta dificil achar jogo bom da atualidade que serve em Linux e como todos que gostam de games,procuram saber mais sobres os jogos atuais....\:

                    Linux é mais rapido,mais estavel e não trava ...

                    Mas pro outros oque vale é a diversão.Com linux geralmente você não tem tanto lazeres a fazer(jogos blalbla).

                    Eu usava Linux,hoje em dia só to usando pra servidor mesmo,não é por desprezo,é que eu cancei de ficar me focando só em estudos.E tambem tem oque o carinha disse lá sobre algums usuarios linux.

                    "Nossa em linux é rapido"
                    Ae o usuario fala:

                    "A mas ele é muito dificil de mecher cara,se eu fosse tu nem instalava"

                    Ja vi isso acontencer varias vezes aqui no forum,mas com outras palavras.

                    Ae oque eu digo?Se quizer usar Linux usa,é dificil? É ,mas se você não usar você nunca vai aprender.

                    Não precisa levar oque eu disse a sério,só foi minha opnião pelo respeito do que a maioria usa windows.
                    leia O político honesto não pode ser encontrado

                    O político que você estava procurando não pode ser encontrado ou não existe!
                    É uma lenda, trocou de nome ou está eternamente fora do ar.

                    Por favor tente o seguinte:

                    Verifique se você está mesmo votando na pessoa certa.
                    Aguarde algumas décadas para uma renovação.
                    Não adianta clicar no botão Voltar e tentar outro.

                    HTTP Error 404 - Político honesto não encontrado.
                    Internet Information Services (IIS)

                    Comment


                    • Font Size
                      #11
                      é hoje em dia acho que as pessoas já podem usar linux tranquilamente, é fácil como o windows.

                      Comment


                      • Font Size
                        #12
                        Tipo... Achei bem estranho você ter um PC que rode Win7 mas que não roda Ubuntu... Já tentou atualizar a placa de vídeo?

                        Enfim... Na moral? A minha opinião é que o Windows é muito bom, assim como qualquer dist. do Linux. Uso os dois, faço tudo que eu quero em um e no outro... Mas... Tenho muito mais liberdade usando o Ubuntu. PORÉM tenho mais facilidade em usar o Win7.

                        Comment


                        • Font Size
                          #13
                          Uso o Windows principalmente por causa dos softwares que preciso (trabalho e faculdade).
                          Tentei rodar o pacote Adobe usando Wine, mas não rolou...ficou muito lento.

                          Para mim, o motivo do Linux ser ainda pouco usado é essa falta de suporte a alguns softwares. Para a gente até é de boa caçar uma maneira de fazer rodar, até gostamos do desafio....mas usuário comum do dia a dia não quer saber disso. Quer chegar, ligar a máquina e fazer o que quer fazer sem ter trabalho algum. E devido ao mercado dominado, o Windows pode oferecer.

                          Comment


                          • Font Size
                            #14
                            As empresas de Software deveriam abrir os olhos para esse S.O que é o Linux.
                            Se todos soubessem quem somos, talvez não diriam quem deveríamos ser.

                            Gostou de mim e quer fazer contato.
                            MSN : Yan_silva-zinho@hotmail.com

                            Comment


                            • Font Size
                              #15
                              0KaL, concordo com tudo que você disse, mais mesmo assim, o Gnome 3 tá bem melhor agora, bonito como o KDE.
                              Ainda desconhecia essa terceira versão do Gnome. Quando puder, vou fazer o teste .

                              Tentei rodar o pacote Adobe usando Wine, mas não rolou...ficou muito lento.
                              Estranho... Que versão de Wine você usava?
                              Aqui rodo Adobe Dreamweaver, Fireworks, Photoshop, Ultra e Premiere no Wine. No Windows, esses dois últimos, como trabalham com vídeos, viviam travando. Coisa que não ocorre no Wine.

                              usuário comum do dia a dia não quer saber disso. Quer chegar, ligar a máquina e fazer o que quer fazer sem ter trabalho algum.
                              Mas ninguém nasceu sabendo usar Windows, né? Todos tiveram que aprender, a maioria na década de 90.
                              Postado Originalmente por mim, em meu post anterior
                              E eu sei muito bem o nome do ato de não querer coisas diferentes para não ter que aprender.
                              Este material pode ser compartilhado, desde que os devidos créditos sejam dados.



                              Notify-list · Twitter · Blog

                              Nova lei: Invadir computadores protegidos é crime.
                              Lógica: Se eu invadi, não é protegido. Logo, não é crime :-)

                              Comment

                              X
                              Working...
                              X